Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Telitromicina
Vídeo: Telitromicina

Contente

A telitromicina não está mais disponível nos EUA. Se você estiver usando telitromicina no momento, deve ligar para seu médico para discutir a mudança para outro tratamento.

A telitromicina pode causar o agravamento dos sintomas, incluindo problemas respiratórios, quando tomada por pessoas com miastenia gravis (uma doença que causa fraqueza muscular). Esses problemas respiratórios podem ser graves ou fatais e podem causar a morte. Informe o seu médico se você tem miastenia gravis. Você não deve tomar telitromicina se tiver essa condição.

Seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com telitromicina e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

A telitromicina é usada para tratar certos tipos de pneumonia (uma infecção dos pulmões) causada por bactérias. A telitromicina está em uma classe de medicamentos chamados antibióticos cetólidos. Ele age matando bactérias.


Antibióticos como a telitromicina não funcionam para resfriados, gripes ou outras infecções virais. Tomar antibióticos quando não são necessários aumenta o risco de contrair uma infecção posterior que resiste ao tratamento com antibióticos.

A telitromicina é apresentada na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, uma vez ao dia, durante 7 a 10 dias. Para ajudá-lo a se lembrar de tomar telitromicina, tome-a aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome telitromicina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Engula os comprimidos inteiros; não divida, mastigue ou amasse.

Você deve começar a se sentir melhor no início do tratamento. Chame seu médico se sua condição não melhorar enquanto você estiver tomando telitromicina. Tome telitromicina até terminar a prescrição, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de tomar telitromicina muito cedo ou se você pular as doses de telitromicina, sua infecção pode não ser curada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar telitromicina,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a telitromicina, azitromicina (Zithromax), claritromicina (Biaxin), diritromicina (Dynabac, não mais disponível nos EUA), eritromicina (EES, E-Mycin, Erythrocin), troleandomicina (TAO, não mais disponíveis nos EUA), ou qualquer outro medicamento.
  • não tome telitromicina se estiver tomando cisaprida (Propulsid, não mais disponível nos EUA) ou pimozida (Orap).
  • informe o seu médico se você teve hepatite (inchaço do fígado) ou icterícia (amarelecimento da pele ou olhos) enquanto toma telitromicina ou azitromicina (Zithromax), claritromicina (Biaxin), diritromicina (Dynabac, não mais disponível nos EUA), eritromicina (EES, E-Mycin, Erythrocin) ou troleandomicina (TAO, não mais disponível nos EUA). O seu médico irá dizer-lhe para não tomar telitromicina.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin); antifúngicos como itraconazol (Sporanox) e cetoconazol (Nizoral); carbamazepina (Tegretol); medicamentos para baixar o colesterol, como atorvastatina (Lipitor, em Caduet), lovastatina (Altoprev, Mevacor, em Advicor) e sinvastatina (Zocor, em Vytorin); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); digoxina (Lanoxin); diuréticos ('pílulas de água'); medicamentos do tipo ergotina, como bromocriptina (Parlodel), cabergolina (Dostinex), diidroergotamina (DHE 45, Migranal), mesilatos ergolóides (Germinal, Hydergine), ergonovina (Ergotrate), ergotamina (Bellergal-S, Cafergot, Ergomar, Wigraine), metilergonovina (Methergine), metisergida (Sansert) e pergolida (Permax); medicamentos para batimento cardíaco irregular, incluindo amiodarona (Cordarone, Pacerone), dofetilide (Tikosyn), disopiramida (Norpace), procainamida (Procanbid), quinidina ou sotalol (Betapace); metoprolol (Lopressor, Toprol XL); midazolam (Versed); fenobarbital (Luminal, Solfoton); fenitoína (Dilantin); repaglinida (Prandin); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, Rimactane); sirolimus (Rapamune); tacrolimus (Prograf); e triazolam (Halcion). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • se estiver tomando teofilina (Theo-24, Theobid, Theo-Dur, outros), tome 1 hora antes ou depois da telitromicina.
  • informe o seu médico se você ou alguém de sua família tem ou teve um problema cardíaco que pode causar desmaios e batimento cardíaco lento ou irregular, ou doença cardíaca; ou se você tem níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue; ou doença renal ou hepática.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma telitromicina, chame seu médico.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar telitromicina.
  • você deve saber que a telitromicina pode causar tonturas ou desmaios. Se você sentir tonturas e tiver náuseas ou vômitos intensos, não dirija, não opere máquinas ou participe de atividades perigosas. Se você desmaiar, chame seu médico antes de tomar outra dose de telitromicina.
  • Você deve saber que os antibióticos, incluindo a telitromicina, podem causar uma infecção nos intestinos com sintomas de diarreia aquosa, diarreia que não passa ou fezes com sangue; dores de estômago; ou febre. Chame seu médico se você tiver esses sintomas. Esses sintomas podem ocorrer até dois meses após o término do tratamento.
  • você deve saber que a telitromicina pode causar danos ao fígado, que podem ser graves ou com risco de vida. Esta reação pode ocorrer a qualquer momento enquanto você estiver tomando telitromicina ou logo após terminar de tomar este medicamento. Pare de tomar telitromicina e chame seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas: cansaço, falta de energia, sangramento ou hematomas incomuns, perda de apetite, náuseas, coceira na pele, urina escura, fezes claras, amarelecimento da pele ou olhos, dor ou sensibilidade na parte superior direita do estômago, inchaço do abdômen ou sintomas semelhantes aos da gripe.
  • você deve saber que a telitromicina pode causar problemas de visão, incluindo visão turva, dificuldade de foco e visão dupla. Esses problemas geralmente acontecem após a primeira ou segunda dose e duram algumas horas. Para evitar esses problemas, evite mudanças rápidas ao olhar de coisas distantes para coisas próximas. Não dirija um carro, opere máquinas ou participe de atividades perigosas até saber como este medicamento o afeta. Se você tiver problemas de visão enquanto estiver tomando telitromicina, chame seu médico antes de tomar outra dose.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Nunca tome mais de uma dose de telitromicina em 24 horas. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A telitromicina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • náusea
  • vomitando
  • dor de cabeça
  • tontura

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, ou aqueles listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:

  • desmaio
  • batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado
  • urticária
  • irritação na pele
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão

A telitromicina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável. Se você ainda tiver sintomas de infecção após terminar a telitromicina, chame seu médico.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Ketek®
Última revisão - 15/05/2018

Publicações Populares

Erica Lugo, instrutora de "The Biggest Loser", sobre por que a recuperação do transtorno alimentar é uma batalha para a vida toda

Erica Lugo, instrutora de "The Biggest Loser", sobre por que a recuperação do transtorno alimentar é uma batalha para a vida toda

Erica Lugo go taria de e clarecer a coi a : ela não e tava ofrendo de eu di túrbio alimentar enquanto aparecia como treinadora em O maior perdedor em 2019. A treinadora de fitne e tava, no e...
Você conhece o seu QI de saúde?

Você conhece o seu QI de saúde?

Há uma nova maneira de de cobrir o quanto você é um gênio do bem-e tar ( em WebMD ao eu alcance): Hi.Q, um novo aplicativo gratuito di ponível para iPhone e iPad. Concentrando...