Autor: Joan Hall
Data De Criação: 27 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
IBS Meds, GI Anti-inflammatory, Pancreatic Enzymes - Pharmacology (Pharm) - GI System - @Level Up RN
Vídeo: IBS Meds, GI Anti-inflammatory, Pancreatic Enzymes - Pharmacology (Pharm) - GI System - @Level Up RN

Contente

As cápsulas de liberação retardada da pancrelipase (Creon, Pancreaze, Pertzye, Ultresa, Zenpep) são usadas para melhorar a digestão de alimentos em crianças e adultos que não têm enzimas pancreáticas suficientes (substâncias necessárias para quebrar os alimentos para que possam ser digeridos) porque eles têm uma condição que afeta o pâncreas (uma glândula que produz várias substâncias importantes, incluindo enzimas necessárias para digerir os alimentos), como a fibrose cística (uma doença inata que faz com que o corpo produza muco espesso e pegajoso que pode obstruir o pâncreas, os pulmões e outros partes do corpo), pancreatite crônica (inchaço do pâncreas que não desaparece) ou bloqueio nas passagens entre o pâncreas e o intestino. As cápsulas de liberação retardada da pancrelipase (Creon, Pancreaze, Zenpep) também são usadas para melhorar a digestão de alimentos em bebês que não têm enzimas pancreáticas suficientes (substâncias necessárias para quebrar os alimentos para que possam ser digeridos) porque têm fibrose cística ou outra condição que afeta o pâncreas. As cápsulas de liberação retardada Pancrelipase (Creon) também são usadas para melhorar a digestão em pessoas que foram submetidas a cirurgia para remover todo ou parte do pâncreas ou estômago. Os comprimidos de pancrelipase (Viokace) são usados ​​junto com outro medicamento (inibidor da bomba de prótons; IBP) para melhorar a digestão de alimentos em adultos com pancreatite crônica ou que foram submetidos a cirurgia para remover o pâncreas. A pancrelipase está em uma classe de medicamentos chamados enzimas. A pancrelipase atua no lugar das enzimas normalmente produzidas pelo pâncreas. Ele atua diminuindo os movimentos intestinais gordurosos e melhorando a nutrição, quebrando as gorduras, proteínas e amidos dos alimentos em substâncias menores que podem ser absorvidas pelo intestino.


O Pancrelipase é fornecido na forma de comprimido e uma cápsula de liberação retardada para administração oral. É tomado com bastante água em todas as refeições ou lanches, normalmente 5 a 6 vezes por dia. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome pancrelipase exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O Pancrelipase é vendido sob várias marcas diferentes e existem diferenças entre os produtos de marca. Não mude para uma marca diferente de pancrelipase sem falar com o seu médico.

Engula os comprimidos e as cápsulas de liberação retardada inteiros com bastante água; não divida, mastigue ou amasse. Não chupe os comprimidos ou cápsulas nem os segure na boca. Certifique-se de que nenhum comprimido é deixado na boca depois de engoli-lo.

Se você não conseguir engolir as cápsulas de liberação retardada inteiras, abra as cápsulas e misture o conteúdo com uma pequena quantidade de um alimento macio e ácido, como purê de maçã. Você pode misturar o conteúdo da cápsula com alguns outros alimentos. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações. Engula a mistura logo após misturá-la, sem mastigar ou esmagar o conteúdo da cápsula. Depois de engolir a mistura, beba um copo cheio de água ou suco imediatamente para enxaguar o medicamento.


Se você estiver dando as cápsulas de liberação retardada a um bebê, você pode abrir a cápsula, polvilhar o conteúdo em uma pequena quantidade de um alimento macio e ácido, como purê de maçã para bebês, bananas ou peras, e dar ao bebê imediatamente. Não misture o conteúdo da cápsula com fórmula ou leite materno. Você também pode borrifar o conteúdo diretamente na boca do bebê. Depois de dar pancrelipase ao bebê, dê bastante líquido para enxaguar o medicamento. Em seguida, olhe na boca do bebê para ter certeza de que ele engoliu todo o medicamento.

O conteúdo da cápsula de liberação retardada deve ser tomado logo após a abertura da cápsula. Não abra cápsulas ou prepare misturas de cápsulas e alimentos antes de estar pronto para usá-los. Descarte qualquer conteúdo de cápsula não utilizado ou pancrelipase e misturas de alimentos; não os guarde para uso futuro.

O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de medicamento e aumentará gradualmente a sua dose, dependendo da sua resposta ao tratamento e da quantidade de gordura na sua dieta. Certifique-se de dizer ao seu médico como você está se sentindo e se seus sintomas intestinais melhoram durante o tratamento. Não altere a dose do seu medicamento, a menos que o seu médico lhe diga que o deve fazer.


O seu médico irá dizer-lhe a quantidade máxima de pancrelipase que deve tomar num dia. Não tome mais do que esta quantidade de pancrelipase em um dia, mesmo se você comer mais do que seu número normal de refeições e lanches. Fale com o seu médico se estiver fazendo refeições e lanches adicionais.

Pancrelipase ajudará a melhorar sua digestão apenas enquanto você continuar a tomá-lo. Continue a tomar pancrelipase mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar pancrelipase sem falar com o seu médico.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com pancrelipase e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar pancrelipase,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a pancrelipase, qualquer outro medicamento, produtos derivados de carne de porco ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de pancrelipase ou cápsulas de liberação retardada. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicamentos para uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você já fez uma cirurgia no intestino ou um bloqueio, engrossamento ou cicatriz no intestino, e se você tem ou já teve diabetes, problemas com o açúcar no sangue, gota (ataques repentinos de dor nas articulações, inchaço e vermelhidão que ocorre quando há uma quantidade excessiva de uma substância chamada ácido úrico no sangue), níveis elevados de ácido úrico (uma substância que se forma quando o corpo decompõe certos alimentos) no sangue, câncer ou doença renal. Se for tomar pancrelipase comprimidos, informe também o seu médico se é intolerante à lactose (tem dificuldade em digerir produtos lácteos).
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando pancrelipase, ligue para o seu médico.
  • você deve saber que a pancrelipase é produzida a partir do pâncreas de porcos. Pode haver o risco de alguém que está tomando pancrelipase ser infectado por um vírus transmitido por porcos. No entanto, esse tipo de infecção nunca foi relatado.

Seu médico ou nutricionista irá prescrever uma dieta específica para suas necessidades nutricionais. Siga estas instruções cuidadosamente.

Pule a dose esquecida e tome a sua dose habitual na próxima refeição ou lanche. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Pancrelipase pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • tosse
  • dor de garganta
  • dor de pescoço
  • tontura
  • sangramento nasal
  • sentindo-se satisfeito depois de comer uma pequena quantidade
  • azia
  • Prisão de ventre
  • gás
  • irritação ao redor do ânus
  • boca ou língua ferida

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:

  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • rouquidão
  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • dor de estômago ou inchaço
  • dificuldade em evacuar
  • dor ou inchaço nas articulações, especialmente no dedão do pé

Pancrelipase pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Se o seu medicamento veio com um pacote dessecante (pequeno pacote que contém uma substância que absorve umidade para manter o medicamento seco), deixe o pacote no frasco, mas tome cuidado para não engoli-lo. Guarde este medicamento em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não refrigerar este medicamento.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • dor ou inchaço nas articulações, especialmente no dedão do pé
  • diarréia

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à pancrelipase.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Creon®
  • Pancreaze®
  • Pertzye®
  • Ultresa®
  • Viokace®
  • Zenpep®
  • Lipancreatina
Última revisão - 15/05/2016

Nosso Conselho

Sintomas de um ataque cardíaco

Sintomas de um ataque cardíaco

Aprenda a reconhecer um ataque cardíacoe você perguntar obre o intoma de um ataque cardíaco, a maioria da peoa pena em dor no peito. Na última década, no entanto, o cientita ...
O melhor guia de cores para descarga vaginal

O melhor guia de cores para descarga vaginal

Vamo er reai. Todo nó já tivemo aquele momento em que abaixamo a calça no banheiro, vimo uma cor diferente do normal e perguntamo: "Io é normal?" que geralmente é eg...