Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 21 Julho 2021
Data De Atualização: 9 Fevereiro 2025
Anonim
BOSENTAN AND ITS EFFECT ON ENDOTHELIN
Vídeo: BOSENTAN AND ITS EFFECT ON ENDOTHELIN

Contente

Para pacientes masculinos e femininos:

Bosentan pode causar danos ao fígado. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática. O seu médico pedirá uma análise ao sangue para se certificar de que o seu fígado está a funcionar normalmente antes de começar a tomar bosentano e todos os meses durante o seu tratamento. Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Bosentan pode danificar o fígado antes de causar sintomas. Exames de sangue regulares são a única maneira de detectar danos ao fígado antes que se tornem permanentes e graves. Se sentir algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico: náuseas, vómitos, febre, dor de estômago, amarelecimento da pele ou dos olhos ou cansaço extremo. O seu médico pode reduzir a sua dose ou interromper temporária ou permanentemente o seu tratamento com bosentano se sentir efeitos secundários ou tiver resultados laboratoriais anormais.

Para pacientes do sexo feminino:

Não tome bosentano se estiver grávida ou planeia engravidar. Bosentan pode prejudicar o feto. Se puder engravidar, terá de fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento, todos os meses durante o tratamento e durante 1 mês após o seu tratamento para mostrar que não está grávida. Seu médico pedirá os testes de gravidez para você. Você deve usar um método anticoncepcional confiável durante o tratamento e por 1 mês após o tratamento. Os anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, injeções, implantes e dispositivos intrauterinos) podem não funcionar bem quando usados ​​com bosentan e não devem ser usados ​​como seu único método anticoncepcional. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Na maioria dos casos, você deverá usar duas formas de controle de natalidade.


Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver relações sexuais desprotegidas, achar que seu controle de natalidade falhou, faltar um período menstrual ou pensar que pode estar grávida enquanto estiver tomando bosentan. Não espere até sua próxima consulta para discutir isso com seu médico.

Se você é um dos pais ou responsável por uma paciente que ainda não atingiu a puberdade, verifique seu filho regularmente para ver se ele está desenvolvendo quaisquer sinais de puberdade (botões dos seios, pelos pubianos) e informe o médico sobre quaisquer alterações.

Devido aos riscos de danos ao fígado e defeitos congênitos, bosentan está disponível apenas por meio de um programa restrito denominado Programa de Estratégia de Avaliação e Mitigação de Risco Tracleer (Tracleer REMS). Para receber bosentano, você e seu médico devem estar registrados no Tracleer REMS e seguir os requisitos do programa, como função hepática uma vez por mês e teste de gravidez. Seu médico irá inscrevê-lo no programa. Bosentan está disponível apenas em algumas farmácias registradas no Tracleer REMS. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre como obter a receita.


Você receberá a folha de informações do paciente do fabricante (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com bosentan e cada vez que você reabastecer a prescrição. Leia atentamente as informações todas as vezes e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode obter o Guia de Medicação no site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm.

Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar bosentano.

Bosentan é usado para tratar a hipertensão arterial pulmonar (HAP, pressão alta nos vasos que transportam sangue para os pulmões) em adultos e crianças com 3 anos de idade ou mais. Bosentan pode melhorar a capacidade de exercício e retardar a piora dos sintomas em pacientes com HAP. Bosentan está em uma classe de medicamentos chamados antagonistas do receptor da endotelina. Ele age interrompendo a ação da endotelina, uma substância natural que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos e impede o fluxo sanguíneo normal em pessoas com HAP.

Bosentan é apresentado na forma de comprimido e na forma de comprimido dispersível (comprimido que pode ser dissolvido em um líquido) para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Para o ajudar a lembrar de tomar bosentano, tome-o aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome bosentan exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Se você estiver tomando o comprimido dispersível, coloque-o em uma pequena quantidade de líquido antes de tomá-lo. Se o seu médico lhe disse para tomar meio comprimido, quebre o comprimido dispersível com cuidado na linha. Pegue a metade do comprimido conforme as instruções e coloque a outra metade de volta no blister aberto na embalagem. Use a outra metade do comprimido dentro de 7 dias. Não divida o comprimido dispersível em quartos.

O seu médico provavelmente irá iniciar com uma dose baixa de bosentano e aumentar a sua dose após 4 semanas.

Bosentan controla os sintomas da HAP, mas não a cura. Pode demorar 1 a 2 meses ou mais até sentir todos os benefícios do bosentano. Continue a tomar bosentano mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar bosentano sem falar com o seu médico. Se parar de tomar bosentano repentinamente, os seus sintomas podem piorar. O seu médico pode diminuir a sua dose gradualmente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar bosentan,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao bosentano, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de bosentano ou comprimidos dispersíveis.
  • não tome ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune) ou gliburida (DiaBeta, Glynase) enquanto estiver a tomar bosentano.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Nexterone, Pacerone); medicamentos para baixar o colesterol (estatinas), como atorvastatina (Lipitor, em Caduet), lovastatina (Altoprev) e sinvastatina (Flolopid, Zocor, em Vytorin); diltiazem (Cardizem, Cartia, Diltzac, outros); eritromicina (E.E.S., Eryc, PCE); fluconazol (Diflucan); gemfibrozil (Lopid); itraconazol (Onmel, Sporanox); cetoconazol; rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifater, Rifamate); ritonavir (Norvir, em Kaletra, Viekira Pak, Technivie); voriconazol (Vfend); e varfarina (Coumadin, Jantoven). Muitos outros medicamentos também podem interagir com bosentan, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve insuficiência cardíaca (condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para as outras partes do corpo).
  • informe o seu médico se estiver amamentando ou se planeja amamentar. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não amamentar enquanto estiver a tomar bosentano.
  • se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que os comprimidos dispersíveis são adoçados com aspartame, uma fonte de fenilalanina.

Fale com o seu médico sobre a ingestão de sumo de toranja enquanto toma este medicamento.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Bosentan pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • rubor
  • coriza, dor de garganta e outros sintomas de resfriado
  • dor nas articulações

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • urticária; irritação na pele; coceira; dificuldade em respirar ou engolir; inchaço da face, garganta, língua, lábios e olhos; rouquidão; febre; gânglios linfáticos inchados; cansaço
  • inchaço dos pés, tornozelos ou parte inferior das pernas, ganho repentino de peso, mais dificuldade para respirar do que o normal
  • falta de ar nova ou agravada; tosse nova ou piorando com ou sem sangue; dor no peito; batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • desmaio
  • tontura; pele pálida; falta de ar; fraqueza; batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular

Animais machos de laboratório que receberam medicamentos semelhantes ao bosentan desenvolveram problemas nos testículos e produziram menos esperma (células reprodutoras masculinas) do que o normal. Não se sabe se bosentano danifica os testículos ou diminui o número de espermatozoides produzidos nos homens. Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar bosentano se quiser ter filhos no futuro.

Bosentan pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • dor de cabeça
  • náusea
  • vomitando
  • batimento cardíaco rápido
  • desmaio
  • suando
  • tontura
  • visão embaçada

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu médico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Tracleer®
Última revisão - 15/07/2019

Publicações Frescas

Dor braquiorradial

Dor braquiorradial

Dor e inchaço no braquiorradialA dor no braquiorradial geralmente é uma dor aguda no antebraço ou cotovelo. Muita veze é confundido com cotovelo de tenita. Embora ambo ejam normal...
Por que estou tendo problemas para respirar?

Por que estou tendo problemas para respirar?

vião globalentir dificuldade para repirar decreve deconforto ao repirar e entir como e não pudee repirar completamente. Io pode e deenvolver gradualmente ou urgir repentinamente. Problema l...