Fatos sobre gordura rápida
Contente
Gorduras monoinsaturadas
Tipo de gordura: Óleos monoinsaturados
Fonte de alimento: Óleos de oliva, amendoim e canola
Benefícios para a saúde: Reduz o colesterol "ruim" (LDL)
Tipo de gordura: Nozes / manteigas de nozes
Fonte de alimento: Amêndoas, castanhas de caju, nozes, pistache, avelãs, macadâmias
Benefícios para a saúde: Boa fonte de proteínas, fibras e polifenóis (uma classe de fitoquímicos que se mostram promissores na prevenção do câncer e doenças cardíacas)
Tipo de gordura: Leguminosa gordurosa
Fonte de alimento: Amendoim / manteiga de amendoim
Benefícios para a saúde: Rico em resveratrol, um fitoquímico também encontrado no vinho tinto que pode reduzir o risco de doenças cardíacas; também uma boa fonte de proteínas, fibras e polifenóis
Tipo de gordura: Fruta gordurosa
Fonte de alimento: Abacate, Azeitonas
Benefícios para a saúde: Ótima fonte de vitamina E, que combate doenças cardíacas, bem como fibra e luteína - um fitoquímico que previne algumas doenças oculares relacionadas à idade (degeneração macular, mas não catarata)
Gorduras poliinsaturadas
Tipo de gordura: Ácidos gordurosos de omega-3
Fonte de alimento: Peixes gordurosos como salmão e cavala, linhaça, nozes
Benefícios para a saúde: Os peixes gordos fornecem proteínas saudáveis e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Eles também podem ajudar os atletas a evitar fraturas por estresse e tendinite, de acordo com um estudo da Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo. A linhaça transborda de fibras e se mostra promissora no combate ao câncer e na redução do colesterol; as nozes protegem o coração, combatem o câncer e ajudam a reduzir os sintomas de doenças inflamatórias como a artrite.
Tipo de gordura: Óleos poliinsaturados
Fonte de alimento: Óleo de milho, óleo de soja
Benefícios para a saúde: Ajude a reduzir o colesterol "ruim" (LDL)
Gorduras saturadas
Quantidade recomendada: Os especialistas recomendam limitar a gordura saturada a 10% das calorias diárias.
Fonte de alimento: Produtos de origem animal como carne, laticínios e manteiga, portanto, procure as variedades mais magras.
Risco de vida: Artérias entupidas
Gorduras Trans
Quantidade recomendada: É particularmente importante limitar as gorduras trans, criadas por meio da hidrogenação, um processo que transforma óleos líquidos em sólidos. Procure por "0 gorduras trans" nos rótulos nutricionais e limite as gorduras sólidas (por exemplo, margarina), bem como alimentos fritos e produtos de panificação processados, que geralmente contêm gorduras saturadas ou trans.
Fonte de alimento: Alimentos fritos, produtos de panificação processados, gorduras sólidas (por exemplo, margarina) e muitos alimentos embalados contêm gorduras trans. Prefira alimentos inteiros, mas ao comprar embalados procure "0 Gorduras Trans" nos rótulos nutricionais e limite as gorduras sólidas.
Riscos de saúde: Artérias obstruídas, aumento do risco de ataque cardíaco e derrame, e aumento do nível de colesterol "ruim" (LDL).