Ganciclovir
Contente
- Antes de tomar ganciclovir,
- O ganciclovir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O ganciclovir pode diminuir o número de todos os tipos de células no sangue, causando problemas graves e potencialmente fatais. Informe o seu médico se você tem ou já teve anemia (os glóbulos vermelhos não levam oxigênio suficiente para todas as partes do corpo); neutropenia (número inferior ao normal de glóbulos brancos); trombocitopenia (número de plaquetas menor que o normal); ou outros problemas de sangue ou sangramento. Informe o seu médico se você já desenvolveu problemas de sangue como efeito colateral de qualquer medicamento. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando ou tiver tomado qualquer um dos seguintes medicamentos: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin); medicamentos de quimioterapia para câncer; dapsona; flucitosina (Ancobon); heparina; imunossupressores, tais como azatioprina (Azasan, Imuran), ciclosporina (Neoral, Sandimmune), metotrexato (Rheumatrex), sirolimus (Rapamune) e tacrolimus (Prograf); interferões (Infergen, Intron A, PEGASYS, PEG-Intron, Roferon-A); medicamentos para tratar o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), incluindo didanosina (Videx), zalcitabina (HIVID) ou zidovudina (Retrovir, AZT); anti-inflamatórios não esteróides para tratar a dor e o inchaço, como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve, Naprosyn) e outros; pentamidina (NebuPent, Pentam); pirimetamina (Daraprim, em Fansidar); esteróides como dexametasona (Decadron), prednisona (Deltasona) ou outros; trimetoprim / sulfametoxazol (cotrimoxazol, Bactrim, Septra); ou se você recebeu ou está recebendo terapia de radiação (raio-X). Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: cansaço excessivo; pele pálida; dor de cabeça; tontura; confusão; batimento cardíaco rápido; dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido; fraqueza; falta de ar; sangramento ou hematomas incomuns; ou dor de garganta, febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes para verificar a resposta do seu corpo ao ganciclovir.
Os animais de laboratório que receberam ganciclovir desenvolveram defeitos congênitos. Não se sabe se o ganciclovir causa defeitos congênitos nas pessoas. Se você puder engravidar, deve usar um método anticoncepcional eficaz enquanto estiver tomando ganciclovir. Se você é homem e sua parceira pode engravidar, use camisinha enquanto estiver tomando este medicamento e por 90 dias após o tratamento. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre o controle de natalidade. Não use ganciclovir se estiver grávida ou se planeja engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando ganciclovir, chame seu médico imediatamente.
Os animais de laboratório que receberam ganciclovir desenvolveram uma contagem de espermatozóides mais baixa (menos células reprodutivas masculinas) e problemas de fertilidade. Não se sabe se o ganciclovir causa contagens de espermatozóides mais baixas nos homens ou problemas de fertilidade nas mulheres.
Os animais de laboratório que receberam ganciclovir desenvolveram câncer. Não se sabe se o ganciclovir aumenta o risco de câncer em humanos.
O fabricante alerta que o ganciclovir só deve ser usado para o tratamento de pacientes com certas doenças porque o medicamento pode causar efeitos colaterais graves e atualmente não há informações suficientes para apoiar a segurança e eficácia em outros grupos de pacientes. (Consulte a seção POR QUE este medicamento é prescrito?)
Converse com seu médico sobre os riscos de tomar ganciclovir.
As cápsulas de ganciclovir são usadas para tratar retinite por citomegalovírus (CMV) (infecção ocular que pode causar cegueira) em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando normalmente. As cápsulas de ganciclovir são usadas para tratar a retinite por CMV após a condição ter sido controlada por ganciclovir intravenoso (injetado na veia). O ganciclovir também é usado para prevenir a doença por citomegalovírus (CMV) em pessoas que tiveram a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ou que receberam um transplante de órgão e estão em risco de contrair a doença por CMV. O ganciclovir está em uma classe de medicamentos chamados antivirais. Ele age prevenindo a propagação da doença por CMV ou retardando o crescimento do CMV.
O ganciclovir é apresentado em cápsulas para administração oral. Geralmente, é tomado com alimentos, de três a seis vezes ao dia. Para ajudá-lo a se lembrar de tomar o ganciclovir, tome-o aproximadamente nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome ganciclovir exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula as cápsulas inteiras; não abra, divida, mastigue ou amasse.
Tenha cuidado ao manusear as cápsulas de ganciclovir. Não permita que sua pele, olhos, boca ou nariz entrem em contato com cápsulas de ganciclovir quebradas ou esmagadas. Se ocorrer esse contato, lave bem a pele com água e sabão ou enxágue bem os olhos com água pura.
Geralmente, você receberá ganciclovir por via intravenosa (em uma veia) por várias semanas antes de começar a tomar as cápsulas de ganciclovir. Se a sua condição piorar durante o tratamento, você pode receber um segundo ciclo de ganciclovir intravenoso. O seu médico pode diminuir a sua dose de cápsulas de ganciclovir se sentir efeitos secundários.
O ganciclovir controla o CMV, mas não o cura. Pode levar algum tempo até que você sinta todos os benefícios do ganciclovir. Continue a tomar ganciclovir mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar ganciclovir sem falar com seu médico. Parar de tomar ganciclovir muito cedo pode fazer com que a quantidade de CMV no sangue aumente ou o vírus se torne resistente a este medicamento.
O fabricante afirma que este medicamento não deve ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar ganciclovir,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ganciclovir, aciclovir (Zovirax), valganciclovir (Valcyte) ou qualquer outro medicamento.
- não tome ganciclovir se estiver a tomar valganciclovir (Valcyte).
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: antibióticos aminoglicosídeos, como amicacina (Amikin), gentamicina (Garamycin), neomicina (New-Rx, New-Fradin), netilmicina (Netromicina), estreptomicina, tobramicina (Nebcin, Tobi) e outros; anfotericina B (Fungizone); captopril (Capoten, em Capozide); diuréticos ('pílulas de água'); foscarnet (Foscavir); compostos de ouro, tais como auranofina (Ridaura) ou aurotioglucose (Solganal); imipenem-cilastatina (Primaxin); imunoglobulina (gama globulina, BayGam, Carimmune, Gammagard, outros); meticilina (Staphcillin); muromonab-CD3 (OKT3); micofenolato de mofetil (CellCept); nitratos, tais como dinitrato de isossorbida (Isordil, Sorbitrato) ou produtos de nitroglicerina; penicilamina (Cuprimine, Depen); primaquina; probenecida; rifampicina (Rifadin, Rimactane); ou outros análogos de nucleosídeos como aciclovir (Zovirax), famciclovir (Famvir) e ribavirina (Copegus, Rebetol, Virazole, em Rebetron). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve alguma das condições mencionadas na seção AVISO IMPORTANTE ou qualquer uma das seguintes condições: doença mental; convulsões; problemas oculares diferentes da retinite por CMV; doença renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver a amamentar. Não deve amamentar enquanto está a tomar ganciclovir. Fale com o seu médico sobre quando pode começar a amamentar com segurança depois de parar de tomar ganciclovir.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar ganciclovir.
- você deve saber que o ganciclovir pode deixá-lo sonolento, tonto, instável, confuso ou menos alerta, ou pode causar convulsões. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
Certifique-se de beber bastante líquido enquanto estiver tomando ganciclovir.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O ganciclovir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- Prisão de ventre
- dor de estômago
- arroto
- perda de apetite
- mudanças na capacidade de saborear alimentos
- boca seca
- aftas
- sonhos incomuns
- nervosismo
- depressão
- suando
- rubor
- dores ou cãibras nas articulações ou músculos
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- vendo manchas, flashes de luz ou uma cortina escura sobre tudo
- diminuição da micção
- urticária
- irritação na pele
- coceira
- inchaço das mãos, braços, pés, tornozelos ou pernas
- dormência, dor, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
- apertando as mãos que você não pode controlar
- dificuldade em respirar ou engolir
- dor no peito
- mudanca de humor
- apreensões
O ganciclovir pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- perda de apetite
- sangramento ou hematoma incomum
- cansaço excessivo
- fraqueza
- pele pálida
- dor de cabeça
- tontura
- confusão
- batimento cardíaco rápido
- Dificuldade em dormir
- falta de ar
- dor de garganta, febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção
- diminuição da micção
- inchaço das mãos, braços, pés, tornozelos ou pernas
- apreensões
- amarelecimento da pele ou olhos
- sintomas como os da gripe
- dor na parte superior direita do estômago
Seu médico pode solicitar exames regulares aos olhos enquanto você estiver tomando este medicamento. Marque todas as consultas com o oftalmologista (exames oftalmológicos).
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está tomando ganciclovir.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita. Não deixe seu suprimento de ganciclovir acabar.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Cytovene® Oral¶
- Nordexoyguanosina
- DHPG de sódio
- GCV Sódio
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/05/2016