Injeção de ácido zoledrônico
Contente
- Antes de receber a injeção de ácido zoledrônico,
- O ácido zoledrônico pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas, ou os listados nas seções COMO ou PRECAUÇÕES, forem graves ou não desaparecerem:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O ácido zoledrônico (Reclast) é usado para prevenir ou tratar a osteoporose (condição em que os ossos se tornam finos e fracos e se quebram facilmente) em mulheres que sofreram menopausa ('mudança de vida', fim dos períodos menstruais regulares). O ácido zoledrônico (Reclast) também é usado para tratar a osteoporose em homens e para prevenir ou tratar a osteoporose em homens e mulheres que estão tomando glicocorticoides (um tipo de medicamento corticosteroide que pode causar osteoporose). O ácido zoledrônico (Reclast) também é usado para tratar a doença óssea de Paget (uma condição em que os ossos são moles e fracos e podem ser deformados, doloridos ou facilmente quebrados). O ácido zoledrônico (Zometa) é usado para tratar níveis elevados de cálcio no sangue que podem ser causados por certos tipos de câncer. O ácido zoledrônico (Zometa) também é usado junto com a quimioterapia do câncer para tratar danos ósseos causados por mieloma múltiplo [câncer que começa nas células plasmáticas (células brancas do sangue que produzem substâncias necessárias para combater a infecção)] ou por câncer que começou em outra parte de o corpo, mas se espalhou para os ossos. O ácido zoledrônico (Zometa) não é quimioterapia contra o câncer e não vai retardar ou impedir a propagação do câncer. No entanto, pode ser usado para tratar doenças ósseas em pacientes com câncer. O ácido zoledrônico está em uma classe de medicamentos chamados bifosfonatos. Ele age retardando a degradação óssea, aumentando a densidade óssea (espessura) e diminuindo a quantidade de cálcio liberado dos ossos para o sangue.
O ácido zoledrônico é apresentado como uma solução (líquida) para injetar na veia durante pelo menos 15 minutos. Geralmente é injetado por um provedor de saúde em um consultório médico, hospital ou clínica. Quando a injeção de ácido zoledrônico é usada para tratar níveis elevados de cálcio no sangue causados por câncer, geralmente é administrada em dose única. Uma segunda dose pode ser administrada pelo menos 7 dias após a primeira dose se o cálcio no sangue não cair aos níveis normais ou não permanecer nos níveis normais. Quando a injeção de ácido zoledrônico é usada para tratar lesões ósseas causadas por mieloma múltiplo ou câncer que se espalhou para os ossos, geralmente é administrado uma vez a cada 3 a 4 semanas. Quando a injeção de ácido zoledrônico é usada para tratar a osteoporose em mulheres após a menopausa, ou em homens, ou para tratar ou prevenir a osteoporose em pessoas que estão tomando glicocorticóides, geralmente é administrada uma vez por ano. Quando o ácido zoledrônico é usado para prevenir a osteoporose em mulheres pós-menopáusicas, geralmente é administrado uma vez a cada 2 anos. Quando o ácido zoledrônico é usado para tratar a doença óssea de Paget, geralmente é administrado em dose única, mas doses adicionais podem ser administradas após algum tempo.
Certifique-se de beber pelo menos 2 copos de água ou outro líquido algumas horas antes de receber ácido zoledrônico.
Seu médico pode prescrever ou recomendar um suplemento de cálcio e um multivitamínico contendo vitamina D para tomar durante o tratamento. Você deve tomar esses suplementos todos os dias, conforme indicado pelo seu médico. Informe o seu médico se houver alguma razão pela qual você não poderá tomar estes suplementos durante o seu tratamento.
Você pode ter uma reação durante os primeiros dias após receber uma dose de injeção de ácido zoledrônico. Os sintomas desta reação podem incluir sintomas semelhantes aos da gripe, febre, dor de cabeça, calafrios e dores nos ossos, articulações ou músculos. Esses sintomas podem começar durante os primeiros 3 dias após receber uma dose de injeção de ácido zoledrônico e podem durar de 3 a 14 dias. Seu médico pode lhe dizer para tomar um analgésico / redutor de febre sem prescrição médica após receber a injeção de ácido zoledrônico para prevenir ou tratar esses sintomas.
Se estiver recebendo injeção de ácido zoledrônico para prevenir ou tratar a osteoporose, você deve continuar a receber o medicamento conforme programado, mesmo que se sinta bem. Você deve conversar com seu médico de vez em quando sobre se ainda precisa ser tratado com este medicamento.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com injeção de ácido zoledrônico e cada vez que receber uma dose. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante} para obter o Guia de Medicação.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de ácido zoledrônico,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao ácido zoledrônico ou qualquer outro medicamento, ou qualquer um dos ingredientes na injeção de ácido zoledrônico. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- você deve saber que a injeção de ácido zoledrônico está disponível sob os nomes comerciais Zometa e Reclast. Você só deve ser tratado com um desses produtos por vez.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antibióticos aminoglicosídeos, como amicacina (Amikin), gentamicina (Garamycin), canamicina (Kantrex), neomicina (Neo-Rx, Neo-Fradin), paromomicina (Humatin), estreptomicina e tobramicina (Tobi , Nebcin); aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); medicamentos de quimioterapia para câncer; digoxina (Lanoxin, em Digitek); diuréticos ('pílulas de água'), como bumetanida (Bumex), ácido etacrínico (Edecrin) e furosemida (Lasix); e esteróides orais, como dexametasona (Decadron, Dexone), metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Deltasona). Muitos outros medicamentos podem interagir com o ácido zoledrônico, portanto, informe seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal ou se tem boca seca, urina escura, sudorese diminuída, pele seca e outros sinais de desidratação ou recentemente teve diarreia, vômito, febre, infecção, suor excessivo ou não conseguiram beber líquidos suficientes. O seu médico esperará até que você não esteja mais desidratado antes de lhe dar a injeção de ácido zoledrônico ou se você tiver certos tipos de doença renal, pode não prescrever este tratamento para você. Informe também o seu médico se alguma vez teve um nível baixo de cálcio no sangue. Seu médico provavelmente verificará o nível de cálcio no sangue antes de você iniciar o tratamento e pode não prescrever este medicamento se o nível estiver muito baixo.
- informe o seu médico se você já foi tratado com ácido zoledrônico ou outros bifosfonatos (Actonel, Actonel + Ca, Aredia, Boniva, Didronel, Fosamax, Fosamax + D, Reclast, Skelid e Zometa) no passado; se alguma vez foi submetido a cirurgia à glândula paratiroideia (glândula pequena do pescoço) ou à glândula tiróide ou cirurgia para remover secções do intestino delgado; e se tem ou já teve insuficiência cardíaca (condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para outras partes do corpo); anemia (condição em que os glóbulos vermelhos não conseguem levar oxigênio suficiente para outras partes do corpo); qualquer condição que impeça a coagulação normal do sangue; níveis baixos de cálcio, magnésio ou potássio no sangue; qualquer condição que impeça seu corpo de absorver nutrientes dos alimentos; ou problemas com sua boca, dentes ou gengivas; uma infecção, especialmente na boca; asma ou respiração ofegante, especialmente se piorar com a ingestão de aspirina; ou paratireóide ou doença hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Você deve usar um método confiável de controle de natalidade para evitar a gravidez enquanto estiver recebendo ácido zoledrônico. Se você engravidar durante o tratamento com ácido zoledrônico, chame seu médico. O ácido zoledrônico pode prejudicar o feto. Fale com o seu médico se você planeja engravidar em qualquer momento no futuro, porque o ácido zoledrônico pode permanecer no seu corpo por anos após você parar de recebê-lo.
- você deve saber que a injeção de ácido zoledrônico pode causar fortes dores nos ossos, músculos ou articulações. Você pode começar a sentir essa dor dentro de alguns dias ou meses após a primeira injeção de ácido zoledrônico. Embora esse tipo de dor possa começar depois de você receber a injeção de ácido zoledrônico por algum tempo, é importante que você e seu médico saibam que ela pode ser causada pelo ácido zoledrônico. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir dor forte em qualquer momento durante o tratamento com injeção de ácido zoledrônico. O seu médico pode parar de lhe dar a injeção de ácido zoledrónico e a sua dor pode desaparecer depois de parar o tratamento com este medicamento.
- você deve saber que o ácido zoledrônico pode causar osteonecrose da mandíbula (ONJ, uma condição séria do osso da mandíbula), especialmente se você fizer cirurgia ou tratamento dentário enquanto estiver usando a medicação. O dentista deve examinar seus dentes e realizar todos os tratamentos necessários, incluindo limpeza, antes de você começar a usar o ácido zoledrônico. Certifique-se de escovar os dentes e limpar a boca adequadamente enquanto estiver usando o ácido zoledrônico. Converse com seu médico antes de fazer qualquer tratamento dentário enquanto estiver usando este medicamento.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você faltar a uma consulta para receber uma infusão de ácido zoledrônico, chame seu médico o mais rápido possível.
O ácido zoledrônico pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas, ou os listados nas seções COMO ou PRECAUÇÕES, forem graves ou não desaparecerem:
- coceira, vermelhidão, dor ou inchaço no local onde você recebeu a injeção
- olhos vermelhos, inchados, com coceira ou lacrimejantes ou inchaço ao redor dos olhos
- Prisão de ventre
- náusea
- vomitando
- diarréia
- dor de estômago
- perda de apetite
- perda de peso
- azia
- aftas
- preocupação excessiva
- agitação
- depressão
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- febre, calafrios, tosse e outros sinais de infecção
- manchas brancas na boca
- inchaço, vermelhidão, irritação, queimação ou coceira na vagina
- corrimento vaginal branco
- dormência ou formigamento ao redor da boca ou nos dedos das mãos ou dos pés
- perda de cabelo
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- urticária
- coceira
- inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, garganta, mãos, braços, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- dificuldade em respirar ou engolir
- dor no peito superior
- arritmia cardíaca
- espasmos musculares, contrações musculares ou cãibras
- hematoma ou sangramento incomum
- gengivas doloridas ou inchadas
- afrouxamento dos dentes
- dormência ou sensação de peso na mandíbula
- ferida na boca ou na mandíbula que não cicatriza
O ácido zoledrônico pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Ser tratado com um medicamento bifosfonato, como a injeção de ácido zoledrônico para a osteoporose, pode aumentar o risco de quebrar o (s) osso (s) da coxa. Você pode sentir uma dor incômoda e incômoda nos quadris, virilha ou coxas por várias semanas ou meses antes de quebrar o (s) osso (s) e pode descobrir que um ou ambos os ossos da coxa se quebraram, embora você não tenha caído ou experimentado outro trauma. É incomum que o osso da coxa se quebre em pessoas saudáveis, mas as pessoas com osteoporose podem quebrar esse osso mesmo que não recebam injeção de ácido zoledrônico. Converse com seu médico sobre os riscos de receber injeção de ácido zoledrônico.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Seu médico armazenará este medicamento em seu consultório e o administrará quando necessário.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- febre
- fraqueza
- contração repentina dos músculos ou cãibras musculares
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- tontura
- movimentos oculares incontroláveis
- visão dupla
- depressão
- dificuldade em andar
- agitação incontrolável de uma parte do seu corpo
- apreensões
- confusão
- falta de ar
- dor, queimação, dormência ou formigamento nas mãos ou pés
- dificuldade de falar
- dificuldade em engolir
- diminuição da micção
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao ácido zoledrônico.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Reclast®
- Zometa®