Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 13 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Tenofovir and Entecavir Are the Most Effective Antiviral Agents for Chronic Hepatitis B...
Vídeo: Tenofovir and Entecavir Are the Most Effective Antiviral Agents for Chronic Hepatitis B...

Contente

O entecavir pode causar danos graves ou com risco de vida ao fígado e uma doença chamada acidose láctica (acúmulo de ácido no sangue). O risco de desenvolver acidose láctica pode ser maior se você for mulher, se estiver com sobrepeso ou se tiver sido tratada com medicamentos para a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) por um longo tempo. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática. Se sentir algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico: pele ou olhos amarelados; urina de cor escura; evacuações de cor clara; dificuldade ao respirar; dor de estômago ou inchaço; náusea; vômito; dor muscular incomum; perda de apetite por pelo menos vários dias; falta de energia; extrema fraqueza ou cansaço; sensação de frio, especialmente nos braços ou pernas; tontura ou desmaio; ou batimento cardíaco rápido ou irregular.

Não pare de tomar entecavir sem falar com o seu médico. Quando você para de tomar entecavir, sua hepatite pode piorar. É mais provável que isto aconteça durante os primeiros meses após parar de tomar entecavir. Tome entecavir exatamente como dirigido. Tenha cuidado para não perder doses ou ficar sem entecavir. Se você sentir algum dos seguintes sintomas depois de parar de tomar entecavir, chame seu médico imediatamente: cansaço extremo, fraqueza, náuseas, vômitos, perda de apetite, amarelecimento da pele ou olhos , urina de cor escura, evacuações de cor clara ou dores musculares ou articulares.


Se você tem o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) que não está sendo tratada com medicamentos e você toma entecavir, sua infecção pelo HIV pode se tornar mais difícil de tratar. Informe o seu médico se você tem HIV ou AIDS ou se existe a chance de você ter sido exposto ao HIV.O seu médico pode testá-lo para a infecção pelo HIV antes de iniciar o tratamento com entecavir e a qualquer momento durante o tratamento, se houver chance de você ter sido exposto ao HIV. O entecavir não trata a infecção pelo HIV.

Marque todas as consultas com o seu médico e com o laboratório antes, durante e alguns meses após o seu tratamento com entecavir. Seu médico pedirá alguns testes para verificar a resposta do seu corpo ao entecavir durante esse período.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar entecavir.

Entecavir é utilizado para tratar a infecção crónica (de longa duração) por hepatite B (inchaço do fígado causado por um vírus) em adultos e crianças com 2 ou mais anos de idade com lesões hepáticas. O entecavir está em uma classe de medicamentos chamados análogos de nucleosídeos. Atua diminuindo a quantidade de vírus da hepatite B (VHB) no corpo. O entecavir não cura o VHB e pode não prevenir complicações da hepatite B crônica, como cirrose hepática ou câncer de fígado. O entecavir não impede a propagação do VHB a outras pessoas.


O Entecavir é apresentado na forma de comprimido e solução (líquido) para administração oral. Normalmente é tomado uma vez por dia com o estômago vazio, pelo menos 2 horas após uma refeição e pelo menos 2 horas antes da refeição seguinte. Tome entecavir por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome entecavir exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Para usar a solução oral de entecavir, siga estas etapas:

  1. Segure a colher que acompanha o medicamento na posição vertical e encha-a lentamente com a solução de entecavir até a marca correspondente à sua dose.
  2. Segure a colher com as marcas de volume voltadas para você e verifique se a parte superior do líquido está nivelada com a marca que corresponde à sua dose.
  3. Engula o medicamento diretamente da colher de medida. Não misture o medicamento com água ou qualquer outro líquido.
  4. Enxágüe a colher com água após cada uso e deixe-a secar ao ar.
  5. Coloque a colher em um local seguro onde não se perca, pois será necessário utilizá-la sempre que tomar o medicamento. Se você perder a colher-medida, ligue para o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de tomar entecavir,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao entecavir, ou a qualquer outro medicamento, ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou solução oral de entecavir. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: antibióticos aminoglicosídeos, como amicacina, gentamicina, estreptomicina e tobramicina (Tobi); ou medicamentos para prevenir a rejeição de um órgão transplantado, como ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune) ou tacrolimus (Prograf). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você fez um transplante de fígado (cirurgia para substituir um fígado doente) ou se você tem ou já teve doença renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o tratamento com entecavir, ligue para o seu médico. Não amamente enquanto estiver a tomar entecavir.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar entecavir.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O entecavir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se este sintoma for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos sintomas listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente.

O entecavir pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento no recipiente em que veio, bem fechado e fora do alcance de crianças e animais de estimação. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor, luz e umidade (não no armário de remédios do banheiro ou perto da pia da cozinha).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Baraclude®
Última revisão - 15/05/2018

Interessante Hoje

Controle da pressão arterial na pré-eclâmpsia

Controle da pressão arterial na pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpia é uma condição éria que pode ocorrer durante a gravidez. A condição faz com que ua preão arterial fique muito alta e pode er fatal. A pr...
Tabagismo e diabetes: 4 problemas relacionados ao tabagismo

Tabagismo e diabetes: 4 problemas relacionados ao tabagismo

Você provavelmente já ouviu a etatítica ombria um milhão de veze. Memo que você não aiba todo o número, provavelmente abe que fumar faz mal à aúde. Tem um ...