Peginterferon Alfa-2b (PEG-Intron)
Contente
- Para usar a caneta de injeção de peginterferon alfa-2b, siga estas etapas:
- Para usar peginterferon alfa-2b em frascos, siga estas etapas:
- Antes de tomar peginterferon alfa-2b,
- Peginterferon alfa-2b pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
Peginterferão alfa-2b pode causar ou agravar as seguintes condições que podem ser graves ou causar a morte: infecções; doença mental incluindo depressão, problemas de humor e de comportamento, ou pensamentos de se machucar ou matar a si mesmo ou outras pessoas; começar a usar drogas de rua novamente se você as usou no passado; distúrbios isquêmicos (condições em que há pouco suprimento de sangue a uma área do corpo), como angina (dor no peito), ataque cardíaco ou colite (inflamação dos intestinos); e doenças autoimunes (condições em que o sistema imunológico ataca uma ou mais partes do corpo) que podem afetar o sangue, articulações, rins, fígado, pulmões, músculos, pele ou glândula tireóide. Informe o seu médico se você tiver uma infecção; ou se você tem ou já teve uma doença autoimune; aterosclerose (estreitamento dos vasos sanguíneos devido a depósitos de gordura); Câncer; dor no peito; colite; diabetes; ataque cardíaco; pressão alta; colesterol alto; HIV (vírus da imunodeficiência humana) ou AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida); arritmia cardíaca; doença mental, incluindo depressão, ansiedade ou pensar ou tentar se matar; doença hepática diferente da hepatite C; ou doença cardíaca, renal, pulmonar ou tireoidiana. Informe também o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool, ou se usa ou já usou drogas ilícitas ou se usou medicamentos prescritos em excesso. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: diarreia com sangue ou evacuações; dor de estômago, sensibilidade ou inchaço; dor no peito; arritmia cardíaca; mudanças em seu humor ou comportamento; depressão; irritabilidade; ansiedade; pensamentos de se matar ou se machucar; alucinar (ver coisas ou ouvir vozes que não existem); humor frenético ou anormalmente excitado; perda de contato com a realidade; comportamento agressivo; dificuldade ao respirar; febre, calafrios, tosse, dor de garganta ou outros sinais de infecção; sangramento ou hematomas incomuns; urina de cor escura; evacuações de cor clara; Cansaço extremo; amarelecimento da pele ou olhos; fortes dores musculares ou articulares; ou agravamento de uma doença auto-imune.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes para verificar a resposta do seu corpo ao peginterferon alfa-2b.
O seu médico e farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do fabricante para o doente (Guia de Medicação) quando iniciar o tratamento com peginterferão alfa-2b e cada vez que reabastecer a sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Converse com seu médico sobre os riscos do uso de peginterferon alfa-2b.
Use com ribavirina (Copegus, Rebetol):
Você pode tomar peginterferon alfa-2b com outro medicamento chamado ribavirina (Copegus, Rebetol). A ribavirina pode ajudar o peginterferão alfa-2b a funcionar melhor no tratamento da sua doença, mas também pode causar efeitos secundários graves. O restante desta seção apresenta os riscos de se tomar ribavirina. Se estiver a tomar ribavirina, deve ler atentamente esta informação. O seu médico e farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com ribavirina e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
A ribavirina pode causar anemia (condição em que existe uma diminuição do número de glóbulos vermelhos). Informe o seu médico se você já teve um ataque cardíaco e se você tem ou já teve pressão alta, problemas respiratórios, qualquer condição que afete o seu sangue, como anemia falciforme (condição hereditária em que os glóbulos vermelhos têm formato anormal e não pode levar oxigênio a todas as partes do corpo) ou talassemia (anemia mediterrânea; uma condição em que os glóbulos vermelhos não contêm quantidade suficiente da substância necessária para transportar oxigênio) ou doença cardíaca. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: cansaço excessivo, pele pálida, dor de cabeça, tontura, confusão, batimento cardíaco acelerado, fraqueza, falta de ar ou dor no peito.
Para pacientes do sexo feminino que estão tomando ribavirina:
Não tome ribavirina se estiver grávida ou se planeia engravidar. Não deve começar a tomar ribavirina antes de um teste de gravidez demonstrar que não está grávida. Você deve usar duas formas de controle de natalidade e fazer o teste de gravidez todos os meses durante o seu tratamento e nos 6 meses seguintes. Chame seu médico imediatamente se você engravidar durante este período. A ribavirina pode causar danos ou morte ao feto.
Para pacientes do sexo masculino que estão tomando ribavirina:
Não tome ribavirina se a sua parceira estiver grávida ou planeia engravidar. Se você tem uma parceira que pode engravidar, não deve começar a tomar ribavirina até que um teste de gravidez mostre que ela não está grávida. Você deve usar duas formas de controle de natalidade, incluindo um preservativo com espermicida durante o tratamento e por 6 meses depois. Seu parceiro deve fazer o teste de gravidez todos os meses durante este período. Chame seu médico imediatamente se sua parceira engravidar. A ribavirina pode causar danos ou morte ao feto.
Peginterferon alfa-2b é usado sozinho ou em combinação com ribavirina (um medicamento) para tratar a infecção crônica (de longo prazo) por hepatite C (inchaço do fígado causado por um vírus) em pessoas que apresentam sinais de lesão hepática e que não foram tratados anteriormente com interferão alfa (medicamento semelhante ao peginterferão alfa-2b). Peginterferon alfa-2b está em uma classe de medicamentos chamados interferons. Peginterferon alfa-2b é uma combinação de interferon e polietilenoglicol, que ajuda o interferon a permanecer ativo em seu corpo por um longo período de tempo. Peginterferon alfa-2b atua diminuindo a quantidade de vírus da hepatite C (HCV) no corpo. O peginterferão alfa-2b pode não curar a hepatite C ou impedir o desenvolvimento de complicações da hepatite C, como cirrose (cicatrizes) do fígado, insuficiência hepática ou cancro do fígado. O peginterferão alfa-2b pode não prevenir a propagação da hepatite C a outras pessoas.
O Peginterferão alfa-2b apresenta-se sob a forma de pó num frasco para injectáveis e numa caneta para injecção de dose única para misturar com um líquido e injectar por via subcutânea (na camada de gordura imediatamente abaixo da pele). Geralmente é injetado uma vez por semana, no mesmo dia da semana, no mesmo horário ou próximo ao mesmo. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use peginterferon alfa-2b exatamente como dirigido. Não use mais ou menos deste medicamento ou use-o com mais frequência ou por um período de tempo mais longo do que o prescrito pelo seu médico.
Peginterferon alfa-2b controla a hepatite C, mas pode não curá-la. Continue a usar peginterferão alfa-2b mesmo que se sinta bem. Não pare de usar peginterferão alfa-2b sem falar com o seu médico.
Use apenas a marca e o tipo de interferon que seu médico prescreveu. Não use interferão de outra marca nem troque entre peginterferão alfa-2b em frascos para injectáveis e canetas injetáveis sem falar com o seu médico. Se mudar para uma marca ou tipo diferente de interferão, pode ser necessário alterar a sua dose.
Você mesmo pode injetar peginterferão alfa-2b ou peça a um amigo ou parente que administre as injeções. Antes de usar o peginterferon alfa-2b pela primeira vez, leia as instruções escritas que o acompanham. Peça ao seu médico ou farmacêutico para mostrar a você ou à pessoa que irá injetar o medicamento como injetá-lo. Se outra pessoa for injetar o medicamento em você, certifique-se de que ela saiba como evitar picadas acidentais de agulhas para prevenir a propagação do HCV.
Pode injetar peginterferão alfa-2b em qualquer parte da parte externa dos braços, coxas ou estômago, exceto umbigo (umbigo) e cintura. Não injete no estômago se for muito magro. Use um local diferente para cada injeção. Não injete peginterferão alfa-2b em uma área onde a pele esteja ferida, vermelha, com hematomas, cicatrizes, irritada ou infectada; tem estrias ou caroços; ou é anormal de alguma forma.
Nunca reutilize ou compartilhe seringas, agulhas, canetas injetáveis ou frascos de medicamentos. Descarte agulhas, seringas e canetas injetoras usadas em um recipiente resistente a perfurações. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre como descartar o recipiente resistente a perfurações.
Para usar a caneta de injeção de peginterferon alfa-2b, siga estas etapas:
- Retire a caixa contendo a caneta injetora do refrigerador e aguarde até que atinja a temperatura ambiente. Verifique a data de validade impressa na caixa e não use a caixa se a data de validade já tiver passado. Certifique-se de que a embalagem contém os seguintes suprimentos: caneta para injeção, agulha descartável e compressas com álcool. Você também pode precisar de um curativo adesivo e um pedaço de gaze estéril para usar após a injeção.
- Olhe pela janela da caneta de injeção e certifique-se de que a câmara do porta-cartucho contém um comprimido branco a esbranquiçado que está inteiro ou em pedaços, ou um pó.
- Lave bem as mãos com água e sabão, enxágue e seque com uma toalha. É importante manter a área de trabalho, as mãos e o local da injeção limpos para evitar infecções.
- Segure a caneta de injeção na vertical (botão doseador para baixo). Você pode usar o fundo da caixa como uma bandeja de dosagem para segurar a caneta no lugar. Pressione as duas metades da caneta uma contra a outra com firmeza até ouvir um clique.
- Aguarde alguns segundos para que o pó se dissolva completamente.
- Vire suavemente a caneta injetora de cabeça para baixo duas vezes para misturar a solução. Não agite a caneta injetora.
- Vire a caneta injetora com o lado direito para cima e olhe pela janela para ver se a solução misturada está completamente dissolvida. Se ainda houver espuma, espere até que ela se assente. É normal ver algumas pequenas bolhas perto do topo da solução. Se a solução não estiver límpida ou se observar partículas, não use e chame o seu médico ou farmacêutico.
- Coloque a caneta de injeção no tabuleiro-dose, com o botão doseador na parte inferior. Limpe a cobertura de borracha da caneta de injeção com uma compressa embebida em álcool.
- Remova a aba protetora de papel da agulha de injeção. Mantenha a caneta de injeção na posição vertical no tabuleiro-dose e empurre suavemente a agulha para injeção diretamente na caneta de injeção. Enrosque bem a agulha no lugar. Você pode ver um pouco de líquido escorrer por baixo da tampa por alguns segundos. Espere até que isso pare antes de ir para a próxima etapa.
- Remova a caneta de injeção do tabuleiro-dose. Segure a caneta com firmeza e puxe o botão de dosagem para fora o máximo possível, até ver as faixas escuras (linhas) abaixo do botão de dosagem. Tenha cuidado para não pressionar o botão de dosagem até que esteja pronto para injetar o medicamento.
- Gire o botão de dosagem até que o número que corresponde à sua dose prescrita esteja alinhado com a guia de dosagem. Se você não tiver certeza de qual número corresponde à sua dose, pare e ligue para o seu médico ou farmacêutico antes de injetar qualquer medicamento.
- Escolha o local da injeção e limpe a pele na área com uma compressa embebida em álcool. Espere a área secar.
- Retire a tampa externa da agulha da caneta de injeção. Pode haver líquido ao redor da tampa interna da agulha. Isto é normal. Assim que a pele no local da injeção estiver seca, retire a tampa interior da agulha. Tenha cuidado para não tocar a agulha em nada.
- Segure a caneta injetora com os dedos envolvendo o corpo da caneta e o polegar no botão de dosagem.
- Com a outra mão, aperte a pele na área que limpou para a injeção. Insira a agulha na pele comprimida em um ângulo de 45 a 90 graus.
- Injete o medicamento pressionando o botão de dosagem lenta e firmemente até que você não consiga pressioná-lo mais. Mantenha o polegar pressionado no botão de dosagem por mais 5 segundos para ter certeza de que obtém a dose completa.
- Retire a agulha da caneta injetora da pele no mesmo ângulo em que a colocou na pele.
- Pressione suavemente o local da injeção com um pequeno curativo ou gaze esterilizada, se necessário, por alguns segundos, mas não massageie ou esfregue o local da injeção.
- Se houver sangramento, cubra o local da injeção com um curativo adesivo.
- Elimine a caneta injetora com a agulha ainda colocada num recipiente à prova de furos. Não volte a tapar a agulha.
- Duas horas após a injeção, verifique se há vermelhidão, inchaço ou sensibilidade no local da injeção. Se você tiver uma reação na pele e não desaparecer em alguns dias ou se agravar, chame seu médico ou enfermeira.
Para usar peginterferon alfa-2b em frascos, siga estas etapas:
- Lave bem as mãos com água e sabão, enxágue e seque com uma toalha.
- Verifique o prazo de validade impresso na embalagem de peginterferão alfa-2b e não use a embalagem se o prazo de validade já tiver passado. Retire os seguintes suprimentos da caixa e coloque-os em uma área de trabalho limpa: um frasco para injetáveis de peginterferon alfa-2b, um frasco para injetáveis com água esterilizada (diluente), duas seringas com agulhas acopladas e compressas embebidas em álcool.
- Remova o invólucro protetor de uma das seringas.
- Abra as tampas de proteção do topo do frasco para injetáveis de peginterferão alfa-2b e do frasco para injetáveis do diluente. Limpe as rolhas de borracha na parte superior de ambos os frascos com uma compressa embebida em álcool.
- Remova a tampa protetora da agulha e encha a seringa com ar puxando o êmbolo de volta para a marca de 0,7 mL no cilindro.
- Segure o frasco para injetáveis de água estéril na posição vertical sem tocar na tampa limpa com as mãos.
- Insira a agulha da seringa através da rolha de borracha e pressione o êmbolo para injetar o ar da seringa no frasco.
- Vire o frasco para injectáveis ao contrário com a seringa ainda colocada e certifique-se de que a ponta da agulha está no líquido. Retire 0,7 mL de água estéril puxando o êmbolo da seringa de volta exatamente para a marca de 0,7 mL.
- Remova a agulha do frasco do diluente puxando-a diretamente para fora da tampa de borracha. Não toque a agulha em nada.
- Insira a agulha através da rolha de borracha do frasco para injectáveis de peginterferão alfa-2b e coloque a ponta da agulha contra a parede de vidro do frasco para injectáveis.
- Injetar lentamente 0,7 mL de água estéril de forma que escorra pelo vidro dentro do frasco. Não direcione o jato de água estéril para o pó branco no fundo do frasco.
- Remova a agulha do frasco puxando a seringa diretamente para fora da rolha de borracha. Segure a manga de segurança com força e puxe-a sobre a agulha até ouvir um clique e a faixa verde na manga cobrir a faixa vermelha na agulha. Descarte a seringa em um recipiente à prova de perfurações.
- Rode suavemente o frasco para injetáveis em movimentos circulares até o pó estar completamente dissolvido. Se a solução estiver fria, role o frasco suavemente em suas mãos para aquecê-lo.
- Se bolhas de ar se formaram, espere até que a solução se assente e todas as bolhas tenham subido para o topo da solução e tenham desaparecido antes de prosseguir para a próxima etapa.
- Observe atentamente o líquido na garrafa. Não injete o líquido a menos que seja límpido, incolor e não contenha partículas.
- Limpe a rolha de borracha do frasco para injectáveis de peginterferão alfa-2b novamente com outra compressa embebida em álcool.
- Remova a embalagem protetora da segunda seringa. Remova a tampa protetora da agulha da seringa.
- Encha a seringa com ar puxando o êmbolo de volta à marca do mL que corresponde à dose prescrita. Se você não tiver certeza de qual marca na seringa corresponde à sua dose, pare e chame seu médico ou farmacêutico antes de injetar o medicamento.
- Segure o frasco para injetáveis de peginterferão alfa-2b na vertical sem tocar na parte superior limpa do frasco para injetáveis com as mãos.
- Insira a agulha da seringa no frasco da solução de peginterferão alfa-2b e pressione o êmbolo para injetar ar no frasco.
- Segure o frasco para injetáveis e a seringa e vire lentamente o frasco para injetáveis de cabeça para baixo com a agulha ainda dentro do frasco. Mantenha a ponta da agulha na solução.
- Puxe lentamente o êmbolo da seringa de volta à marca correta para retirar a quantidade de peginterferão alfa-2b que o seu médico prescreveu.
- Puxe a seringa diretamente para fora do frasco. Não toque a agulha em nada.
- Verifique se há bolhas de ar na seringa. Se observar bolhas, segure a seringa com a agulha apontando para cima e bata suavemente na seringa até que as bolhas subam. Em seguida, empurre cuidadosamente o êmbolo da seringa lentamente até que as bolhas desapareçam, sem empurrar nenhuma solução para fora da seringa.
- Escolha um local de injeção e limpe a pele na área com uma compressa embebida em álcool. Espere a área secar.
- Remova a tampa protetora da agulha. Certifique-se de que a manga de segurança da seringa está pressionada firmemente contra a borda da seringa de modo que a agulha fique totalmente exposta.
- Aperte uma prega de 5 centímetros de pele solta no local da injeção. Com a outra mão, pegue a seringa e segure-a como um lápis com a ponta (bisel) da agulha voltada para cima. Empurre a agulha aproximadamente 1/4 de polegada (0,6 centímetros) na pele comprimida em um ângulo de 45 a 90 graus, usando um golpe rápido como um dardo.
- Solte a pele comprimida e use essa mão para ajudar a segurar o corpo da seringa.
- Puxe o êmbolo da seringa ligeiramente para trás. Se o sangue entrar na seringa, a agulha entrou em um vaso sanguíneo. Não injete. Puxe a agulha no mesmo ângulo em que a colocou na pele e descarte a seringa em um recipiente à prova de perfurações. Repita as etapas acima para preparar uma nova dose usando uma nova seringa e um novo frasco. Se não entrar sangue na seringa, injete o medicamento pressionando suavemente o êmbolo até o fim do corpo da seringa.
- Segure uma compressa embebida em álcool perto da agulha e puxe a agulha diretamente para fora da pele. Pressione a compressa embebida em álcool sobre o local da injeção por vários segundos. Não esfregue ou massageie o local da injeção. Se houver sangramento, cubra com um curativo.
- Cubra a seringa com a manga de segurança da mesma forma que cobriu a primeira seringa. (Consulte a Etapa 12 acima.) Descarte a seringa e a agulha em um recipiente à prova de perfurações.
- Duas horas após a injeção, verifique se há vermelhidão, inchaço ou sensibilidade no local da injeção. Se você tiver uma reação na pele e não desaparecer em alguns dias ou se agravar, chame seu médico ou enfermeira.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar peginterferon alfa-2b,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao peginterferon alfa-2b, outros interferons alfa, qualquer outro medicamento ou polietilenoglicol (PEG). Pergunte ao seu médico se não tiver certeza se um medicamento ao qual é alérgico é um interferon alfa.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e metadona (Dolophina, Metadose). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico ou farmacêutico se você já fez um transplante de órgão (cirurgia para substituir uma parte do corpo) ou se você tem ou já teve alguma das condições mencionadas na seção AVISO IMPORTANTE ou qualquer um dos seguintes: problemas de sono, ou problemas com os olhos ou pâncreas.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Peginterferão alfa-2b pode prejudicar o feto ou provocar um aborto espontâneo (perder o bebé). Converse com seu médico sobre o uso de métodos anticoncepcionais enquanto estiver tomando este medicamento. Não deve amamentar enquanto estiver a tomar este medicamento.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar peginterferão alfa-2b.
- deve saber que o peginterferão alfa-2b pode deixá-lo sonolento, tonto ou confuso. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- você deve saber que pode ter sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, dores musculares e dores nas articulações durante o tratamento com peginterferon alfa-2b. Se estes sintomas forem incômodos, pergunte ao seu médico se você deve tomar um redutor de dor e febre sem receita antes de injetar cada dose de peginterferon alfa-2b. Você pode querer injetar peginterferon alfa-2b na hora de dormir para que você possa dormir durante os sintomas.
- planeje descansar bastante e fazer exercícios leves regulares durante o tratamento. Converse com seu médico sobre maneiras seguras de praticar exercícios durante o tratamento.
Beba pelo menos 10 copos cheios de água ou sucos transparentes sem cafeína ou álcool todos os dias durante o tratamento com peginterferon alfa-2b. Tenha especial cuidado para beber líquidos suficientes durante as primeiras semanas de tratamento.
Certifique-se de comer bem durante o tratamento. Se você está com dor de estômago ou não tem apetite, faça lanches saudáveis ou várias refeições menores ao longo do dia.
Se você se lembrar da dose esquecida, o mais tardar no dia seguinte ao do agendamento para injetá-la, injete a dose esquecida assim que se lembrar. Em seguida, injete sua próxima dose no dia regularmente programado para a semana seguinte. Se você não se lembrar da dose esquecida até vários dias, verifique com seu médico sobre o que fazer. Não duplique a próxima dose nem tome mais do que uma dose por semana sem falar com o seu médico.
Peginterferon alfa-2b pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- hematomas, dor, vermelhidão, inchaço, coceira ou irritação no local onde você injetou peginterferon alfa-2b
- náusea
- vomitando
- perda de apetite
- mudança no sabor das coisas
- diarréia
- Prisão de ventre
- azia
- perda de peso
- dor de cabeça
- tontura
- confusão
- queda de cabelo ou afinamento
- coceira
- Dificuldade de concentração
- sentindo frio ou calor o tempo todo
- mudanças em sua pele
- boca seca
- suando
- rubor
- coriza
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- urticária
- dificuldade em engolir
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- batimento cardíaco rápido
- pele pálida
- dor na região lombar
O peginterferão alfa-2b pode causar outros efeitos secundários. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde as canetas injetáveis de peginterferão alfa-2b no frigorífico e não as exponha ao calor. Conserve os frascos de peginterferão alfa-2b em pó à temperatura ambiente e longe do excesso de calor e humidade (não na casa de banho). É melhor injetar a solução de peginterferão alfa-2b em frascos ou canetas injetáveis imediatamente após a mistura. Se necessário, os frascos para injectáveis ou canetas para injecção contendo a solução preparada de peginterferão alfa-2b podem ser conservados no frigorífico até 24 horas. Não congele peginterferão alfa-2b.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Se a vítima não desmaiou, ligue para o médico que prescreveu o medicamento. O médico pode querer examinar a vítima mais de perto e realizar exames laboratoriais.
Não deixe ninguém usar seu medicamento ou qualquer um de seus suprimentos de injeção. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- PEG-Intron®