Adesivo transdérmico de selegilina
Contente
- Para usar os patches, siga estas etapas:
- Antes de usar selegilina transdérmica,
- A selegilina transdérmica pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
Um pequeno número de crianças, adolescentes e adultos jovens (até 24 anos de idade) que tomaram antidepressivos ('elevadores do humor') como a selegilina transdérmica durante os estudos clínicos tornaram-se suicidas (pensando em se machucar ou se matar ou planejando ou tentando fazer tão). Crianças, adolescentes e jovens adultos que tomam antidepressivos para tratar a depressão ou outras doenças mentais podem ter maior probabilidade de se tornarem suicidas do que crianças, adolescentes e jovens adultos que não tomam antidepressivos para tratar essas doenças. No entanto, os especialistas não têm certeza sobre o quão grande é esse risco e quanto ele deve ser considerado ao decidir se uma criança ou adolescente deve tomar um antidepressivo. Crianças com menos de 18 anos normalmente não devem tomar selegilina transdérmica, mas em alguns casos, um médico pode decidir que a selegilina transdérmica é o melhor medicamento para tratar a doença de uma criança.
Você deve saber que sua saúde mental pode mudar de maneiras inesperadas quando você toma selegilina transdérmica ou outros antidepressivos, mesmo se for um adulto com mais de 24 anos. Você pode se tornar suicida, especialmente no início do seu tratamento e a qualquer momento que sua dose for aumentada ou diminuiu. Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: depressão nova ou agravamento; pensar em se machucar ou se matar, ou planejar ou tentar fazer isso; extrema preocupação; agitação; ataques de pânico; dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido; comportamento agressivo; irritabilidade; agindo sem pensar; inquietação severa; e excitação anormal frenética. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico quando você não puder procurar tratamento por conta própria.
O seu médico irá querer vê-lo com frequência enquanto você estiver tomando selegilina transdérmica, especialmente no início do seu tratamento. Certifique-se de manter todas as marcações para consultas com o seu médico.
O médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com selegilina transdérmica. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode obter o Guia de Medicação no site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm.
Não importa a sua idade, antes de tomar um antidepressivo, você, seus pais ou cuidador devem conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios de tratar sua condição com um antidepressivo ou com outros tratamentos. Você também deve falar sobre os riscos e benefícios de não tratar sua condição. Você deve saber que ter depressão ou outra doença mental aumenta muito o risco de se tornar suicida. Este risco é maior se você ou alguém da sua família tem ou já teve transtorno bipolar (humor que muda de deprimido para anormalmente excitado) ou mania (humor frenético, anormalmente excitado) ou pensou ou tentou suicídio. Converse com seu médico sobre sua condição, sintomas e histórico médico pessoal e familiar. Você e seu médico decidirão o tipo de tratamento certo para você.
A selegilina transdérmica é usada para tratar a depressão. A selegilina está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da monoamina oxidase (MAO). Ele age aumentando a quantidade de certas substâncias naturais necessárias para manter o equilíbrio mental.
A selegilina transdérmica é apresentada como um adesivo para aplicação na pele. Geralmente é aplicado uma vez ao dia e deixado no local por 24 horas. Remova o adesivo antigo de selegilina e aplique um novo adesivo na mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use selegilina transdérmica exatamente como dirigido. Não aplique mais adesivos ou aplique adesivos com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico pode começar com uma dose baixa de selegilina transdérmica e aumentar gradualmente a sua dose, não mais frequentemente do que uma vez a cada 2 semanas.
A selegilina transdérmica controla a depressão, mas não a cura. Sua condição pode começar a melhorar depois de usar selegilina transdérmica por uma semana ou mais. No entanto, você deve continuar a usar selegilina transdérmica mesmo que se sinta bem. Não pare de usar selegilina transdérmica sem falar com seu médico.
Aplique adesivos de selegiline na pele seca e lisa em qualquer parte da parte superior do tórax, nas costas (entre o pescoço e a cintura), na parte superior da coxa ou na superfície externa do braço. Escolha uma área onde o adesivo não seja esfregado por roupas apertadas. Não aplique adesivos de selegiline na pele peluda, oleosa, irritada, rachada, com cicatrizes ou calejada.
Depois de aplicar um adesivo selegilina, você deve usá-lo o tempo todo até que esteja pronto para removê-lo e colocar um adesivo novo. Se o adesivo se soltar ou cair antes da hora de substituí-lo, tente pressioná-lo de volta no lugar com os dedos. Se o adesivo não puder ser pressionado de volta, descarte-o e aplique um adesivo novo em uma área diferente. Substitua o adesivo novo no horário de troca do adesivo regularmente programado.
Não corte remendos de selegiline.
Enquanto estiver usando um adesivo selegiline, proteja o adesivo do calor direto, como almofadas térmicas, cobertores elétricos, lâmpadas de aquecimento, saunas, banheiras de hidromassagem e colchões d'água aquecidos. Não exponha o sistema transdérmico à luz solar direta por muito tempo.
Para usar os patches, siga estas etapas:
- Escolha a área onde você aplicará o patch. Lave a área com sabão e água morna. Enxágue todo o sabão e seque a área com uma toalha limpa.
- Abra a bolsa protetora e remova o adesivo.
- Retire o primeiro pedaço de forro do lado adesivo do adesivo. Uma segunda tira de revestimento deve permanecer presa ao remendo.
- Pressione o adesivo firmemente na pele com o lado adesivo voltado para baixo. Tenha cuidado para não tocar no lado adesivo com os dedos.
- Remova a segunda tira do revestimento protetor e pressione o resto do lado adesivo do sistema transdérmico firmemente contra a pele. Certifique-se de que o sistema transdérmico está bem pressionado contra a pele, sem saliências ou dobras, e que está bem fixado.
- Lave as mãos com água e sabão para remover qualquer medicamento que possa ter entrado em contato com elas. Não toque nos olhos antes de lavar as mãos.
- Após 24 horas, retire o adesivo lenta e suavemente. Dobre o sistema transdérmico ao meio com os lados adesivos e descarte-o com segurança, de modo que fique fora do alcance de crianças e animais de estimação. Crianças e animais de estimação podem ser prejudicados se mastigar, brincar ou usar adesivos usados.
- Lave a área que estava sob o adesivo com sabão neutro e água morna para remover qualquer resíduo. Se necessário, você pode usar óleo de bebê ou um pano removedor de adesivo médico para remover resíduos que não saem com água e sabão. Não use álcool, removedor de esmalte ou outros solventes.
- Aplique um novo patch em uma área diferente imediatamente seguindo as etapas 1 a 6.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar selegilina transdérmica,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a selegilina ou qualquer outro medicamento.
- informe o seu médico se você estiver tomando, tiver tomado recentemente ou se planeja tomar qualquer um dos seguintes medicamentos prescritos ou não, produtos à base de plantas ou suplementos nutricionais: anfetaminas (estimulantes, "parte superior"), como anfetaminas (em Adderall), benzfetamina (Didrex), dextroanfetamina (Dexedrina, Dextrostat, em Adderall) e metanfetamina (Desoxyn); antidepressivos como amitriptilina (Elavil) e imipramina (Tofranil); buproprion (Wellbutrin, Zyban); buspirona (BuSpar); carbamazepina (Tegretol); ciclobenzaprina (Flexeril); dextrometorfano (Robitussin); medicamentos para tosse e sintomas de resfriado ou para perda de peso; meperidina (Demerol); metadona (Dolophina); mirtazapina (Remeron); outros inibidores da monoamina oxidase, tais como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina oral (Eldepryl, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate); oxcarbazepina (Trileptal); pentazocina (Talwin); propoxifeno (Darvon); inibidores seletivos da recaptação da serotonina, tais como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft); inibidores seletivos de recaptação de serotonina e norepinefrina (SSNRIs), tais como duloxetina (Cymbalta) e venlafaxina (Effexor); Erva de São João; tramadol (Ultram, em Ultracet); e suplementos de tiramina. O seu médico pode dizer-lhe para não usar selegilina transdérmica até 1 ou mais semanas desde a última vez que tomou um destes medicamentos. Se você parar de usar selegilina transdérmica, seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar nenhum desses medicamentos até pelo menos duas semanas desde que você parou de usar selegilina transdérmica.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos e vitaminas prescritos e não prescritos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- você deve saber que a selegilina pode permanecer no seu corpo por várias semanas após você parar de usar a medicação. Durante as primeiras semanas após o término do seu tratamento, informe o seu médico e farmacêutico que você parou recentemente de usar selegilina antes de começar a tomar qualquer novo medicamento.
- informe o seu médico se você tem ou já teve feocromocitoma (um tumor em uma pequena glândula perto dos rins). O seu médico pode dizer-lhe que não deve usar selegilina transdérmica.
- informe o seu médico se você tiver tendência a ficar tonto ou desmaiar e se tiver ou já teve convulsões, ataque cardíaco ou doença cardíaca.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de selegilina transdérmica, chame seu médico.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está usando selegilina transdérmica
- você deve saber que a selegilina transdérmica pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- converse com seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver usando selegilina transdérmica.
- você deve saber que a selegilina transdérmica pode causar tonturas, desmaios e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isso é mais comum quando você começa a usar selegilina transdérmica. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
Pode ser necessário seguir uma dieta especial durante o tratamento com selegilina transdérmica. Isso depende da força dos patches que você está usando. Se estiver usando o adesivo de 6 mg / 24 horas, você pode continuar sua dieta normal.
Se estiver usando o adesivo de 9 mg / 24 horas ou o adesivo de 12 mg / 24 horas, pode ter uma reação grave se comer alimentos com alto teor de tiramina durante o tratamento. A tiramina é encontrada em muitos alimentos, incluindo carne, frango, peixe ou queijo que foi fumado, envelhecido, armazenado incorretamente ou estragado; certas frutas, vegetais e feijão; bebidas alcoólicas; e produtos de fermento que fermentaram. O seu médico ou nutricionista dirá quais alimentos você deve evitar completamente e quais alimentos você pode comer em pequenas quantidades. Siga estas instruções cuidadosamente. Pergunte ao seu médico ou nutricionista se tiver alguma dúvida sobre o que pode comer e beber durante o tratamento.
Se você se esquecer de trocar o adesivo após 24 horas, remova o adesivo antigo, aplique um novo adesivo assim que se lembrar e continue com seu esquema posológico regular. Não aplique um adesivo extra para compensar uma dose esquecida.
A selegilina transdérmica pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- vermelhidão da área onde você aplicou o patch
- diarréia
- azia
- boca seca
- perda de peso
- irritação na pele
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- dor de cabeça severa
- batimento cardíaco rápido, lento ou acelerado
- dor no peito
- pescoço rígido ou dolorido
- náusea
- vomitando
- suando
- confusão
- pupilas dilatadas (círculos pretos no meio dos olhos)
- sensibilidade dos olhos à luz
A selegilina transdérmica pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Armazene os adesivos em suas bolsas protetoras e não abra uma bolsa até que esteja pronto para aplicar o adesivo.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente.Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- sonolência
- tontura
- desmaio
- irritabilidade
- hiperatividade
- agitação
- dor de cabeça severa
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- aperto da mandíbula
- rigidez e arqueamento das costas
- apreensões
- coma (perda de consciência por um período de tempo)
- pulso rápido e irregular
- dor no peito
- respiração lenta
- suando
- febre
- pele fria e úmida
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Emsam®