O que fazer com cólicas abdominais após uma IUI
Contente
A inseminação intra-uterina (IUI) é um procedimento comum de tratamento de fertilidade. Mulheres em relacionamentos do mesmo sexo que desejam iniciar uma família geralmente recorrem à IUI como uma opção.
Neste procedimento, as células espermáticas especialmente lavadas e classificadas, do parceiro masculino ou de um doador de esperma, são colocadas através de um cateter. Eles são inseridos diretamente no útero.
Este tratamento oferece vários benefícios. Coloca um grande número de espermatozóides concentrados diretamente no útero. Isso facilita muito o acesso às trompas de falópio e ao ovo, o que aumenta a chance de fertilização. Também ajuda o esperma a contornar o muco cervical, facilitando o acesso ao óvulo.
A IUI é normalmente realizada na época da ovulação. Alguns médicos lhe darão medicamentos para ajudá-lo a ovular, enquanto outros trabalharão com seu próprio ciclo natural. Isso dependerá do seu histórico médico e dos resultados da sua análise de fertilidade.
O que esperar durante uma IUI
O seu médico lhe dirá quando chegar à clínica para o seu procedimento. Se o seu parceiro está produzindo esperma, ele pode ser solicitado a chegar algumas horas antes da sua consulta para a coleta.
Às vezes, ele pode coletar em casa e levar o esperma para o escritório em um recipiente especial. Pergunte ao seu médico para obter mais instruções sobre isso.
Quando você chegar ao escritório, será levado a uma sala de exames e solicitado a se despir da cintura para baixo. A equipe deve fornecer uma cortina para colocar sobre o seu colo.
A enfermeira ou assistente médico trará o esperma para a sala de exames e solicitará que você verifique o nome e a data de nascimento na amostra. Isso garante que o espermatozóide correto esteja sendo usado para a inseminação. A equipe pode revisar seus formulários de consentimento se ainda não tiverem sido assinados.
Quando o médico entrar, eles verificarão novamente seu nome e o nome na amostra de esperma. Eles coletam a amostra de esperma em uma seringa pequena e anexam um cateter fino ao final da seringa. O médico irá inserir um espéculo na vagina para visualizar seu colo do útero.
Em seguida, eles usam cotonetes gigantes para limpar suavemente o muco extra do colo do útero. O médico irá inserir o cateter através do colo do útero e no útero. Uma vez colocado, o êmbolo da seringa será pressionado para empurrar o espermatozóide para o útero.
O médico removerá o cateter e o espéculo. Eles permitem que você descanse por 10 a 20 minutos.
Após o seu IUI
O seu médico fornecerá instruções específicas sobre o que esperar após sua IUI.
Você provavelmente poderá voltar ao trabalho, se necessário, após o procedimento, mas verifique com seu médico.
Causas de cólicas após IUI
Muitas mulheres experimentam cólicas durante ou após uma IUI. Isso é muito comum e pode ser causado pelo seguinte:
- As cólicas durante a IUI geralmente acontecem quando o cateter é passado pelo colo do útero e enquanto o esperma é injetado. Essa cãibra geralmente dura pouco. Deve desaparecer assim que o médico remover o cateter.
- Algumas mulheres sofrem cólicas após IUI. Às vezes, o cateter pode irritar o útero, o que também pode causar cólicas leves.
- A ovulação também pode causar cólicas abdominais. Se você estiver ovulando vários folículos, geralmente de tomar medicamentos para induzir a ovulação, isso pode piorar a dor ou as cólicas da ovulação.
- Cólicas alguns dias após a IUI às vezes podem sinalizar implantação, ou pode indicar que seu corpo está se preparando para o período. Isso não significa que você definitivamente está ou não está grávida.
The Takeaway
Na maioria dos casos, as cólicas após uma IUI não são muito dolorosas. Tomar Tylenol é geralmente o analgésico preferido porque é seguro para a gravidez. Você também deve descansar o máximo que puder.
Entre em contato com seu médico se sua cólica for grave ou acompanhada de outros sintomas como febre ou corrimento vaginal anormal.