Vacina Tifóide
A febre tifóide (febre tifóide) é uma doença grave. É causado por uma bactéria chamada Salmonella Typhi. A febre tifóide causa febre alta, fadiga, fraqueza, dores de estômago, dor de cabeça, perda de apetite e, às vezes, erupção na pele. Se não for tratada, pode matar até 30% das pessoas que a contraem. Algumas pessoas que contraem febre tifóide tornam-se "portadoras", que podem espalhar a doença para outras pessoas. Geralmente, as pessoas contraem febre tifóide devido a alimentos ou água contaminados. A febre tifóide é rara nos EUA, e a maioria dos cidadãos americanos que contraem a doença a contraem durante a viagem. A febre tifóide atinge cerca de 21 milhões de pessoas por ano em todo o mundo e mata cerca de 200.000.
A vacina contra febre tifóide pode prevenir a febre tifóide. Existem duas vacinas para prevenir a febre tifóide. Uma é uma vacina inativada (morta) administrada por injeção. A outra é uma vacina viva atenuada (enfraquecida) que é administrada por via oral (pela boca).
A vacinação tifóide de rotina não é recomendada nos Estados Unidos, mas a vacina tifóide é recomendada para:
- Viajantes para partes do mundo onde a febre tifóide é comum. (NOTA: a vacina contra a febre tifóide não é 100% eficaz e não substitui o cuidado com o que come ou bebe).
- Pessoas em contato próximo com um portador de febre tifóide.
- Trabalhadores de laboratório que trabalham com Salmonella Bactéria Typhi.
Vacina tifóide inativada (injeção)
- Uma dose fornece proteção. Deve ser administrada pelo menos 2 semanas antes da viagem para permitir que a vacina tenha efeito.
- Uma dose de reforço é necessária a cada 2 anos para pessoas que permanecem em risco.
Vacina tifóide viva (oral)
- Quatro doses: uma cápsula em dias alternados durante uma semana (dia 1, dia 3, dia 5 e dia 7). A última dose deve ser administrada pelo menos 1 semana antes da viagem para permitir que a vacina atue.
- Engula cada dose cerca de uma hora antes de uma refeição com uma bebida fria ou morna. Não mastigue a cápsula.
- Uma dose de reforço é necessária a cada 5 anos para pessoas que permanecem em risco. Qualquer uma das vacinas pode ser administrada com segurança ao mesmo tempo que as outras vacinas.
Vacina tifóide inativada (injeção)
- Não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos de idade.
- Qualquer pessoa que já teve uma reação grave a uma dose anterior desta vacina não deve receber outra dose.
- Qualquer pessoa com alergia grave a qualquer componente desta vacina não deve tomá-la. Informe o seu médico se você tem alguma alergia grave.
- Qualquer pessoa que esteja moderada ou gravemente doente na hora marcada para a injeção deve esperar até se recuperar antes de receber a vacina.
Vacina tifóide viva (oral)
- Não deve ser administrado a crianças com menos de 6 anos de idade.
- Qualquer pessoa que já teve uma reação grave a uma dose anterior desta vacina não deve receber outra dose.
- Qualquer pessoa com alergia grave a qualquer componente desta vacina não deve tomá-la. Informe o seu médico se você tem alguma alergia grave.
- Qualquer pessoa que esteja moderada ou gravemente doente no momento em que a vacina é agendada deve esperar até se recuperar antes de tomá-la. Informe o seu médico se você tiver uma doença que envolva vômitos ou diarreia.
- Qualquer pessoa cujo sistema imunológico esteja enfraquecido não deve tomar esta vacina. Eles deveriam tomar a vacina contra a febre tifóide. Isso inclui qualquer pessoa que: tenha HIV / AIDS ou outra doença que afete o sistema imunológico, esteja sendo tratada com medicamentos que afetam o sistema imunológico, como esteróides por 2 semanas ou mais, tenha qualquer tipo de câncer ou esteja fazendo tratamento contra o câncer com radiação ou drogas.
- A vacina oral contra a febre tifóide não deve ser administrada até pelo menos 3 dias após a ingestão de certos antibióticos.
Peça mais informações ao seu médico.
Como qualquer medicamento, a vacina pode causar um problema sério, como uma reação alérgica grave. O risco da vacina contra a febre tifóide causar danos graves ou morte é extremamente pequeno. Problemas sérios com as vacinas contra tifóide são muito raros.
Vacina tifóide inativada (injeção)
Reações leves
- Febre (até cerca de 1 pessoa em 100)
- Dor de cabeça (até cerca de 1 pessoa em 30)
- Vermelhidão ou inchaço no local da injeção (até cerca de 1 pessoa em 15)
Vacina tifóide viva (oral)
Reações leves
- Febre ou dor de cabeça (até cerca de 1 pessoa em 20)
- Dor de estômago, náuseas, vômitos, erupção na pele (raro)
O que devo procurar?
- Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou alterações de comportamento. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço do rosto e da garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura, e fraqueza. Isso começaria alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
O que devo fazer?
- Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para 9-1-1 ou leve a pessoa ao hospital mais próximo. Caso contrário, chame seu médico.
- Posteriormente, a reação deve ser relatada ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina (VAERS). O seu médico pode apresentar este relatório ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.
VAERS é apenas para relatar reações. Eles não dão conselhos médicos.
- Pergunte ao seu médico.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines/vpd-vac/ febre tifóide / default.htm.
Declaração de informações sobre a vacina contra febre tifóide. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 29/05/2012.
- Vivotif®
- Typhim VI®