Injeção de Fulvestrant
Contente
- Antes de receber fulvestrant,
- Fulvestrant pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
A injeção de fulvestrant é usada sozinho ou em combinação com ribociclib (Kisqali®) para tratar um certo tipo de receptor de hormônio positivo, câncer de mama avançado (câncer de mama que depende de hormônios como o estrogênio para crescer) ou câncer de mama se espalhou para outras partes do corpo em mulheres que tiveram menopausa (mudança de vida; fim menstrual) e não foram previamente tratadas com um medicamento antiestrogênio, como tamoxifeno (Nolvadex). A injeção de fulvestrant também é usada isoladamente ou em combinação com ribociclib (Kisqali®) para tratar receptor hormonal positivo, câncer de mama avançado ou câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo em mulheres que passaram pela menopausa e cujo câncer de mama piorou após serem tratadas com um medicamento antiestrogênio, como o tamoxifeno. A injeção de fulvestrant também é usada em combinação com palbociclib (Ibrance®) ou abemaciclib (Verzenio®) para tratar câncer de mama avançado positivo para receptor de hormônio em mulheres cujo câncer de mama se espalhou para outras partes do corpo e piorou depois de serem tratadas com medicamentos antiestrogênicos, como o tamoxifeno. Fulvestrant está em uma classe de medicamentos chamados antagonistas dos receptores de estrogênio. Ele age bloqueando a ação do estrogênio nas células cancerosas. Isso pode retardar ou interromper o crescimento de alguns tumores de mama que precisam de estrogênio para crescer.
O fulvestrant é apresentado em solução (líquido) para ser injetado lentamente durante 1 a 2 minutos no músculo das nádegas. Fulvestrant é administrado por um médico ou enfermeiro em um consultório médico. Geralmente, é administrado uma vez a cada 2 semanas nas primeiras 3 doses (dias 1, 15 e 29) e, posteriormente, uma vez por mês. Você receberá sua dose de medicamento em duas injeções separadas (uma em cada nádega).
Peça ao seu médico ou farmacêutico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber fulvestrant,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao fulvestrant, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de fulvestrant. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Não se esqueça de mencionar os anticoagulantes (anticoagulantes) como a varfarina (Coumadin, Jantoven). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve problemas de sangramento ou doença hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Não deve engravidar enquanto estiver a receber fulvestrant e durante pelo menos 1 ano após a administração da última dose. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que você pode usar durante o tratamento. O seu médico também pode verificar se você está grávida até 7 dias antes de iniciar o tratamento. Informe o seu médico se engravidar durante o tratamento com fulvestrant. Fulvestrant pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver amamentando. Não deve amamentar durante o seu tratamento com fulvestrant e durante 1 ano após receber a dose final.
- você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade em homens e mulheres. Converse com seu médico sobre os riscos de receber fulvestrant.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você faltar a uma consulta para receber uma dose de fulvestrant, ligue para o seu médico o mais rápido possível.
Fulvestrant pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- Prisão de ventre
- diarréia
- dor de estômago
- perda de apetite
- dor de garganta
- aftas
- fraqueza
- ondas de calor ou rubor
- dor de cabeça
- dor nos ossos, articulações ou nas costas
- dor, vermelhidão ou inchaço no local onde o medicamento foi injetado
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- tontura
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- depressão
- ansiedade
- nervosismo
- sensação de dormência, formigamento, picada ou queimação na pele
- suando
- sangramento vaginal anormal
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- falta de ar
- dor no peito
- urticária
- irritação na pele
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios ou olhos
- dor na parte inferior das costas ou pernas
- dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas
- dor na parte superior direita do estômago
- amarelecimento da pele ou olhos
- dor ou queimação ao urinar
O fulvestrant pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está recebendo fulvestrant.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Faslodex®