Raltegravir
Contente
- Antes de tomar raltegravir,
- O raltegravir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
Raltegravir é usado junto com outros medicamentos para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em adultos e crianças que pesam pelo menos 4,5 libras (2 kg). O raltegravir está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da integrase do HIV. Atua diminuindo a quantidade de HIV no sangue. Embora o raltegravir não cure o HIV, ele pode diminuir sua chance de desenvolver a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e doenças relacionadas ao HIV, como infecções graves ou câncer. Tomar esses medicamentos junto com a prática de sexo seguro e fazer outras mudanças no estilo de vida pode diminuir o risco de transmissão (disseminação) do vírus HIV a outras pessoas.
O raltegravir é apresentado na forma de comprimido, comprimido para mastigar e granulado para suspensão oral para administração oral. Raltegravir (Isentress®) comprimidos, comprimidos para mastigar e suspensão oral são geralmente tomados com ou sem alimentos, duas vezes ao dia. Raltegravir (Isentress® Os comprimidos HD) são geralmente tomados com ou sem alimentos uma vez por dia. Tome raltegravir à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome raltegravir exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos inteiros; não divida, mastigue ou amasse. Se estiver a tomar os comprimidos para mastigar, pode mastigar ou engoli-los inteiros.
Para crianças com dificuldade para mastigar, os comprimidos para mastigar podem ser triturados e misturados com 1 colher de chá (5 mL) de um líquido como água, suco ou leite materno em um copo limpo. Os comprimidos absorvem o líquido e se desfazem em 2 minutos. Usando uma colher, esmague os pedaços restantes dos comprimidos. Beba a mistura imediatamente. Se restar algum medicamento no copo, adicione outra colher de chá (5 mL) de líquido, agite e retire imediatamente.
Antes de tomar raltegravir suspensão oral pela primeira vez, leia as instruções escritas que a acompanham, que descrevem como preparar o medicamento. Esvazie o conteúdo de um pacote de grânulos no copo de mistura e adicione 2 colheres de chá (10 mL) de água. Agite suavemente o conteúdo no copo de mistura por 45 segundos; não agite. Use a seringa doseadora fornecida para medir a quantidade de medicamento que o seu médico prescreveu. Use a mistura dentro de 30 minutos após a preparação e descarte qualquer suspensão restante.
Continue a tomar raltegravir mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar raltegravir ou seus outros medicamentos anti-HIV sem falar com seu médico. Se você parar de tomar raltegravir ou pular doses, sua condição pode piorar e o vírus pode se tornar resistente ao tratamento.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar raltegravir,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao raltegravir, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos produtos com raltegravir. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antiácidos contendo cálcio, magnésio ou alumínio (Maalox, Mylanta, Tums, outros); carbamazepina (Equetro, Tegretol, Teril); medicamentos para baixar o colesterol (estatinas), como atorvastatina (Lipitor, em Caduet), fluvastatina (Lescol), lovastatina (Altoprev), pravastatina (Pravachol), rosuvastatina (Crestor) e sinvastatina (Zocor, em Vytorin); etravirina (Intelence); fenofibrato (Antara, Lipofen, Tricor, outros); gemfibrozil (Lopid); fenobarbital; fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater), tipranavir (Aptivus) com ritonavir (Norvir); e zidovudina (Retrovir, outros). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você está sendo tratado com diálise (tratamento médico para limpar o sangue quando os rins não estão funcionando corretamente), ou se você tem ou já teve hepatite, colesterol alto ou triglicerídeos (substâncias gordurosas no sangue), doença muscular ou inchaço dos músculos ou rabdomiólise (uma condição do músculo esquelético).
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando raltegravir, chame seu médico. Informe o seu médico se estiver a amamentar ou se planeia amamentar. Você não deve amamentar se estiver infectado pelo HIV ou se estiver tomando raltegravir.
- se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que os comprimidos para mastigar contêm aspartame que forma fenilalanina.
- você deve saber que enquanto você está tomando medicamentos para tratar a infecção pelo HIV, seu sistema imunológico pode ficar mais forte e começar a lutar contra outras infecções que já estavam em seu corpo. Isso pode fazer com que você desenvolva sintomas dessas infecções. Se tiver novos sintomas ou agravamento dos sintomas durante o tratamento com raltegravir.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome dois comprimidos de raltegravir ao mesmo tempo para compensar uma dose esquecida.
O raltegravir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- gás
- dor de estômago
- azia
- insônia
- sonhos anormais
- depressão
- dor de cabeça
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- dor muscular ou sensibilidade
- fraqueza muscular
- urina escura ou cor de cola
- dor no peito ou pressão
- irritação na pele
- febre
- bolhas na pele ou descamação
- urticária
- coceira
- inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, garganta, mãos, pés, tornozelos ou braços
- dificuldade em respirar ou engolir
- Cansaço extremo
- lesões na boca
- olhos vermelhos, coceira ou inchados
- dor na parte superior direita do estômago
- amarelecimento da pele ou olhos
- fezes claras
- náusea
- vomitando
- perda de apetite
- batimento cardíaco rápido
- falta de ar
- febre, dor de garganta, tosse, calafrios e outros sinais de infecção
- falta de energia
- ganho de peso inexplicável
- diminuição na quantidade de urina
- inchaço ao redor dos pés, tornozelos ou pernas
- sonolência
O raltegravir pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Não remova o dessecante (pequeno pacote incluído com os comprimidos para absorver a umidade) do seu frasco.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Marque todas as consultas com o seu médico e com o laboratório enquanto estiver a tomar raltegravir. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao raltegravir.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação.
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Isentress®
- Isentress® HD