Injeção de trióxido de arsênio
Contente
- Antes de receber a injeção de trióxido de arsênio,
- A injeção de trióxido de arsênio pode causar um aumento do açúcar no sangue. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue):
- Se os níveis elevados de açúcar no sangue não forem tratados, pode desenvolver-se uma doença grave com risco de vida chamada cetoacidose diabética. Procure atendimento médico imediatamente se tiver algum destes sintomas:
- A injeção de trióxido de arsênio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O trióxido de arsênio deve ser administrado apenas sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento de pessoas com leucemia (câncer dos glóbulos brancos).
O trióxido de arsênio pode causar um grupo de sintomas graves ou com risco de vida, denominado síndrome de diferenciação APL. O seu médico irá monitorá-lo cuidadosamente para ver se está a desenvolver esta síndrome. O seu médico pode pedir-lhe para se pesar todos os dias durante as primeiras semanas de tratamento porque o aumento de peso é um sintoma da síndrome de diferenciação APL. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, ganho de peso, falta de ar, respiração difícil, dor no peito ou tosse. Ao primeiro sinal de que você está desenvolvendo a síndrome de diferenciação APL, seu médico prescreverá um ou mais medicamentos para tratar a síndrome.
O trióxido de arsênio pode causar prolongamento do intervalo QT (os músculos do coração demoram mais para recarregar entre os batimentos devido a distúrbios elétricos), o que pode causar problemas graves ou potencialmente fatais do ritmo cardíaco. Antes de iniciar o tratamento com trióxido de arsênio, seu médico pedirá um eletrocardiograma (ECG; teste que registra a atividade elétrica do coração) e outros testes para ver se você já tem um distúrbio elétrico no coração ou se está sob risco maior do que o normal de desenvolver esta condição. O seu médico irá monitorá-lo de perto e solicitará um ECG e outros testes durante o seu tratamento com trióxido de arsênio. Informe o seu médico se você tem ou já teve prolongamento do intervalo QT, insuficiência cardíaca, batimento cardíaco irregular ou níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue. Informe também o seu médico se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: amiodarona (Nexterona, Pacerona), anfotericina (Abelcet, Amphotec, Fungizona), cisaprida (Propulsido), disopiramida (Norpace), diuréticos ('pílulas de água'), dofetilida ( Tikosyn), eritromicina (EES, E-Mycin, Eritrocina), moxifloxacina (Avelox), pimozida (Orap), procainamida (Procanbid, Pronestil), quinidina (Quinidex), sotalol (Betapace, Betapace AF), esparidazina (Zioragamoxacina) (Mellaril) e ziprasidona (Geodon). Chame seu médico imediatamente se você tiver um batimento cardíaco irregular ou rápido ou se desmaiar durante o tratamento com trióxido de arsênio.
A injeção de trióxido de arsênio pode causar encefalopatia (confusão, problemas de memória e outras dificuldades causadas por função cerebral anormal). Informe o seu médico se bebe ou se alguma vez bebeu grandes quantidades de álcool, se tem síndrome de má absorção (problemas de absorção de alimentos), deficiência nutricional ou se está a tomar furosemida (Lasix). Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: confusão; perda de consciência; convulsões; mudanças na fala; problemas de coordenação, equilíbrio ou caminhada; ou alterações visuais, como diminuição da percepção visual, problemas de leitura ou visão dupla. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves para que possam procurar tratamento caso você não consiga telefonar por conta própria.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes antes e depois para verificar a resposta do seu corpo ao trióxido de arsênio.
Converse com seu médico sobre os riscos de tomar trióxido de arsênio.
O trióxido de arsênio é usado em combinação com a tretinoína para tratar a leucemia promielocítica aguda (APL; um tipo de câncer no qual há muitas células sanguíneas imaturas no sangue e na medula óssea) em certas pessoas como primeiro tratamento. Também é usado para tratar APL em certas pessoas que não foram ajudadas por outros tipos de quimioterapia ou cuja condição melhorou, mas piorou após o tratamento com um retinoide e outros tipos de tratamento (s) de quimioterapia. O trióxido de arsênio está em uma classe de medicamentos chamados antineoplásicos. Ele age diminuindo ou interrompendo o crescimento das células cancerosas.
O trióxido de arsênico é apresentado como uma solução (líquido) para ser injetado na veia por um médico ou enfermeiro em um consultório médico ou clínica. O trióxido de arsênio é geralmente injetado durante 1 a 2 horas, mas pode ser injetado por até 4 horas se ocorrerem efeitos colaterais durante a infusão. Geralmente é administrado uma vez ao dia por um período específico de tempo.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de trióxido de arsênio,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao trióxido de arsênio, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de trióxido de arsênio. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se planeja ser pai de uma criança. Se você for mulher, precisará fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e usar métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez durante o tratamento e por pelo menos 6 meses após a última dose. Se você for homem, você e sua parceira devem usar métodos anticoncepcionais eficazes enquanto estiverem recebendo a injeção de trióxido de arsênio e por 3 meses após a última dose. Se você ou sua parceira engravidar durante o uso deste medicamento, chame seu médico. Converse com seu médico sobre o uso de métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez durante o tratamento com trióxido de arsênio. O trióxido de arsênico pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver amamentando.O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não amamentar durante o seu tratamento e 2 semanas após a sua última dose.
- você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade nos homens. Converse com seu médico sobre os riscos de receber trióxido de arsênio.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que está a receber trióxido de arsénio.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção de trióxido de arsênio pode causar um aumento do açúcar no sangue. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue):
- sede extrema
- micção frequente
- fome extrema
- fraqueza
- visão embaçada
Se os níveis elevados de açúcar no sangue não forem tratados, pode desenvolver-se uma doença grave com risco de vida chamada cetoacidose diabética. Procure atendimento médico imediatamente se tiver algum destes sintomas:
- boca seca
- nausea e vomito
- falta de ar
- hálito que cheira frutado
- consciência diminuída
A injeção de trióxido de arsênio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- cansaço excessivo
- tontura
- dor de cabeça
- diarréia
- inchaço dos braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
- irritação na pele
- coceira
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- hematoma ou sangramento incomum
- vômito com sangue ou que pareça borra de café
- fezes que são pretas e alcatroadas ou que contêm sangue vermelho brilhante
- diminuição da micção
- urticária
A injeção de trióxido de arsênio pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- apreensões
- fraqueza muscular
- confusão
Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre a injeção de trióxido de arsênio.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Trisenox®