Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 7 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Injeção de mitoxantrona - Medicamento
Injeção de mitoxantrona - Medicamento

Contente

A mitoxantrona deve ser administrada apenas sob a supervisão de um médico com experiência no uso de medicamentos de quimioterapia.

A mitoxantrona pode causar uma diminuição do número de glóbulos brancos no sangue. O seu médico pedirá análises laboratoriais regularmente antes e durante o seu tratamento para verificar se o número de glóbulos brancos no seu corpo diminuiu. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, calafrios, dor de garganta, tosse, micção frequente ou dolorida ou outros sinais de infecção.

A injeção de mitoxantrona pode causar danos ao coração em qualquer momento durante o tratamento ou meses a anos após o término do tratamento. Este dano cardíaco pode ser sério e pode causar a morte e pode ocorrer mesmo em pessoas sem nenhum risco de doença cardíaca. O seu médico irá examiná-lo e realizar alguns testes para verificar se o seu coração está funcionando bem antes de iniciar o tratamento com mitoxantrona e se você mostra quaisquer sinais de problemas cardíacos. Se você estiver usando injeção de mitoxantrona para esclerose múltipla (EM; uma condição em que os nervos não funcionam corretamente, causando sintomas como fraqueza; dormência; perda de coordenação muscular; e problemas de visão, fala e controle da bexiga), seu médico irá também realizar alguns testes antes de cada dose de injeção de mitoxantrona e anualmente após ter concluído o seu tratamento. Esses testes podem incluir um eletrocardiograma (ECG; teste que registra a atividade elétrica do coração) e um ecocardiograma (teste que usa ondas sonoras para medir a capacidade do seu coração de bombear sangue). O seu médico pode dizer-lhe que não deve receber este medicamento se os testes mostrarem que a capacidade do seu coração de bombear sangue diminuiu. Informe o seu médico se você tem ou já teve qualquer tipo de doença cardíaca ou terapia de radiação (raio-x) na área do tórax. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando ou já recebeu certos medicamentos de quimioterapia contra o câncer, como daunorrubicina (Cerubidina), doxorrubicina (Doxil), epirrubicina (Ellence) ou idarrubicina (Idamicina), ou se você já foi tratado com mitoxantrona em o passado. O risco de danos ao coração pode depender da quantidade total de mitoxantrona administrada a uma pessoa ao longo da vida, portanto, seu médico provavelmente limitará o número total de doses que você receberá se estiver usando este medicamento para EM. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: dificuldade em respirar, dor no peito, inchaço das pernas ou tornozelos, ou batimento cardíaco irregular ou acelerado.


A mitoxantrona pode aumentar o risco de desenvolver leucemia (câncer dos glóbulos brancos), especialmente quando administrada em altas doses ou junto com outros medicamentos quimioterápicos.

Converse com seu médico sobre os riscos do uso de injeção de mitoxantrona.

A injeção de mitoxantrona é usada em adultos com várias formas de esclerose múltipla (EM; uma doença em que os nervos não funcionam adequadamente e as pessoas podem sentir fraqueza, dormência, perda de coordenação muscular e problemas de visão, fala e controle da bexiga), incluindo Os seguintes:

  • formas recorrentes-remitentes (curso da doença em que os sintomas surgem de vez em quando), ou
  • recaída progressiva (curso da doença com recidivas ocasionais), ou
  • formas progressivas secundárias (curso da doença em que as recidivas ocorrem com mais frequência).

A injeção de mitoxantrona também é usada junto com medicamentos esteróides para aliviar a dor em pessoas com câncer de próstata avançado que não responderam a outros medicamentos. A injeção de mitoxantrona também é usada com outros medicamentos para tratar certos tipos de leucemia. A injeção de mitoxantrona está em uma classe de medicamentos chamados antracenedionas. A mitoxantrona trata a esclerose múltipla impedindo que certas células do sistema imunológico atinjam o cérebro e a medula espinhal, causando danos. A mitoxantrona trata o câncer, interrompendo o crescimento e a disseminação das células cancerosas.


A injeção de mitoxantrona é um líquido a ser administrado por via intravenosa (em uma veia) por um médico ou enfermeiro em um hospital ou clínica. Quando a injeção de mitoxantrona é usada para tratar a EM, geralmente é administrada uma vez a cada 3 meses por cerca de 2 a 3 anos (para um total de 8 a 12 doses). Quando a injeção de mitoxantrona é usada para tratar o câncer de próstata, geralmente é administrada uma vez a cada 21 dias. Quando a injeção de mitoxantrona é usada para tratar a leucemia, você continuará a receber este medicamento com base na sua condição e na forma como responde ao tratamento.

Se você estiver usando uma injeção de mitoxantrona para a EM, deve saber que ela controla a EM, mas não a cura. Continue a receber tratamentos mesmo que se sinta bem. Fale com o seu médico se já não quiser receber tratamento com injeção de mitoxantrona.

Se você estiver usando injeção de mitoxantrona para EM, peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

A injeção de mitoxantrona também é às vezes usada para tratar o linfoma não-Hodgkin (NHL; câncer que começa em um tipo de glóbulo branco que normalmente combate infecções). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a injeção de mitoxantrona,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de mitoxantrona, qualquer outro medicamento, sulfitos ou qualquer um dos outros ingredientes na injeção de mitoxantrona. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve problemas de coagulação do sangue, anemia (diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue) ou doença hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Você não deve engravidar enquanto estiver usando a injeção de mitoxantrona. Converse com seu médico sobre métodos eficazes de controle de natalidade que você pode usar durante o tratamento. Se você engravidar durante o uso de injeção de mitoxantrona, chame seu médico imediatamente. A injeção de mitoxantrona pode prejudicar o feto. Se você estiver usando uma injeção de mitoxantrona para tratar a EM, mesmo se estiver usando um método anticoncepcional, seu médico deve lhe dar um teste de gravidez antes de cada tratamento. Você deve ter um teste de gravidez negativo antes do início de cada tratamento.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Não amamente enquanto estiver usando a injeção de mitoxantrona.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a utilizar uma injeção de mitoxantrona.
  • você deve saber que a injeção de mitoxantrona é de cor azul escura e pode fazer com que as partes brancas dos seus olhos tenham uma leve coloração azul por alguns dias após receber cada dose. Também pode alterar a cor da urina para uma cor azul esverdeada por cerca de 24 horas após a administração da dose.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Ligue para o seu médico imediatamente se não puder comparecer a uma consulta para receber uma dose de injeção de mitoxantrona.

A injeção de mitoxantrona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • Prisão de ventre
  • azia
  • perda de apetite
  • feridas na boca e língua
  • nariz escorrendo ou entupido
  • afinamento ou perda de cabelo
  • mudanças na área ao redor ou sob as unhas dos pés e dos pés
  • períodos menstruais perdidos ou irregulares
  • Cansaço extremo
  • fraqueza
  • dor de cabeça
  • dor nas costas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • sangramento ou hematoma incomum
  • pequenos pontos vermelhos ou roxos na pele
  • urticária
  • coceira
  • irritação na pele
  • dificuldade em engolir
  • falta de ar
  • desmaio
  • tontura
  • pele pálida
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • apreensões
  • vermelhidão, dor, inchaço, queimação ou descoloração azul no local onde a injeção foi aplicada

A injeção de mitoxantrona pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de mitoxantrona.

Pergunte ao seu farmacêutico todas as perguntas que você tem sobre a injeção de mitoxantrona.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Novantrone®
  • DHAD

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/10/2019

Interessante

O que é doença descompressiva e como ela acontece?

O que é doença descompressiva e como ela acontece?

A doença decompreiva é um tipo de leão que ocorre quando há uma rápida diminuição da preão ao redor do corpo. Geralmente ocorre em mergulhadore de água pro...
Perguntas e respostas de especialistas: Compreendendo a síndrome das pernas inquietas

Perguntas e respostas de especialistas: Compreendendo a síndrome das pernas inquietas

O Dr. Nitun Verma é o médico líder em medicina do ono na área da Baía de ão Francico, diretor do Wahington Townhip Center for leep Diorder em Fremont, Califórnia, e ...