Granissetron adesivo transdérmico
Contente
- Para aplicar o patch, siga estas etapas:
- Antes de usar granissetron transdérmico,
- O granissetrom transdérmico pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou procure tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Os adesivos transdérmicos de granissetrom são usados para prevenir náuseas e vômitos causados pela quimioterapia. Granissetron está em uma classe de medicamentos chamados 5HT3 inibidores. Ele age bloqueando a serotonina, uma substância natural do corpo que causa náuseas e vômitos.
Granissetron transdérmico é apresentado como um adesivo para aplicação na pele. Geralmente é aplicado 24 a 48 horas antes do início da quimioterapia. O adesivo deve ser deixado no local por pelo menos 24 horas após o término da quimioterapia, mas não deve ser usado continuamente por mais de um total de 7 dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Aplique granissetrom transdérmico exatamente como dirigido. Não aplique mais adesivos ou aplique os adesivos com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Você deve aplicar o adesivo de granissetron na parte externa do braço. Certifique-se de que a pele na área onde pretende aplicar o adesivo esteja limpa, seca e saudável. Não aplique o adesivo em pele vermelha, seca ou descamada, irritada ou oleosa. Também não aplique o adesivo na pele que você raspou recentemente ou tratou com cremes, pós, loções, óleos ou outros produtos para a pele.
Depois de aplicar o adesivo de granissetron, você deve usá-lo o tempo todo até o horário programado para removê-lo. Você pode tomar banho ou tomar banho normalmente enquanto usa o adesivo, mas não deve mergulhar o adesivo em água por longos períodos de tempo. Evite nadar, fazer exercícios extenuantes e usar saunas ou banheiras de hidromassagem enquanto estiver usando o adesivo.
Se o adesivo se soltar antes do momento de removê-lo, você pode aplicar fita adesiva médica ou curativos cirúrgicos ao redor das bordas do adesivo para mantê-lo no lugar. Não cubra todo o remendo com bandagens ou fita adesiva e não enrole bandagens ou fita adesiva em todo o braço. Ligue para o seu médico se o adesivo sair mais da metade ou se estiver danificado.
Para aplicar o patch, siga estas etapas:
- Retire a embalagem de alumínio da caixa. Rasgue a bolsa de alumínio na fenda e remova o adesivo.Cada remendo é colado em um revestimento de plástico fino e um filme plástico rígido separado. Não abra a bolsa com antecedência, porque você deve aplicar o adesivo assim que removê-lo da bolsa. Não tente cortar o remendo em pedaços.
- Retire o fino revestimento plástico do lado impresso do remendo. Jogue o forro fora.
- Dobre o adesivo no meio para que você possa remover um pedaço do filme plástico do lado adesivo do adesivo. Tenha cuidado para não colar o sistema transdérmico ou tocar na parte adesiva do sistema transdérmico com os dedos.
- Segure a parte do sistema transdérmico que ainda está coberta com o filme plástico e aplique o lado adesivo na pele.
- Dobre o remendo para trás e remova o segundo pedaço de filme plástico. Pressione todo o adesivo firmemente no lugar e alise-o com os dedos. Certifique-se de pressionar com firmeza, especialmente nas bordas.
- Lave as mãos imediatamente.
- Quando chegar a hora de remover o adesivo, retire-o com cuidado. Dobre ao meio para que se adira e elimine com segurança, para que fique fora do alcance de crianças e animais domésticos. O patch não pode ser reutilizado.
- Se houver qualquer resíduo pegajoso em sua pele, lave-o cuidadosamente com água e sabão. Não use álcool ou líquidos para dissolver, como removedor de esmalte.
- Lave as mãos depois de manusear o adesivo.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar granissetron transdérmico,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a granissetrom, qualquer outro medicamento, qualquer outro adesivo para a pele, fita adesiva ou curativo médico ou qualquer um dos ingredientes dos adesivos de granissetrom. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- deve saber que o granissetrom está também disponível na forma de comprimidos e solução (líquida) para administração oral e injetável. Não tome comprimidos ou solução de granissetrom ou receba injeção de granissetrom enquanto estiver usando um adesivo de granissetrom porque você pode receber granissetrom em excesso.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: fentanil (Abstral, Actiq, Duragesic, Fentora, Lazanda, Onsolis, Subsys); cetoconazol (Nizoral); lítio (lítio); medicamentos para tratar enxaquecas, como almotriptano (Axert), eletriptano (Relpax), frovatriptano (Frova), naratriptano (Amerge), rizatriptano (Maxalt), sumatriptano (Imitrex) e zolmitriptano (Zomig); azul de metileno; mirtazapina (Remeron); inibidores da monoamina oxidase (MAO) incluindo isocarboxazida (Marplan), linezolida (Zyvox), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate); fenobarbital; inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem, em Symbyax), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Brisdelle, Paxiloft, Pexeva) e sertralina (Zoloft); e tramadol (Conzip, Ultram, em Ultracet). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se tiver íleo paralítico (doença em que o alimento digerido não se move pelos intestinos), dor de estômago ou inchaço, ou se desenvolver estes sintomas durante o tratamento com granissetrom transdérmico.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o uso de granissetrom transdérmico, chame seu médico.
- Planeje proteger o adesivo de granissetron e a pele ao redor da luz solar real e artificial (camas de bronzeamento, lâmpadas solares). Mantenha o sistema transdérmico coberto com roupa se precisar de exposição ao sol durante o tratamento. Você também deve proteger a área da pele onde o adesivo foi aplicado da luz solar por 10 dias após a remoção do adesivo.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Ligue para o seu médico se você se esquecer de aplicar o adesivo pelo menos 24 horas antes do horário programado para iniciar a quimioterapia.
O granissetrom transdérmico pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Prisão de ventre
- dor de cabeça
- vermelhidão da pele por mais de 3 dias após a remoção do adesivo
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou procure tratamento médico de emergência:
- erupção, vermelhidão, inchaços, bolhas ou coceira na pele sob ou ao redor do sistema
- urticária
- aperto na garganta
- dificuldade em respirar ou engolir
- rouquidão
- tonturas, desmaios ou desmaios
- batimento cardíaco rápido, lento ou irregular
- agitação
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- febre
- suor excessivo
- confusão
- náusea, vômito ou diarreia
- perda de coordenação
- músculos rígidos ou se contorcendo
- apreensões
- coma (perda de consciência)
O granissetrom transdérmico pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Se alguém aplicar muitos adesivos de granissetron, ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- dor de cabeça
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Sancuso®