Fingolimod
Contente
- Antes de tomar fingolimod,
- O fingolimod pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Fingolimod é usado para prevenir episódios de sintomas e retardar o agravamento da deficiência em adultos e crianças de 10 anos de idade ou mais com formas remitentes-recorrentes (curso da doença em que os sintomas surgem de vez em quando) de esclerose múltipla (EM; uma doença em que os nervos não funcionam adequadamente e as pessoas podem sentir fraqueza, dormência, perda de coordenação muscular e problemas de visão, fala e controle da bexiga). O fingolimod está em uma classe de medicamentos chamados moduladores do receptor de esfingosina L-fosfato. Ele age diminuindo a ação das células do sistema imunológico que podem causar danos aos nervos.
O fingolimod é fornecido em cápsulas para administração oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Tome fingolimod por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome fingolimod exatamente como indicado. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O fingolimod pode fazer com que os batimentos cardíacos diminuam em adultos e crianças, especialmente durante as primeiras 6 horas após a sua primeira dose e após a primeira dose, quando a dose é aumentada em crianças. Você receberá um eletrocardiograma (ECG; teste que registra a atividade elétrica do coração) antes de tomar a primeira dose e novamente 6 horas depois de tomar a dose. Você tomará sua primeira dose de fingolimod no consultório do seu médico ou em outro centro médico. Você precisará permanecer no centro médico por pelo menos 6 horas após a ingestão do medicamento para que possa ser monitorado. Você pode precisar ficar no centro médico por mais de 6 horas ou durante a noite se tiver certas condições ou tomar certos medicamentos que aumentam o risco de seu batimento cardíaco diminuir ou se ele diminuir mais do que o esperado ou continuar a diminuir após os primeiros 6 horas. Você também pode precisar ficar em um centro médico por pelo menos 6 horas após a sua segunda dose se o seu batimento cardíaco diminuir muito quando você tomar a primeira dose. Informe o seu médico se sentir tonturas, cansaço, dor no peito ou batimento cardíaco lento ou irregular em qualquer momento durante o tratamento, especialmente durante as primeiras 24 horas após a administração da primeira dose.
O fingolimod pode ajudar a controlar a esclerose múltipla, mas não a cura. Não pare de tomar fingolimod sem falar com o seu médico. Se você não tomar fingolimod por 1 dia ou mais durante as primeiras 2 semanas de tratamento, por 1 semana ou mais na terceira e quarta semanas de tratamento ou por 2 semanas ou mais após o primeiro mês de tratamento, converse com seu médico antes você começa a tomar de novo. Você pode ter batimentos cardíacos mais lentos quando começar a tomar fingolimod novamente, então você precisará reiniciar a medicação no consultório do seu médico.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com fingolimod e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar fingolimod,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a fingolimode, se você teve uma reação alérgica grave a fingolimode ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas de fingolimode (erupção na pele, urticária, inchaço da face, olhos, boca, garganta, língua, lábios, mãos, pés, tornozelos ou pernas), seu médico provavelmente dirá para não usar fingolimode. Além disso, informe o seu médico se você é alérgico a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas de fingolimod. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se estiver tomando medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Nexterona, Pacerona), disopiramida (Norpace), dofetilida (Tikosyn), dronedarona (Multaq), ibutilida (Corvert), procainamida, quinidina (em Nuedexta) e sotalol (Betapace, Sorine, Sotylize). O seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar fingolimod se estiver tomando um ou mais desses medicamentos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar durante o tratamento com fingolimod. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: beta-bloqueadores, como atenolol (Tenormin, em Tenoretic), carteolol, labetalol (Trandate), metoprolol (Lopressor, Toprol-XL, em Dutoprol, em Lopressor HCT), nadolol (Corgard, em Corzide), nebivolol (Bystolic, em Byvalson), propranolol (Inderal LA, Innopran XL) e timolol; diltiazem (Cardizem, Cartia, Tiazac, outros); clorpromazina; citalopram (Celexa); digoxina (Lanoxin); eritromicina (E.E.S., Ery-Tab, PCE, outros); haloperidol (Haldol); cetoconazol; medicamentos para problemas cardíacos; metadona (Dolofina, Metadose); e verapamil (Calan, Verelan, em Tarka).Informe também o seu médico se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos, ou se já os tomou: corticosteroides como dexametasona, metilprednisolona e prednisona; medicamentos para câncer; e medicamentos para enfraquecer ou controlar o sistema imunológico, como mitoxantrona, natalizumabe (Tysabri) e teriflunomida (Aubagio). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente quanto a efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com fingolimod, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- Informe o seu médico se você tem ou teve alguma destas condições nos últimos seis meses: ataque cardíaco, angina (dor no peito), derrame ou mini-derrame ou insuficiência cardíaca. Informe também o seu médico se você tem síndrome do QT longo (condição que aumenta o risco de desenvolver batimento cardíaco irregular que pode causar desmaios ou morte súbita) ou ritmo cardíaco irregular. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar fingolimod.
- Informe o seu médico se você já desmaiou, teve um ataque cardíaco, derrame ou mini derrame, ou se atualmente tem febre ou outros sinais de infecção, se você tem uma infecção que vem e vai ou que não passa, e se você tem ou já teve diabetes; apneia do sono (condição em que você para de respirar por alguns instantes muitas vezes durante a noite) ou outros problemas respiratórios; pressão alta; uveíte (inflamação do olho) ou outros problemas oculares; um batimento cardíaco lento; níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue; câncer de pele ou doença cardíaca ou hepática. Informe também o seu médico se você recebeu uma vacina recentemente.
- Informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar ou se está a amamentar. Você deve usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez durante o tratamento e por 2 meses após a última dose. Se você engravidar durante o tratamento com fingolimod ou 2 meses após a última dose, ligue para o seu médico.
- não tome nenhuma vacina durante o seu tratamento com fingolimod ou 2 meses após a sua última dose sem falar com o seu médico. Converse com o médico do seu filho sobre as vacinas que ele pode precisar receber antes de iniciar o tratamento com fingolimod.
- informe o seu médico se você nunca teve catapora e não recebeu a vacina contra a catapora. Seu médico pode pedir um exame de sangue para ver se você foi exposto à catapora. Pode ser necessário receber a vacina contra catapora e esperar um mês antes de iniciar o tratamento com fingolimod.
- planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz solar e à luz ultravioleta (como cabines de bronzeamento) e use roupas de proteção, óculos escuros e protetor solar. O fingolimod pode tornar sua pele mais sensível aos perigosos efeitos colaterais da luz solar e pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e chame seu médico antes de tomar a próxima dose. Você pode precisar ser monitorado ao reiniciar sua medicação. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O fingolimod pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- fraqueza
- dor nas costas
- dor nas mãos ou pés
- diarréia
- dor abdominal
- náusea
- dor de cabeça ou enxaqueca
- perda de cabelo
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- batimento cardíaco lento
- erupção na pele, urticária, coceira; inchaço da face, olhos, boca, garganta, língua ou lábios; ou dificuldade em engolir ou respirar
- dor de garganta, dores no corpo, febre, calafrios, tosse e outros sinais de infecção e durante o tratamento e por 2 meses após seu tratamento
- dor de cabeça, rigidez do pescoço, febre, sensibilidade à luz, náuseas ou confusão durante o tratamento e por 2 meses após o tratamento
- sensação de dor, queimação, dormência ou formigamento na pele, sensibilidade ao toque, erupção na pele ou coceira durante o tratamento e por 2 meses após o tratamento
- forte dor de cabeça repentina, confusão, mudanças na visão ou convulsões
- manchas, sombras ou um ponto cego no centro de sua visão; sensibilidade à luz; cor incomum para sua visão ou outros problemas de visão
- mudanças em uma toupeira existente; uma nova área escurecida na pele; feridas que não cicatrizam; crescimentos em sua pele, como uma protuberância que pode ser brilhante, branca perolada, da cor da pele ou rosa, ou qualquer outra alteração em sua pele
- fraqueza em um lado do corpo ou falta de jeito dos braços ou pernas que piora com o tempo; mudanças em seu pensamento, memória ou equilíbrio; confusão ou mudanças de personalidade; ou perda de força
- falta de ar nova ou piorando
- náuseas, vômitos, perda de apetite, dor abdominal, amarelecimento da pele ou dos olhos ou urina escura
O fingolimod pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele e linfoma (câncer que começa nas células que lutam contra infecções). Converse com seu médico sobre os riscos de tomar este medicamento.
Um aumento repentino de episódios de sintomas de EM e piora da deficiência pode ocorrer dentro de 3 a 6 meses após você parar de tomar fingolimod. Informe o seu médico se os seus sintomas de EM piorarem após interromper o uso de fingolimod.
O fingolimod pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- batimento cardíaco lento ou irregular
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns exames laboratoriais e exames de pele e olhos, e monitorará sua pressão arterial antes e durante o tratamento para ter certeza de que é seguro para você começar ou continuar a tomar fingolimod.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando fingolimod.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Gilenya®