Rilpivirina
Contente
- Antes de tomar rilpivirina,
- A rilpivirina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, ou aqueles listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas, pare de tomar rilpivirina e contacte o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A rilpivirina é usada junto com outros medicamentos para tratar o vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em certos adultos e crianças de 12 anos ou mais que pesam pelo menos 77 lb (35 kg) e não receberam tratamento antirretroviral no passado. Também é usado junto com cabotegravir (Vocabria) como um tratamento de curto prazo da infecção por HIV-1 em alguns adultos. A rilpivirina está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da transcriptase reversa não nucleosídeos (NNRTIs). Atua diminuindo a quantidade de HIV no sangue. Embora a rilpivirina não cure o HIV, ela pode diminuir sua chance de desenvolver a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e doenças relacionadas ao HIV, como infecções graves ou câncer. Tomar esses medicamentos junto com a prática de sexo seguro e fazer outras mudanças no estilo de vida pode diminuir o risco de transmissão (disseminação) do vírus HIV a outras pessoas.
A rilpivirina é apresentada em comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado com uma refeição (não apenas uma bebida protéica) uma vez ao dia. Quando a rilpivirina é administrada juntamente com o cabotegravir, é geralmente tomada uma vez por dia com uma refeição. Tome rilpivirina sozinha ou junto com cabotegravir por volta da mesma hora todos os dias. A rilpivirina é tomada junto com cabotegravir por cerca de um mês (por pelo menos 28 dias) antes do início do tratamento com as formas injetáveis de ação prolongada desses medicamentos ou por até 2 meses se o esquema de tratamento injetável for omitido por mais de 7 dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome rilpivirina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
A rilpivirina controla o HIV, mas não o cura. Continue a tomar rilpivirina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar rilpivirina sem falar com o seu médico. Quando o seu suprimento de rilpivirina começar a diminuir, obtenha mais com o seu médico ou farmacêutico. Se você esquecer doses ou parar de tomar rilpivirina, sua condição pode se tornar mais difícil de tratar.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar rilpivirina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à rilpivirina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de rilpivirina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se você estiver tomando dexametasona (Decadron); medicamentos para convulsões, incluindo carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Euetro, Tegretol, Teril), oxcarbazepina (Trileptal), fenobarbital (Luminal) ou fenitoína (Dilantin, Phenytek); inibidores da bomba de prótons, incluindo dexlansoprazol (Dexilant), esomeprazol (Nexium, Vimovo), lansoprazol (Prevacid), omeprazol (Prilosec), pantoprazol (Protonix) ou rabeprazol (Aciphex); rifampicina (Rifater, Rifamate, Rimactane, Rifadin); rifapentina (Priftin); e erva de São João. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar rilpivirina se estiver a tomar um ou mais destes medicamentos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: medicamentos antifúngicos, incluindo fluconazol (Diflucan), itraconazol (Sporanox), cetoconazol (Nizoral), posaconazol (Noxafil) e voriconazol (Vfend); amiodarona (Nexterone, Pacerone); anagrelida (Agrylin); cloroquina; clorpromazina; cilostazol; ciprofloxacina (Cipro); citalopram (Celexa); claritromicina (Biaxin); disopiramida (Norpace); dofetilide (Tikosyn); donepezil (Aricept); eritromicina (E-Mycin, Eryc, Ery-Tab, PCE, Pediazole); flecainida (Tambocor); haloperidol (Haldol); ibutilida (Corvert); levofloxacina; metadona (Dolophina); moxifloxacina (Velox); nelfinavir (Viracept); ondansetron (Zuplenz, Zofran); outros medicamentos NNRTIs para tratar HIV / AIDS; pentamidina (NebuPent, Pentam); pimozida (Orap); procainamida; quinidina (em Nuedexta); rifabutina (micobutina); sotalol (Betapace, Sorine, Sotylize); telitromicina (Ketek); e tioridazina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a rilpivirina, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- se estiver a tomar antiácidos contendo cálcio, magnésio ou alumínio (Maalox, Mylanta, Tums, outros), tome-os pelo menos 2 horas antes ou 4 horas depois da rilpivirina.
- se estiver tomando um medicamento para indigestão, azia ou úlceras, como cimetidina (Tagamet), famotidina (Pepcid), nizatidina (Axid) ou ranitidina (Zantac), tome-o pelo menos 12 horas antes ou pelo menos 4 horas depois da rilpivirina .
- se estiver a tomar didanosina (Videx), tome-o pelo menos 2 horas antes ou pelo menos 4 horas depois da rilpivirina.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve depressão ou outra doença mental, doença hepática, incluindo hepatite B ou C, ou doença renal.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando rilpivirina, ligue para o seu médico. Informe o seu médico se você estiver amamentando. Não deve amamentar se estiver infectado com VIH ou se estiver a tomar rilpivirina.
- você deve saber que sua gordura corporal pode aumentar ou mover-se para diferentes áreas do corpo, como seios, parte superior das costas e pescoço, ou ao redor do meio do corpo. Também pode ocorrer perda de gordura nas pernas, braços e rosto.
- deve saber que a rilpivirina pode causar alterações nos seus pensamentos, comportamento ou saúde mental. Chame seu médico imediatamente se desenvolver algum dos seguintes sintomas enquanto estiver tomando rilpivirina: depressão nova ou agravamento; sentir-se triste, sem esperança, ansioso ou inquieto; ou pensando em se matar ou planejando ou tentando fazer isso. Certifique-se de que sua família saiba quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar seu médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.
- você deve saber que enquanto você está tomando medicamentos para tratar a infecção pelo HIV, seu sistema imunológico pode ficar mais forte e começar a lutar contra outras infecções que já estavam em seu corpo ou causar o aparecimento de outras doenças. Isso pode fazer com que você desenvolva sintomas dessas infecções ou condições. Se tiver novos sintomas ou agravamento dos sintomas após o início do tratamento com rilpivirina, informe o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar, com uma refeição. No entanto, se já se passaram mais de 12 horas desde a sua última dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A rilpivirina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- dor de cabeça
- náusea
- vomitando
- tontura
- dor abdominal
- sonolência
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, ou aqueles listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- pele ou olhos amarelados, dor no lado direito do estômago, náuseas, vômitos, fezes de cor clara, urina de cor escura
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas, pare de tomar rilpivirina e contacte o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele junto com febre, inchaço da face, lábios, boca, língua ou garganta, bolhas, dificuldade para respirar ou engolir, feridas na boca, vermelhidão ou inchaço dos olhos (conjuntivite), dor no lado direito da área do estômago (abdominal), ou urina de cor escura
A rilpivirina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à rilpivirina.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
Mantenha um estoque de rilpivirina disponível. Não espere até que a medicação acabe para reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Edurant®
- Juluca® (como um produto de combinação contendo dolutegravir, rilpivirina)