Ticagrelor
Contente
- Antes de tomar ticagrelor,
- Ticagrelor pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Ticagrelor pode causar hemorragias graves ou com risco de vida. Informe o seu médico se você atualmente tem ou teve uma condição que faz com que você sangre mais facilmente do que o normal; se você fez recentemente uma cirurgia ou se machucou de alguma forma; ou se você tem ou já teve uma úlcera estomacal; sangramento no estômago, intestinos ou cérebro; um derrame ou mini-derrame; uma condição que pode causar sangramento no intestino, como pólipos (crescimentos anormais no revestimento do intestino grosso); ou doença hepática. Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando medicamentos que podem causar sangramento, incluindo anticoagulantes (anticoagulantes), como varfarina (Coumadin, Jantoven); heparina; outros medicamentos para tratar ou prevenir coágulos sanguíneos; ou uso regular de medicamentos antiinflamatórios não esteróides, como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve). O seu médico provavelmente também não prescreverá ticagrelor se for provável que você precise de uma cirurgia de ponte de safena (um certo tipo de cirurgia de coração aberto) imediatamente. Enquanto estiver a tomar ticagrelor, provavelmente irá apresentar hematomas e sangrar mais facilmente do que o habitual ou sangrar por mais tempo do que o habitual e pode ter maior probabilidade de ter hemorragias nasais. No entanto, se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: sangramento inexplicável, grave, de longa duração ou incontrolável; urina rosa ou marrom; vermelho ou preto, fezes de alcatrão; vômito com sangue ou que pareça borra de café; ou tosse com sangue ou coágulos de sangue.
Se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, ou qualquer tipo de procedimento médico, informe o seu médico ou dentista que está a tomar ticagrelor. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para parar de tomar ticagrelor pelo menos 5 dias antes do agendamento da sua cirurgia.
O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para tomar uma dose baixa de aspirina (menos de 100 mg) durante o seu tratamento, mas tomar doses mais altas de aspirina pode impedir o ticagrelor de funcionar como deveria. Muitos medicamentos de venda livre (OTC) contêm aspirina, portanto, certifique-se de ler todos os rótulos com atenção. Não tome aspirina adicional ou produtos que contenham aspirina durante o tratamento com ticagrelor sem falar com o seu médico.
O seu médico ou farmacêutico dar-lhe-á a ficha de informação do paciente do fabricante (Guia de Medicação) quando iniciar o tratamento com ticagrelor e cada vez que reabastecer a sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar ticagrelor.
O Ticagrelor é utilizado para prevenir um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral grave ou com risco de vida, ou a morte em pessoas que tiveram um ataque cardíaco ou que têm síndrome coronária aguda (SCA; bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração). Também é usado para prevenir a formação de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam stents coronários (tubos de metal colocados cirurgicamente em vasos sanguíneos obstruídos para melhorar o fluxo sanguíneo) para tratar SCA. O Ticagrelor é utilizado para diminuir o risco de um primeiro ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em pessoas com risco de doença arterial coronariana (DAC; redução do fluxo sanguíneo para o coração). Também é usado para diminuir o risco de outro AVC mais sério em pessoas que estão tendo um AVC leve a moderado ou um ataque isquêmico transitório (AIT; ministroke). Ticagrelor está em uma classe de medicamentos chamados medicamentos antiplaquetários. Ele age evitando que as plaquetas (um tipo de célula do sangue) se acumulem e formem coágulos que podem causar ataque cardíaco ou derrame.
O Ticagrelor é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, duas vezes ao dia. Tome ticagrelor nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome ticagrelor exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Se não conseguir engolir os comprimidos de ticagrelor, pode esmagar o comprimido e misturá-lo com água. Beba a mistura imediatamente e, em seguida, volte a encher o copo com água, mexa e beba novamente a mistura imediatamente.Se você tiver uma sonda nasogástrica (NG), o seu médico ou farmacêutico explicará como preparar ticagrelor para administrar por meio de uma sonda NG.
Ticagrelor ajudará a prevenir problemas graves com o seu coração e vasos sanguíneos apenas enquanto estiver a tomar o medicamento. Continue a tomar ticagrelor mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar ticagrelor sem falar com o seu médico. Se parar de tomar ticagrelor, existe um risco maior de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Se você tiver um stent, também existe um risco maior de desenvolver um coágulo sanguíneo no stent se parar de tomar ticagrelor muito cedo.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar ticagrelor,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ticagrelor, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de ticagrelor. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: antibióticos como claritromicina (Biaxin, em PrevPak) e telitromicina (Ketek); medicamentos antifúngicos, como itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Nizoral) e voriconazol (Vfend); medicamentos para baixar o colesterol, como lovastatina (Altoprev, em Advicor) e sinvastatina (Zocor, em Simcor, em Vytorin); digoxina (Lanoxin); medicamentos para hipertensão; medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), como atazanavir (Reyataz, em Evotaz), indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra, em Viekira Pak) e saquinavir (Invirase); medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Carbatrol, Equetro, Tegretol, outros), fenobarbital e fenitoína (Dilantin); nefazodona; medicamentos opióides (narcóticos) para a dor, como hidrocodona (em Hydrocet, em Vicodin, outros), morfina (Avinza, Kadian, MSIR, outros) ou oxicodona (OxyContin, em Percocet, em Roxicet, outros); e rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve um batimento cardíaco irregular que não é corrigido por um marca-passo, um tipo de doença pulmonar, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias) ou asma.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma ticagrelor, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Ticagrelor pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- tontura
- náusea
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- falta de ar que ocorre enquanto você está em repouso, após uma pequena quantidade de exercício ou após qualquer atividade física
- dor no peito
- batimento cardíaco rápido, lento, acelerado ou irregular
- irritação na pele
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios e olhos
Ticagrelor pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- sangrando
- náusea
- vomitando
- diarréia
- arritmia cardíaca
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao ticagrelor.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que está a tomar ticagrelor.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Brilinta®