Inalação oral de indacaterol
Contente
- Antes de usar a inalação de indacaterol,
- A inalação de indacaterol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
A inalação de indacaterol é usada para controlar sibilos, falta de ar, tosse e aperto no peito causados por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias, que inclui bronquite crônica e enfisema). Indacaterol está em uma classe de medicamentos chamados beta agonistas de longa ação (LABAs). Ele age relaxando e abrindo as passagens de ar nos pulmões, tornando mais fácil respirar.
A inalação de indacaterol é uma cápsula cheia de pó para inalar pela boca usando um inalador especial. Geralmente é inalado uma vez ao dia. Use a inalação de indacaterol por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use a inalação de indacaterol exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Não engula cápsulas de indacaterol.
Não use a inalação de indacaterol para tratar ataques repentinos de DPOC. O seu médico irá prescrever um medicamento beta-agonista de curta ação, como o albuterol (Accuneb, Proair, Proventil, Ventolin) para usar durante as crises. Se você estava usando este tipo de medicamento regularmente antes de iniciar o tratamento com indacaterol, seu médico provavelmente lhe dirá para parar de usá-lo regularmente, mas para continuar a usá-lo para tratar crises.
Se os seus sintomas de DPOC piorarem, se a inalação de indacaterol se tornar menos eficaz, se você precisar de mais doses do que o normal do medicamento que usa para tratar ataques repentinos ou se o medicamento que você usa para tratar ataques não aliviar seus sintomas, sua condição pode ser piorando. Não use doses extras de indacaterol. Ligue para seu médico imediatamente.
A inalação de indacaterol controla os sintomas da DPOC, mas não cura a doença. Continue a usar a inalação de indacaterol mesmo se você se sentir bem. Não pare de usar a inalação de indacaterol sem falar com seu médico. Se você parar de usar indacaterol repentinamente, seus sintomas podem piorar.
Antes de usar o inalador de indacaterol pela primeira vez, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou terapeuta respiratório para lhe mostrar como usá-lo. Pratique o uso do inalador enquanto ele observa.
As cápsulas de Indacaterol só devem ser usadas com o inalador que vem com a receita. Não use o inalador para inalar qualquer outro tipo de cápsula. Não coloque cápsulas de indacaterol no bocal do inalador. Não sopre no bocal.
O inalador é feito para perfurar a cápsula para que o pó possa ser liberado. No entanto, é possível que a cápsula se quebre em pequenos pedaços dentro do inalador. Se isso acontecer, uma tela no inalador deve impedir que os pedaços da cápsula cheguem à boca enquanto você inala o medicamento. Pedaços muito pequenos da cápsula podem chegar à boca ou garganta, mas não são prejudiciais se ingeridos ou inalados. A cápsula tem menor probabilidade de quebrar se você tiver o cuidado de armazená-las adequadamente, mantê-las na embalagem de alumínio até a hora de usá-las e furar cada cápsula apenas uma vez.
Guarde as cápsulas na embalagem e remova-as imediatamente antes de usar. Elimine todas as cápsulas retiradas da embalagem e não utilizadas de imediato. Não conserve as cápsulas dentro do inalador. Evite expor as cápsulas à umidade e manuseie-as com as mãos secas.
Mantenha o inalador seco; não o lave. Sempre use o novo inalador que vem com cada recarga de seu medicamento.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a inalação de indacaterol,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à inalação de indacaterol, qualquer outro medicamento, qualquer um dos ingredientes da inalação de indacaterol ou leite. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se você usar outro LABA, como arformoterol (Brovana), formoterol (Perforomist, em Bevespi Aerosphere, Duaklir Pressair, Dulera, Symbicort), olodaterol (Striverdi Respimat, em Stiolto Respimat), salmeterol (Serevent, em Advair) , ou vilanterol (em Anoro Ellipta, Breo Ellipta, Trelegy Ellipta). Seu médico lhe dirá qual medicamento você deve usar e qual medicamento você deve parar de usar.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar.Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: aminofilina; antidepressivos como amitriptilina, amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Silenor, Zonalon), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil); bloqueadores beta, tais como atenolol (Tenormin, em Tenoretic), labetalol (Trandate), metoprolol (Kapspargo, Lopressor, Toprol XL, em Dutoprol), nadolol (Corgard, em Corzide) e propranolol (Hemangeol, Inderal, Innopran); clorpromazina; citalopram (Celexa); claritromicina (Biaxin); pílulas dietéticas; diuréticos ('pílulas de água'); droperidol (inapsina); epinefrina (Primatene Mist); eritromicina (E.E.S., Erythrocin); certos medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Cordarone, Pacerona), disopiramida (Norpace), dofetilida (Tikosyn), flecainida (Tambocor), procainamida, quinidina (em Nuedexta) e sotalol (Betapace); metadona (Dolofina, Metadose); medicamentos para resfriados, como fenilefrina (Sudafed PE) e pseudofedrina (Sudafed); inibidores da monoamina oxidase (MAO), incluindo isocarboxazida (Marplan), linezolida (Zyvox), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate); moxifloxacina (Avelox); esteróides como dexametasona, metilprednisolona (Depo-Medrol, Medrol, Solu-Medrol) e prednisona (Rayos); pimozida (Orap); teofilina (Theochron, Theo-24); e tioridazina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a inalação de indacaterol, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você tem asma. Seu médico lhe dirá para não usar indacaterol por inalação, a menos que você esteja usando junto com um medicamento esteróide inalado.
- informe o seu médico se você tem ou já teve diabetes, convulsões, pressão alta, batimento cardíaco irregular, prolongamento do intervalo QT (um ritmo cardíaco irregular que pode levar a desmaios, perda de consciência, convulsões ou morte súbita); ou doença cardíaca ou tireoidiana.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando a inalação de indacaterol, chame seu médico.
- você deve saber que a inalação de indacaterol às vezes causa sibilos e dificuldade para respirar imediatamente após ser inalado. Se isso acontecer, chame seu médico imediatamente. Não use a inalação de indacaterol novamente, a menos que seu médico lhe diga que deveria.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Inale a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome mais de uma dose em 24 horas.
A inalação de indacaterol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- tosse
- dor de garganta
- coriza
- dor de cabeça
- náusea
- tremor de uma parte do corpo que você não pode controlar
- nervosismo
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- cãibras musculares
- dores musculares ou ósseas
- inchaço dos braços ou pernas
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- inchaço da face, boca ou língua, urticária, erupção na pele, dificuldade para engolir ou respirar
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- dor no peito
A inalação de indacaterol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- dor no peito
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- nervosismo
- tremor de uma parte do corpo que você não pode controlar
- dor de cabeça
- boca seca
- náusea
- tontura
- Cansaço extremo
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- cãibras musculares
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Antes de fazer qualquer teste de laboratório (especialmente aqueles que envolvem azul de metileno), diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando indacaterol.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Arcapta®