Dabrafenib
Contente
- Antes de tomar dabrafenib,
- O dabrafenib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
O dabrafenib é utilizado isoladamente ou em combinação com trametinib (Mekinist) para tratar certos tipos de melanoma (um tipo de cancro da pele) que não pode ser tratado com cirurgia ou que se espalhou para outras partes do corpo. Também é usado junto com trametinibe para tratar e prevenir o retorno de um certo tipo de melanoma após a cirurgia para removê-lo e quaisquer nódulos linfáticos afetados. Dabrafenib também é usado em combinação com trametinib para tratar um certo tipo de câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) que se espalhou para tecidos próximos ou para outras partes do corpo. Também é usado para tratar um certo tipo de câncer de tireoide que se espalhou para os tecidos próximos ou para outras partes do corpo que não responderam a tratamentos anteriores. O dabrafenib está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da quinase. Ele age bloqueando a ação de uma proteína anormal que sinaliza a multiplicação das células cancerosas. Isso ajuda a impedir a disseminação das células cancerosas.
O dabrafenib é apresentado em cápsulas para administração oral. Geralmente é tomado duas vezes ao dia com o estômago vazio, 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição. Tome dabrafenib com cerca de 12 horas de intervalo, aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome dabrafenib exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico. Não pare de tomar dabrafenib sem falar com o seu médico.
Engula as cápsulas inteiras; não os abra, quebre ou esmague.
O seu médico pode ajustar a sua dose ou interromper o tratamento temporária ou permanentemente, dependendo da sua resposta ao tratamento e de quaisquer efeitos secundários que sentir. Converse com seu médico sobre como você se sente durante o tratamento.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a ficha de informações do fabricante ao paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com dabrafenibe e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar dabrafenib,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao dabrafenib, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas de dabrafenib. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: claritromicina (Biaxin, em PrevPac); dexametasona; gemfibrozil (Lopid); cetoconazol; midazolam; nefazodona; rifampicina (Rifadin, em Rifamate, em Rifater, Rimactane); e varfarina (Coumadin, Jantoven). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o dabrafenib, portanto, certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- informe o seu médico se você tem ou já teve diabetes; deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) (uma condição genética); problemas de sangramento; problemas oculares; insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos; doença hepática ou renal; ou qualquer outra condição médica.
- Informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar ou se planeia ser pai de uma criança. Se for mulher, terá de fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e deve usar um método contraceptivo eficaz para prevenir a gravidez durante o seu tratamento e 2 semanas após a sua última dose. Se você é do sexo masculino e sua parceira pode engravidar, deve usar camisinha enquanto toma este medicamento e por 2 semanas após o tratamento, mesmo se você fez uma vasectomia (cirurgia para evitar que os espermatozoides saiam do seu corpo e causem gravidez) . Você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade em homens e mulheres; no entanto, você não deve presumir que não pode engravidar ou que não pode engravidar outra pessoa. Se você ou a sua parceira engravidar durante o tratamento com dabrafenib, contacte o seu médico. Dabrafenib pode prejudicar o feto.
- você deve saber que o dabrafenibe pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, implantes e injeções). Deve usar outro método contraceptivo para prevenir a gravidez em si ou no seu parceiro durante o seu tratamento com dabrafenib e 2 semanas após a sua dose final. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você.
- informe o seu médico se estiver amamentando ou se planeja amamentar. Não deve amamentar enquanto está a tomar dabrafenib e nas 2 semanas após a sua dose final.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar dabrafenib.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se faltarem menos de 6 horas para a próxima dose programada, pule a dose esquecida e continue seu programa de dosagem regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O dabrafenib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de cabeça
- dores nas articulações, músculos ou costas
- náusea
- diarréia
- Prisão de ventre
- perda de apetite
- tosse, coriza ou dor de garganta
- perda de cabelo
- cansaço
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- mudanças na pele (nova verruga, ferida na pele ou inchaço vermelho que sangra ou não cicatriza)
- mudança no tamanho ou cor de uma toupeira
- erupção cutânea, pele vermelha ou espinhas
- febre
- desmaio
- tontura, desmaio ou fraqueza
- arrepios
- diminuição da micção
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- micção frequente
- sede aumentada
- dor nos olhos
- pálpebras vermelhas ou inchadas
- sensibilidade à luz
- visão turva ou alterações na visão, incluindo a visão de halos (contorno desfocado ao redor dos objetos) ou pontos coloridos
- inchaço, dor, vermelhidão ou descamação da pele nas palmas e solas dos pés
- dor contínua que começa na área do estômago, mas pode se espalhar para as costas
- sangramento ou hematoma incomum
- sangue ou preto, fezes de alcatrão
- tossir ou vomitar sangue ou material semelhante a borra de café
- dor no peito
- falta de ar
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado
- amarelecimento da pele e olhos
Dabrafenib pode aumentar o risco de desenvolver novos cancros da pele ou outros cancros. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar este medicamento.
Dabrafenib pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá um teste de laboratório antes de você iniciar o seu tratamento para ver se o seu câncer pode ser tratado com dabrafenibe. O seu médico pedirá alguns testes de laboratório antes e durante o seu tratamento para verificar a resposta do seu corpo ao dabrafenib. O seu médico verificará se há alterações na sua pele antes, a cada 2 meses durante o tratamento e até 6 meses após o tratamento.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Tafinlar®