Injeção de Lanreotida
Contente
- Antes de receber a injeção de lanreotida,
- A injeção de lanreotida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A injeção de lanreotida é usada para tratar pessoas com acromegalia (condição em que o corpo produz muito hormônio do crescimento, causando aumento das mãos, pés e características faciais; dor nas articulações e outros sintomas) que não tiveram sucesso ou não podem ser tratadas com cirurgia ou radiação. A injeção de lanreotida também é usada para tratar pessoas com tumores neuroendócrinos no trato gastrointestinal (GI) ou no pâncreas (GEP-NETs) que se espalharam ou não podem ser removidos por cirurgia. A injeção de lanreotida está em uma classe de medicamentos chamados agonistas da somatostatina. Ele age diminuindo a quantidade de certas substâncias naturais produzidas pelo corpo.
Lanreotida é fornecido como uma solução de ação prolongada (líquido) para ser injetado por via subcutânea (sob a pele) na área externa superior de sua nádega por um médico ou enfermeiro. A injeção de lanreotida de ação prolongada é geralmente administrada uma vez a cada 4 semanas. Peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.
O seu médico provavelmente ajustará a sua dose ou o intervalo de tempo entre as doses, dependendo dos resultados do seu laboratório.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de lanreotida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de lanreotida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de lanreotida. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: beta bloqueadores, como atenolol (Tenormin, em Tenoretic), labetalol (Trandate), metoprolol (Lopressor, Toprol XL, em Dutoprol), nadolol (Corgard, em Corzide) e propranolol (Hemangeol, Inderal, InnoPran); bromocriptina (Cycloset, Parlodel); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); insulina e medicamentos orais para diabetes; quinidina (em Nuedexta) ou terfenadina (não mais disponível nos EUA). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve diabetes ou doença da vesícula biliar, coração, rim, tireóide ou fígado.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante a injeção de lanreotida, chame seu médico.
- você deve saber que a injeção de lanreotida pode causar sonolência ou tontura. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Este medicamento pode causar alterações no açúcar no sangue. Você deve saber os sintomas de açúcar no sangue alto e baixo e o que fazer se tiver esses sintomas.
A injeção de lanreotida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- fezes soltas
- Prisão de ventre
- gás
- vomitando
- perda de peso
- dor de cabeça
- vermelhidão, dor, coceira ou caroço no local da injeção
- depressão
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- dor na parte superior direita do estômago, centro do estômago, costas ou ombro
- dor ou desconforto muscular
- amarelecimento da pele e olhos
- febre com calafrios
- náusea
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios ou olhos
- aperto na garganta
- dificuldade em respirar e engolir
- respiração ofegante
- rouquidão
- irritação na pele
- coceira
- urticária
- falta de ar
- batimento cardíaco lento ou irregular
A injeção de lanreotida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Se guardar as seringas pré-cheias em casa até ao momento de serem injectadas pelo seu médico ou enfermeiro, deve sempre guardá-las na embalagem original no frigorífico e protegê-la da luz. Jogue fora qualquer medicamento que esteja desatualizado ou não seja mais necessário. Converse com seu médico sobre o descarte adequado de seu medicamento.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de lanreotida.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Depósito de Somatulina®