Propranolol (hemangioma infantil)
Contente
- Antes de dar a solução oral de propranolol,
- O propranolol pode causar efeitos colaterais. Informe o médico do seu filho se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se a criança apresentar algum dos seguintes sintomas, ligue para o médico da criança imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Se seu filho apresentar algum desses sintomas, pare de dar propranolol e chame o médico da criança imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
O propranolol solução oral é usado para tratar o hemangioma infantil em proliferação (crescimentos benignos [não cancerosos] ou tumores que aparecem na pele ou sob a pele logo após o nascimento) em bebês de 5 semanas a 5 meses de idade. O propranolol está em uma classe de medicamentos chamados beta-bloqueadores. Ele age estreitando os vasos sanguíneos já formados e impedindo o crescimento de novos.
O propranolol é apresentado em solução oral (líquido) para administração oral. A solução oral de propranolol é geralmente administrada duas vezes ao dia (9 horas de intervalo) durante ou imediatamente após uma refeição. Administre a solução de propranolol aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga cuidadosamente as instruções do rótulo da prescrição e peça ao médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Dê propranolol exatamente como dirigido. Não dê ao seu filho mais ou menos, nem tome mais frequentemente do que o prescrito pelo médico.
Não agite o recipiente da solução oral antes de usar.
Se o seu filho não consegue comer ou está vomitando a dose, pule a dose e continue o esquema posológico regular quando ele voltar a comer.
Siga as instruções do fabricante para medir a dose usando a seringa para uso oral fornecida com o medicamento. Você pode dar a solução ao seu filho direto da seringa para uso oral ou pode misturá-la com uma pequena quantidade de leite ou suco de fruta e dar na mamadeira. Pergunte ao farmacêutico ou médico se tiver alguma dúvida sobre como usar a seringa para uso oral ou como dar este medicamento.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de dar a solução oral de propranolol,
- informe o médico e o farmacêutico se seu filho for alérgico ao propranolol, a qualquer outro medicamento ou a qualquer ingrediente da solução oral de propranolol. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao médico e ao farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos seu filho está tomando ou se você é uma mãe que amamenta e está tomando ou planeja tomar algum medicamento. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: corticosteroides, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) ou prednisona (Rayos); fenitoína (Dilantin, Phenytek); fenobarbital; ou rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater). Muitos outros medicamentos também podem interagir com o propranolol, portanto, informe o seu médico sobre todos os medicamentos que seu filho está tomando (ou que você está tomando se estiver amamentando), mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. O médico pode precisar alterar a dose ou monitorar cuidadosamente o seu filho quanto a efeitos colaterais.
- informe o médico se seu filho nasceu prematuro e tem menos de 5 semanas de idade corrigida, pesa menos de 2 kg (4,5 libras), tem pressão arterial ou pulso baixo, está vomitando ou não se alimenta. Além disso, informe o médico se seu filho tem ou teve asma ou outros problemas respiratórios, feocromocitoma (um tumor em uma pequena glândula perto dos rins que causa pressão alta) ou insuficiência cardíaca. O médico provavelmente irá lhe dizer para não dar o propranolol solução oral.
A menos que o médico lhe diga o contrário, a criança deve continuar com uma dieta normal.
Se você esquecer de dar uma dose, pule a dose e continue com o esquema posológico regular. Não dê uma dose a dobrar para compensar uma dose esquecida.
O propranolol pode causar efeitos colaterais. Informe o médico do seu filho se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- problemas de sono
- vomitando
- diarréia
- agitação
- mãos ou pés frios
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se a criança apresentar algum dos seguintes sintomas, ligue para o médico da criança imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- dificuldade em respirar ou engolir
- respiração ofegante
- falta de ar
- batimento cardíaco lento e irregular
- fraqueza repentina de um braço ou perna
Se seu filho apresentar algum desses sintomas, pare de dar propranolol e chame o médico da criança imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- pele pálida, azul ou roxa
- suando
- irritabilidade
- apetite diminuído
- baixa temperatura corporal
- sonolência incomum
- a respiração para por curtos períodos de tempo
- apreensões
- perda de consciência
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não congele. Elimine qualquer solução oral de propranolol restante 2 meses após a primeira abertura do frasco.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- batimento cardíaco rápido
- respiração ofegante
- apreensões
- inquietação
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
Mantenha todas as consultas com o médico.
Não deixe ninguém tomar este medicamento. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer a receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Hemangeol®