Injeção lipossomal de anfotericina B
Contente
- Antes de receber injeção lipossomal de anfotericina B,
- A injeção lipossomal de anfotericina B pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A injeção lipossomal de anfotericina B é usada para tratar infecções fúngicas, como meningite criptocócica (uma infecção fúngica do revestimento da medula espinhal e do cérebro) e leishmaniose visceral (uma doença parasitária que geralmente afeta o baço, o fígado e a medula óssea) em certas pessoas. Também é usado para tratar certas infecções fúngicas em pessoas que não podem receber terapia com anfotericina B convencional. A injeção lipossomal de anfotericina B está em uma classe de medicamentos chamados antifúngicos. Ele age retardando o crescimento dos fungos que causam infecções.
A injeção lipossomal de anfotericina B vem como uma suspensão (líquido) para ser injetada por via intravenosa (em uma veia). Geralmente é infundido por via intravenosa uma vez ao dia ou para o tratamento da leishmaniose em dias específicos, por um período de 2 horas. Se as doses anteriores forem toleradas, este medicamento pode ser administrado por um período de 1 hora. A duração do seu tratamento depende do seu estado geral de saúde, de como você tolera a medicação e do tipo de infecção que tem.
Você pode ter uma reação enquanto recebe uma dose de injeção de complexo lipossomal de anfotericina B. Estas reações ocorrem geralmente 1 a 3 horas após o início da perfusão e são mais graves com as primeiras doses. Seu médico pode prescrever outros medicamentos para diminuir esses efeitos colaterais. Informe o seu médico imediatamente se sentir algum destes sintomas enquanto recebe a injeção de complexo lipossomal de anfotericina B: febre, calafrios, náuseas, vômitos, rubor, dor nas costas com ou sem aperto no peito, dor no peito, falta de ar, problemas respiratórios ou a batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado.
Você pode receber injeção lipossomal de anfotericina B em um hospital ou pode usar o medicamento em casa. Se você for usar injeção lipossomal de anfotericina B em casa, seu médico lhe mostrará como fazer a infusão do medicamento. Certifique-se de entender essas instruções e pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida. Pergunte ao seu médico o que fazer se você tiver problemas para fazer a injeção de anfotericina B lipossomal.
Se os seus sintomas não melhorarem ou piorarem durante a injeção de anfotericina B lipossomal, informe o seu médico. Se você ainda tiver sintomas de infecção após terminar a injeção lipossomal de anfotericina B, informe o seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber injeção lipossomal de anfotericina B,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à anfotericina B, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção lipossomal de anfotericina B. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antibióticos aminoglicosídeos, como amicacina, gentamicina ou tobramicina (Bethkis, Kitabis Pak, Tobi); antifúngicos, tais como clotrimazol, fluconazol (Diflucan), itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Extina, Nizoral, Xolegel) e miconazol (Oravig, Monistat); medicamentos para o tratamento do câncer; corticotropina (H.P. Acthar Gel); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); digoxina (Lanoxin); flucitosina (Ancobon); e esteróides administrados por via oral, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Rayos). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se estiver recebendo transfusões de leucócitos (glóbulos brancos).
- Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto recebe injeção lipossomal de anfotericina B, chame seu médico. Não amamente enquanto estiver recebendo injeção lipossomal de anfotericina B.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está recebendo injeção lipossomal de anfotericina B.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção lipossomal de anfotericina B pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de estômago
- azia
- diarréia
- Prisão de ventre
- perda de apetite
- vermelhidão ou inchaço no local da injeção
- pele pálida
- falta de ar
- tontura
- dor de cabeça
- frieza nas mãos e pés
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- urticária
- dificuldade ao respirar
- coceira
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- dor no peito ou aperto
- bancos pretos e alcatroados
- diminuição da micção
- sangue na urina
A injeção lipossomal de anfotericina B pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo à injeção de anfotericina B lipossomal.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está recebendo injeção lipossomal de anfotericina B.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- AmBisome®