Injeção de furosemida
Contente
- Antes de usar a injeção de furosemida,
- A furosemida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A furosemida pode causar desidratação e desequilíbrio eletrolítico. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: diminuição da micção; boca seca; sede; náusea; vômito; fraqueza; sonolência; confusão; dores musculares ou cãibras; ou batimentos cardíacos rápidos ou acelerados.
A injeção de furosemida é usada para tratar o edema (retenção de líquidos; excesso de líquido nos tecidos corporais) causado por vários problemas médicos, incluindo insuficiência cardíaca, edema pulmonar (excesso de líquido nos pulmões), rins e doenças hepáticas. A furosemida está em uma classe de medicamentos chamados diuréticos ('pílulas de água'). Ele age fazendo com que os rins eliminem água e sal desnecessários do corpo pela urina.
A injeção de furosemida vem como uma solução (líquido) a ser injetada por via intramuscular (em um músculo) ou por via intravenosa (em uma veia) por um médico ou enfermeiro em um consultório médico ou hospital. Pode ser administrado em dose única ou uma ou duas vezes ao dia. O seu esquema de dosagem dependerá da sua condição e de como você responde ao tratamento.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a injeção de furosemida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a furosemida, medicamentos sulfonamida, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de furosemida. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique as informações do paciente para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antibióticos aminoglicosídeos, como amicacina, gentamicina (Garamycin) ou tobramicina (Bethkis, Tobi); inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ACE), como benazepril (Lotensin, em Lotrel), captopril (Capoten), enalapril (Vasotec, em Vaserético), fosinopril, lisinopril (em Prinzida, em Zestorético), moexipril (Univasc, em Unirético), perindopril (Aceon), quinapril (Accupril, em Accuretic), ramipril (Altace) e trandolapril (Mavik, em Tarka); antagonistas do receptor de angiotensina II (ARB), como azilsartan (Edarbi, Edarbyclor), candesartan (Atacand, em Atacand HCT), eprosartan (Teveten, em Teveten HCT), irbesartan (Avapro, em Avalide), losartan (Cozaar, em Hyzaar), olmesartan (Benicar, em Azor, Benicar HCT), telmisartan (Micardis, em Micardis HCT) e valsartan (Diovan, em Diovan HCT, Exforge); aspirina e outros salicilatos; antibióticos de cefalosporina, como cefaclor, cefadroxil, cefazolina (Ancef, Kefzol), cefditoren (Spectracef), cefepima (Maxipime), cefixima (Suprax), cefotaxima (Claforan), cefoxitina, cefazona, cefazilima, cefpodoxia, cefazilima cefuroxima (Ceftin, Zinacef) e cefalexina (Keflex); corticosteróides, como betametasona (Celestone), budesonida (Entocort), cortisona (Cortona), dexametasona, fludrocortisona, hidrocortisona (Cortef), metilprednisolona (Depo-Medrol, Medrol, outros), prednisolona (Prelone, outros), e triancinolona (Aristocort, Kenacort); corticotropina (ACTH, H.P. Acthar Gel); cisplatina (Platinol); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); digoxina (Lanoxin); ácido etacrínico (Edecrin); indometacina (Indocin); laxantes; lítio (lítio); medicamentos para a dor; metotrexato (Trexall); fenobarbital; fenitoína (Dilantin, Phenytek); e secobarbital (Seconal). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem doença renal. Seu médico pode não querer que você use furosemida.
- informe o seu médico se você tem ou já teve qualquer condição que impeça o esvaziamento completo da bexiga, hipertensão, diabetes, gota, lúpus eritematoso sistêmico (LES; uma condição inflamatória crônica) ou doença hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso da injeção de furosemida, ligue para o seu médico.
- se for fazer uma cirurgia, informe o médico que está usando injeção de furosemida.
- planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. A furosemida pode tornar a pele sensível à luz solar.
- você deve saber que a furosemida pode causar tonturas, desmaios e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isso é mais comum quando você começa a tomar furosemida. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar. O álcool pode aumentar esses efeitos colaterais.
Se o seu médico prescreve uma dieta com baixo teor de sal ou sódio, ou para comer ou beber grandes quantidades de alimentos ricos em potássio (por exemplo, bananas, ameixas, passas e suco de laranja) em sua dieta, siga estas instruções cuidadosamente.
A furosemida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- micção frequente
- visão embaçada
- dor de cabeça
- Prisão de ventre
- diarréia
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- febre
- zumbindo nos ouvidos
- perda de audição
- dor contínua que começa na área do estômago, mas pode se espalhar para as costas
- irritação na pele
- urticária
- bolhas ou descamação da pele
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
- amarelecimento da pele ou olhos
- bancos de cor clara
- urina escura
- dor na parte superior direita do estômago
A furosemida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- sede extrema
- boca seca
- tontura
- confusão
- Cansaço extremo
- vomitando
- dores de estômago
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à furosemida.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Lasix®¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/10/2016