Safinamida
Contente
- Antes de tomar safinamida,
- Safinamida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
Safinamida é usada junto com a combinação de levodopa e carbidopa (Duopa, Rytary, Sinemet, outros) para tratar episódios "off" (momentos de dificuldade de se mover, andar e falar que podem acontecer quando o medicamento passa ou aleatoriamente) em pessoas com doença de Parkinson (DP; um distúrbio do sistema nervoso que causa dificuldades de movimento, controle muscular e equilíbrio). Safinamida está em um grupo de medicamentos chamados inibidores da monoamina oxidase tipo B (MAO-B). Ele age aumentando a quantidade de dopamina (uma substância natural necessária para controlar os movimentos) no cérebro.
Safinamida é apresentada em comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado com ou sem alimentos, uma vez ao dia. Tome safinamida todos os dias por volta da mesma hora. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome safinamida exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico provavelmente irá iniciar com uma dose baixa de safinamida e pode aumentar a sua dose uma vez após pelo menos 2 semanas de tratamento.
Não pare de tomar safinamida sem falar com seu médico. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose antes de parar. Se parar de tomar safinamida repentinamente, você pode sentir sintomas de abstinência, como febre; rigidez muscular; confusão; ou mudanças na consciência. Informe o seu médico se sentir algum destes sintomas quando a sua dose de safinamida for diminuída.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar safinamida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à safinamida (inchaço da boca ou da língua, falta de ar), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de safinamida. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se você estiver tomando qualquer um dos seguintes: anfetaminas (estimulantes, "parte superior"), como anfetamina (Adderall, Adzenys, Dyanavel XR, em Adderall), dextroanfetamina (Dexedrina, em Adderall) e metanfetamina (Desoxyn); certos antidepressivos, tais como amitriptilina (Elavil), amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Sinequan), imipramina (Tofranil), mirtazapina (Remeron) e trazodona; buspirona; ciclobenzaprina (Amrix); metilfenidato (Aptensio, Metadate, Ritalin, outros); opióides como meperidina (Demerol), metadona (Dolophina, Metadose), propoxifeno (não mais disponível nos EUA; Darvon) ou tramadol (Conzip, Ultram, em Ultracet); inibidores seletivos de recaptação de serotonina e norepinefrina (SSNRIs), tais como duloxetina (Cymbalta) e venlafaxina (Effexor); e erva de São João; Informe também o seu médico se estiver tomando um inibidor da MAO, como isocarboxazida (Marplan), linezolida (Zyvox), azul de metileno, fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) ou tranilcipromina (Parnate) .ou parou de tomar -los nas últimas duas semanas. O seu médico provavelmente irá lhe dizer que você não deve tomar safinamida junto com qualquer um desses medicamentos. Se você parar de tomar safinamida, deve esperar pelo menos 14 dias antes de começar a tomar qualquer um desses medicamentos. Além disso, não tome dextrometorfano (no Robitussin DM; encontrado em muitos produtos para tosse e resfriado não prescritos) junto com safinamida.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antipsicóticos como clozapina (Leponex, Fazaclo, Versacloz) e olanzapina (Zyprexa); benzodiazepinas, tais como alprazolam (Xanax), diazepam (Diastat, Valium), lorazepam (Ativan), temazepam (Restoril) e triazolam (Halcion); medicamentos para resfriados e alergias (descongestionantes), incluindo aqueles colocados no olho ou no nariz; imatinib (Gleevec); irinotecano (Camptosar, Onivyde); isoniazida (Laniazid, em Rifamate, em Rifater); lapatinib (Tykerb); metotrexato (Otrexup, Rasuvo); metoclopramida (Reglan); mitoxantrona; rosuvastatina (Crestor); inibidores seletivos da recaptação da serotonina, tais como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem, Symbyax, outros), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Brisdelle, Paxil, Pexeva) e sertralina (Zoloft); sulfassalazina (Azulfidina); e topotecano (Hycamtin). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se tiver doença hepática. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar safinamida.
- informe o seu médico se você tem ou já teve uma doença mental, como esquizofrenia (uma doença mental que causa pensamentos perturbados, perda de interesse na vida e emoções fortes ou incomuns), transtorno bipolar (humor que muda de deprimido para anormalmente animado) , ou psicose; ou se você tem pressão alta ou baixa; discinesia (movimentos anormais); ou problemas de sono. Informe também o seu médico se você ou um membro da família tem ou já teve problemas com a retina dos olhos ou albinismo (doença hereditária que causa falta de cor na pele, cabelo e olhos).
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto toma safinamida, chame seu médico.
- Informe o seu médico se estiver a amamentar ou se planeia amamentar.
- você deve saber que a safinamida pode deixá-lo sonolento ou pode fazer com que você adormeça repentinamente durante suas atividades diárias regulares. Você pode não se sentir sonolento ou ter quaisquer outros sinais de alerta antes de adormecer repentinamente.Não dirija um carro, opere máquinas, trabalhe em altura ou participe de atividades potencialmente perigosas no início do seu tratamento até que você saiba como o medicamento o afeta. Se você adormecer repentinamente enquanto está fazendo algo como assistir televisão, falar, comer ou andar de carro, ou se ficar muito sonolento, especialmente durante o dia, chame seu médico. Não conduza, trabalhe em lugares altos ou opere máquinas até falar com o seu médico.
- lembre-se de que o álcool pode agravar a sonolência causada por esse medicamento. Não beba álcool enquanto estiver a tomar safinamida.
- você deve saber que algumas pessoas que tomaram medicamentos como a safinamida desenvolveram problemas de jogo ou outros impulsos ou comportamentos intensos que eram compulsivos ou incomuns para elas, como aumento dos impulsos ou comportamentos sexuais. Chame seu médico se você tiver uma vontade de jogar difícil de controlar, se tiver desejos intensos ou se não for capaz de controlar seu comportamento. Informe os membros da sua família sobre este risco, para que possam chamar o médico mesmo se não perceber que o seu jogo ou quaisquer outros impulsos intensos ou comportamentos anormais se tornaram um problema.
Você pode ter uma reação grave se comer alimentos com alto teor de tiramina durante o tratamento com safinamida. A tiramina é encontrada em muitos alimentos e bebidas, incluindo carnes, aves, peixes ou queijos que foram defumados, envelhecidos, armazenados incorretamente ou estragados; certas frutas, vegetais e feijão; bebidas alcoólicas; e produtos de fermento que fermentaram. O seu médico ou nutricionista dirá quais alimentos você deve evitar completamente e quais alimentos você pode comer em pequenas quantidades. Se você comer um alimento com alto teor de tiramina enquanto estiver tomando safinamida, entre em contato com o seu médico.
Pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário usual no dia seguinte. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Safinamida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- agravamento ou movimentos corporais mais frequentes que você não pode controlar
- visão muda
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- crenças delirantes (acreditar em coisas que não são reais)
- agitação, alucinações, febre, sudorese, confusão, batimento cardíaco acelerado, tremores, forte rigidez muscular ou espasmos, perda de coordenação, náusea, vômito ou diarreia
Safinamida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Xadago®