Vacina contra cólera
Contente
- Diga à pessoa que está administrando a vacina:
- Quais são os riscos de uma reação à vacina?
- Algumas pessoas são vacinadas após a vacinação contra o cólera. Isso inclui o seguinte:
A cólera é uma doença que pode causar diarreia intensa e vômitos. Se não for tratado rapidamente, pode levar à desidratação e até à morte. Estima-se que cerca de 100.000 a 130.000 pessoas morram de cólera a cada ano, quase todas em países onde a doença é comum.
A cólera é causada por bactérias e se espalha por meio de alimentos ou água contaminados. Normalmente não é transmitido diretamente de pessoa para pessoa, mas pode ser transmitido através do contato com as fezes de uma pessoa infectada.
A cólera é muito rara entre os cidadãos dos EUA. É um risco principalmente para pessoas que viajam para países onde a doença é comum (principalmente Haiti e partes da África, Ásia e Pacífico). Também ocorreu nos Estados Unidos entre pessoas que comem frutos do mar crus ou malcozidos da Costa do Golfo.
Ter cuidado com o que você come e bebe durante a viagem e ter uma boa higiene pessoal pode ajudar a prevenir doenças transmitidas pela água e alimentos, incluindo cólera. Para alguém que foi infectado, a reidratação (reposição de água e produtos químicos perdidos por diarréia ou vômito) pode reduzir muito a chance de morrer. A vacinação pode reduzir o risco de contrair cólera.
A vacina contra o cólera usada nos Estados Unidos é uma vacina oral (engolida). Apenas uma dose é necessária. Doses de reforço não são recomendadas neste momento.
A maioria dos viajantes não precisa da vacina contra o cólera. Se você for um adulto de 18 a 64 anos viajando para uma área onde as pessoas estão sendo infectadas com cólera, seu médico pode recomendar a vacina para você.
Em estudos clínicos, a vacina contra a cólera foi muito eficaz na prevenção da cólera grave ou com risco de vida. No entanto, não é 100% eficaz contra a cólera e não protege de outras doenças transmitidas por alimentos ou pela água. A vacina contra o cólera não substitui o cuidado com o que come ou bebe.
Diga à pessoa que está administrando a vacina:
- Se você tem alguma alergia grave com risco de vida. Se você já teve uma reação alérgica com risco de vida após uma dose anterior de qualquer vacina contra a cólera, ou se você tem uma alergia grave a qualquer ingrediente desta vacina, você não deve tomar a vacina. Informe o seu médico se você tiver alguma alergia grave que conheça. Ele ou ela pode falar sobre os ingredientes da vacina.
- Se você está grávida ou amamentando. Não se sabe muito sobre os riscos potenciais desta vacina para uma mulher grávida ou amamentando. Um registro foi criado para aprender mais sobre a vacinação durante a gravidez. Se você tomar a vacina e mais tarde souber que estava grávida na época, entre em contato com este registro pelo telefone 1-800-533-5899.
- Se você tomou antibióticos recentemente. Antibióticos administrados 14 dias antes da vacinação podem fazer com que a vacina não funcione tão bem.
- Se estiver a tomar medicamentos antimalária. A vacina contra a cólera não deve ser administrada com o medicamento antimalárico cloroquina (Aralen). É melhor esperar pelo menos 10 dias após a vacina para tomar medicamentos antimalária.
Sempre lave bem as mãos após usar o banheiro e antes de preparar ou manusear alimentos. A vacina contra o cólera pode ser eliminada nas fezes por pelo menos 7 dias.
Se você tiver uma doença leve, como um resfriado, provavelmente poderá tomar a vacina hoje. Se você estiver moderada ou gravemente doente, seu médico pode recomendar esperar até que você se recupere.
Quais são os riscos de uma reação à vacina?
Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de reações. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria em alguns dias, mas também são possíveis reações graves.
Algumas pessoas são vacinadas após a vacinação contra o cólera. Isso inclui o seguinte:
- dor abdominal
- cansaço ou fadiga
- dor de cabeça
- falta de apetite
- náusea ou diarreia
Nenhum problema sério relatado após a vacina da cólera foi considerado relacionado à vacina.
Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em cerca de 1 em um milhão de doses, e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar ferimentos graves ou morte.
A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety.
- Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum.
- Sinais de um reação alérgica severa pode incluir urticária, inchaço do rosto e da garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura e fraqueza. Geralmente, eles começam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
- Se você acha que é um reação alérgica severa ou outra emergência que não pode esperar, ligue 9-1-1 e vá para o hospital mais próximo. Caso contrário, ligue para sua clínica.
- Posteriormente, a reação deve ser relatada ao "Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina" (VAERS). O seu médico deve apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.
VAERS não fornece aconselhamento médico.
- Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/cholera/index. html e http://www.cdc.gov/cholera/general/index.html.
Declaração de informações sobre vacinas contra cólera. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 06/07/2017.
- Vaxchora®