Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Levodopa oral para inalação - Medicamento
Levodopa oral para inalação - Medicamento

Contente

A inalação de levodopa é usada junto com a combinação de levodopa e carbidopa (Duopa, Rytary, Sinemet) para tratar episódios "off" (momentos de dificuldade para se mover, andar e falar que podem acontecer quando outros medicamentos passam) em pessoas com doença de Parkinson (DP; um distúrbio do sistema nervoso que causa dificuldades de movimento, controle muscular e equilíbrio). A inalação de levodopa não funcionará para prevenir episódios "off", mas ajudará a controlar os sintomas quando um episódio "off" já começou. Levodopa está em uma classe de medicamentos chamados agonistas da dopamina. A levodopa age imitando a ação da dopamina, uma substância natural do cérebro que falta em pacientes com DP.

A inalação de levodopa é uma cápsula para ser usada com um inalador oral especialmente projetado. Você usará o inalador para inspirar o pó seco contido nas cápsulas. Geralmente é inalado quando necessário. Você precisará inalar por via oral o conteúdo de duas cápsulas para uma dose completa. Fazer não inalar mais de uma dose (2 cápsulas) por período "off". Fazer não inalar mais de 5 doses em um dia. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use a inalação de levodopa exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Não engula as cápsulas de levodopa para inalação.

Não abra a embalagem do blister que envolve a cápsula nem remova a cápsula até um pouco antes de estar pronto para usá-la. Se você acidentalmente abrir a embalagem de uma cápsula que não pode usar imediatamente, descarte a cápsula. Não conserve as cápsulas dentro do inalador. Elimine o inalador quando todas as cápsulas da embalagem forem utilizadas. Use sempre o novo inalador que vem com a recarga da receita.

Use apenas o inalador que acompanha para inalar o pó das cápsulas. Nunca tente inalá-los usando qualquer outro inalador. Nunca use o seu inalador de levodopa para inalar qualquer outro medicamento.

Antes de usar a inalação de levodopa pela primeira vez, leia as instruções escritas que vêm com o inalador. Observe os diagramas com atenção e certifique-se de reconhecer todas as peças do inalador. Pergunte ao seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde para lhe mostrar como usá-lo. Pratique o uso do inalador enquanto eles o observam.


Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a inalação de levodopa,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à levodopa, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da inalação da levodopa. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se estiver a tomar certos inibidores da monoamina oxidase (MAO), como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil) e tranilcipromina (Parnate) ou se parou de tomá-los nas últimas 2 semanas. O seu médico provavelmente lhe dirá para não usar a inalação de levodopa se estiver tomando um ou mais desses medicamentos.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: haloperidol (Haldol); pílulas de ferro e vitaminas contendo ferro; isoniazida (Laniazida); linezolida (Zyvox); medicamentos com azul de metileno para doenças mentais, enjôo ou náusea; metoclopramida (Reglan); outros medicamentos para a doença de Parkinson; rasagilina (Azilect); risperidona (Risperdal); safinamida (Xadago); sedativos; selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar); pílulas para dormir; e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a levodopa, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve alguma doença que afete sua respiração, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); glaucoma (uma condição em que o aumento da pressão no olho pode levar à perda gradual de visão); um distúrbio do sono; ou um problema de saúde mental.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando a inalação de levodopa, chame seu médico.
  • você deve saber que a inalação de levodopa pode deixá-lo sonolento ou pode fazer com que adormeça repentinamente durante suas atividades diárias regulares enquanto estiver usando a inalação de levodopa e por até 1 ano após o tratamento. Você pode não se sentir sonolento ou ter quaisquer outros sinais de alerta antes de adormecer repentinamente. Não dirija um carro ou opere máquinas, trabalhe em altura ou participe de atividades potencialmente perigosas até saber como este medicamento o afeta. Se você adormecer repentinamente enquanto está fazendo algo como comer, falar ou assistir televisão, ou andar de carro, ou se ficar muito sonolento, especialmente durante o dia, chame seu médico.
  • você deve saber que algumas pessoas que usaram medicamentos como a inalação de levodopa desenvolveram problemas de jogo ou outros impulsos ou comportamentos intensos que eram compulsivos ou incomuns para elas, como aumento dos impulsos ou comportamentos sexuais. Não há informações suficientes para dizer se as pessoas desenvolveram esses problemas porque tomaram a medicação ou por outros motivos. Chame seu médico se você tiver uma vontade de jogar difícil de controlar, se tiver desejos intensos ou se não for capaz de controlar seu comportamento. Informe os membros da sua família sobre este risco, para que possam chamar o médico mesmo se não perceber que o seu jogo ou quaisquer outros impulsos intensos ou comportamentos anormais se tornaram um problema.
  • você deve saber que a inalação de levodopa pode causar tonturas, vertigens, náuseas, sudorese e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada ou sentada. Para evitar esse problema, saia da cama ou levante-se lentamente da posição sentada, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Este medicamento geralmente é usado quando necessário.

A inalação de levodopa pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • tosse
  • coriza
  • náusea
  • vomitando
  • dor na boca
  • dor de cabeça
  • tontura
  • mudança na cor da urina, suor, expectoração e lágrimas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas ou os da secção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, contacte o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • febre, sudorese, músculos rígidos e perda de consciência
  • dor no peito ou desconforto
  • dificuldade ao respirar
  • movimentos repentinos incontroláveis ​​novos ou agravando-se
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • sentindo que os outros querem te machucar
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • comportamento agressivo
  • sonhando mais que o normal
  • confusão
  • Comportamento anormal
  • agitação

A inalação de levodopa pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Mantenha todas as consultas com o seu médico. Seu médico irá solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à inalação de levodopa.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando levodopa para inalação.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Inbrija®
Última revisão - 15/04/2019

Recomendamos Você

Existe alguma verdade para a astrologia?

Existe alguma verdade para a astrologia?

e você já pen ou: "Ela e tá agindo como uma lunática!" Você pode e tar envolvido. Dê uma olhada ne a palavra - ela deriva de "luna", que ignifica &qu...
Lanches saudáveis: lanches ricos em fibras

Lanches saudáveis: lanches ricos em fibras

De acordo com o In tituto de Medicina da Academia Nacional de Ciência , a mulhere com meno de 50 ano de idade deveriam con umir 25 grama de fibra por dia, ma e você e tá começando ...