Autor: Joan Hall
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Tutorial testosterona total e biodisponível ( ou testosterona livre)
Vídeo: Tutorial testosterona total e biodisponível ( ou testosterona livre)

Contente

A testosterona pode causar um aumento da pressão arterial, o que pode aumentar o risco de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral que pode ser fatal. Informe o seu médico se você tem ou já teve pressão alta, doença cardíaca, ataque cardíaco ou derrame. Informe o seu médico e farmacêutico se estiver tomando medicamentos para pressão arterial, dor ou sintomas de resfriado. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: dor no peito; falta de ar; dor nos braços, costas, pescoço ou mandíbula; fala lenta ou difícil; tonturas ou desmaios; ou fraqueza ou dormência de um braço ou perna.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes para verificar a resposta do seu corpo à testosterona. A sua pressão arterial deve ser verificada antes de iniciar o tratamento e regularmente enquanto estiver a tomar testosterona.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante ao paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com testosterona e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.


A testosterona é usada para tratar os sintomas de baixa testosterona em homens com hipogonadismo (uma condição na qual o corpo não produz testosterona natural suficiente). A testosterona é usada apenas para homens com níveis baixos de testosterona causados ​​por certas condições médicas, incluindo distúrbios dos testículos, glândula pituitária (uma pequena glândula no cérebro) ou hipotálamo (uma parte do cérebro) que causam hipogonadismo. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar seus níveis de testosterona para ver se eles estão baixos antes de você começar a tomar testosterona. A testosterona não deve ser usada para tratar os sintomas de baixa testosterona em homens que têm baixa testosterona devido ao envelhecimento ("hipogonadismo relacionado à idade"). A testosterona é um hormônio produzido pelo corpo que contribui para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento dos órgãos sexuais masculinos e das características masculinas típicas. A testosterona atua substituindo a testosterona que normalmente é produzida pelo corpo.

A testosterona é apresentada em cápsulas para administração oral. Geralmente é tomado com alimentos, duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Tome testosterona nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome testosterona exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


A testosterona pode controlar seus sintomas, mas não curará sua condição. O seu médico pode ajustar a sua dose de testosterona dependendo da quantidade de testosterona no sangue durante o tratamento e da sua reação ao medicamento.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar testosterona,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à testosterona, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas de testosterona. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven), insulina (Apridra, Humalog, Humulin, outros), medicamentos para diabetes, esteróides orais como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Rayos). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem câncer de mama ou tem ou pode ter câncer de próstata. Seu médico provavelmente lhe dirá que você não deve tomar testosterona.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve colesterol alto; apneia do sono (a respiração pára por curtos períodos de tempo durante o sono); hiperplasia benigna da próstata (BPH; próstata aumentada); níveis elevados de cálcio no sangue; Câncer; diabetes; depressão ou outra doença mental; ou doença renal, hepática ou pulmonar.
  • você deve saber que a testosterona é apenas para uso em homens adultos. Crianças, adolescentes e mulheres não devem usar este medicamento. A testosterona pode interromper o crescimento ósseo e causar puberdade precoce (puberdade precoce) em crianças e adolescentes. A testosterona pode causar voz grave, crescimento de cabelo em lugares incomuns, aumento genital, diminuição do tamanho dos seios, queda de cabelo de padrão masculino e ciclos menstruais incomuns em mulheres. Se a testosterona for usada por mulheres que estão grávidas, podem engravidar ou amamentar, pode prejudicar o bebê.
  • você deve saber que tem havido relatos de efeitos colaterais graves em pessoas que tomam testosterona em doses mais altas, junto com outros produtos de hormônio sexual masculino, ou de outras formas que não as prescritas por um médico. Esses efeitos colaterais podem incluir ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos; AVC e mini-AVC; doença hepática; convulsões; ou alterações de saúde mental, como depressão, mania (humor frenético, anormalmente animado), comportamento agressivo ou hostil, alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem) ou delírios (ter pensamentos ou crenças estranhas que não têm base na realidade) . Pessoas que usam doses mais altas de testosterona do que as recomendadas por um médico também podem apresentar sintomas de abstinência, como depressão, cansaço extremo, desejo, irritabilidade, inquietação, perda de apetite, incapacidade de adormecer ou continuar dormindo, ou diminuição do desejo sexual, se eles parar de repente de usar testosterona. Certifique-se de tomar testosterona exatamente como indicado pelo seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A testosterona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • azia
  • diarréia
  • gás
  • dor de cabeça
  • dor ou aumento da mama

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • dor, inchaço, calor ou vermelhidão na parte inferior da perna
  • dificuldade em respirar, especialmente à noite
  • inchaço das mãos, pés e tornozelos
  • ganho de peso inexplicável repentino
  • ereções que acontecem com muita frequência ou que duram muito tempo
  • dificuldade para urinar, fluxo de urina fraco, micção frequente, necessidade repentina de urinar imediatamente
  • vomitando
  • náusea
  • Cansaço extremo
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • urina escura
  • dor na parte superior direita do estômago
  • mudanças de humor, incluindo depressão, ansiedade ou suicídio (pensar em se machucar ou se matar ou planejar ou tentar fazer isso)

A testosterona pode causar uma diminuição no número de espermatozoides (células reprodutoras masculinas) produzidos, especialmente se for usada em altas doses. Converse com seu médico sobre os riscos de usar este medicamento se você for homem e quiser ter filhos.

A testosterona pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. Converse com seu médico sobre os riscos de receber este medicamento.

A testosterona pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando testosterona.

Não deixe ninguém usar sua medicação. A testosterona é uma substância controlada. As prescrições podem ser recarregadas apenas um número limitado de vezes; pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Jatenzo®
  • undecanoato de testosterona
Última revisão - 15/05/2019

Popular No Portal

Ex-modelo Linda Rodin sobre como envelhecer com elegância e moda

Ex-modelo Linda Rodin sobre como envelhecer com elegância e moda

“Eu nunca faria uma plá tica no ro to”, diz Linda Rodin. Não que ela julgue quem o faz, ma quando puxa para cima o lado da bochecha , diz que parece "fraudulento". (Para ua informa...
Por que os americanos estão menos felizes do que nunca

Por que os americanos estão menos felizes do que nunca

ICYMI, a Noruega é oficialmente o paí mai feliz do mundo, de acordo com o Relatório de Felicidade Mundial de 2017, (tirando a Dinamarca de eu trono apó um reinado de trê ano )...