Tratamentos para asma eosinofílica
Contente
- Corticosteroides inalados e orais
- Modificadores de leucotrieno
- biológicos
- Inaladores de resgate
- Anticolinérgicos
- O takeaway
A asma eosinofílica é um subtipo de asma que geralmente se desenvolve mais tarde na vida. A idade média de início é entre 35 e 50 anos. Pode se desenvolver em pessoas que não foram previamente diagnosticadas com asma.
Este tipo de asma é causado por um influxo de células sanguíneas eosinófilas. Embora a causa exata seja desconhecida, os eosinófilos podem contribuir para a inflamação e constrição das vias aéreas observadas nas formas tradicionais de asma.
A asma eosinofílica pode apresentar sintomas mais graves do que as formas leves de asma. Você também pode ter crises mais frequentes. As opções de tratamento são semelhantes à asma mais branda, mas suas terapias exatas costumam ser mais agressivas.
Converse com seu médico sobre as seguintes opções usadas no tratamento deste tipo de asma.
Corticosteroides inalados e orais
Os corticosteroides inalatórios costumam ser a primeira linha de tratamento para formas persistentes de asma, incluindo eosinofílica. Eles atuam reduzindo a inflamação das vias aéreas que contribui para a constrição, o que permite que você respire com mais facilidade.
Você também pode precisar de algumas versões de corticosteroides para asma eosinofílica por via oral se seus sintomas forem mais graves.
No entanto, os esteróides orais representam o risco de efeitos colaterais de longo prazo, incluindo:
- osteoporose
- ganho de peso
- diabetes mellitus
Modificadores de leucotrieno
Esses medicamentos orais são freqüentemente prescritos para pessoas que sofrem de asma e alergias. Eles atuam reduzindo os leucotrienos no corpo, que contribuem para a inflamação.
Seu médico pode prescrever um dos seguintes:
- montelucaste de sódio (Singulair)
- zafirlukast (Accolate)
- zileuton (Zyflo)
biológicos
Produtos biológicos são uma forma emergente de tratamento para asma grave. Esses medicamentos são administrados por meio de uma injeção, normalmente pelo seu médico. Eles reduzem a inflamação, visando moléculas inflamatórias, células e anticorpos.
Por este motivo, os produtos biológicos são considerados como proporcionando um tratamento mais “personalizado” em comparação com outros medicamentos para asma.
Você pode ser candidato a produtos biológicos se continuar a ter crises regularmente, apesar de tomar seus medicamentos de controle e evitar os gatilhos.
Os produtos biológicos também podem aliviar a asma noturna, bem como diminuir o número de visitas ao hospital devido a ataques de asma.
Atualmente, existem cinco tipos de produtos biológicos disponíveis para o tratamento da asma grave:
- benralizumab (Fasenra)
- dupilumab (Dupixent)
- mepolizumab (Nucala)
- omalizumab (Xolair)
- reslizumab (Cinqair)
Destes produtos biológicos, Fasenra, Nucala e Cinqair têm como alvo os eosinófilos especificamente. Mais produtos biológicos estão em desenvolvimento para um tratamento mais direcionado.
Se o seu médico recomendar produtos biológicos para sua asma eosinofílica, você pode esperar receber essas injeções a cada 2 a 8 semanas ao longo de pelo menos 4 meses.
Inaladores de resgate
Embora não seja um tipo de tratamento de longo prazo, ainda é uma boa ideia ter um inalador de resgate disponível se você tiver asma eosinofílica.
Também chamado de inalador de alívio rápido, esses medicamentos atuam aliviando os sintomas das crises e abrindo as vias respiratórias para ajudar a prevenir um ataque de asma.
O problema com os inaladores de resgate é que eles não evitam os sintomas da asma como os controladores de longo prazo fazem. Depender desses tipos de inaladores com muita frequência também pode torná-los menos eficazes, porque seus pulmões se acostumarão a eles.
Ligue para seu médico se estiver usando o inalador de resgate mais do que algumas vezes por semana.
Anticolinérgicos
Os anticolinérgicos são medicamentos que bloqueiam um neurotransmissor chamado acetilcolina. Esses medicamentos tradicionalmente tratam a incontinência e a bexiga hiperativa, bem como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Esses tipos de medicamentos também podem ajudar a tratar a asma grave. Os anticolinérgicos relaxam os músculos das vias aéreas e ajudam você a respirar mais facilmente.
Tomar esses medicamentos também pode diminuir a probabilidade de você precisar de esteróides orais a longo prazo.
O takeaway
A asma eosinofílica é um dos subtipos de asma mais difíceis de tratar. Provavelmente, você precisará experimentar uma variedade de opções para ver o que funciona melhor.
Sua asma é considerada “bem controlada” se você apresentar sintomas 2 dias por semana ou menos.
Fale com o seu médico se sentir sintomas de asma regularmente e se a sua condição interferir com as atividades diárias. Eles podem prescrever medicamentos ou produtos biológicos mais fortes de longo prazo para ajudar a melhorar os sintomas e a qualidade de vida.
Gerenciar os sintomas da asma eosinofílica pode ajudar a reduzir o risco de cicatrizes pulmonares e outras complicações de longo prazo.
Você também pode melhorar o resultado do tratamento cuidando da sua saúde geral tanto quanto possível, incluindo:
- Alimentação saudável
- sono adequado
- gerenciamento de estresse
Evitar fatores desencadeantes, como estresse, alergias e irritantes químicos, também pode reduzir o risco de crises.