Amantadina
Contente
- Antes de tomar amantadina,
- Amantadina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Amantadina é usada para tratar os sintomas da doença de Parkinson (DP; um distúrbio do sistema nervoso que causa dificuldades de movimento, controle muscular e equilíbrio) e outras condições semelhantes. Também é usado para controlar problemas de movimento que são um efeito colateral de certos medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson. Também é usado para prevenir os sintomas de infecção pelo vírus influenza A e para o tratamento de infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza A. A amantadina está em uma classe de medicamentos chamados adamantanos. Acredita-se que ele atue no controle de problemas de movimento, aumentando a quantidade de dopamina em certas partes do corpo. Ele age contra o vírus influenza A, interrompendo a propagação do vírus no corpo.
A amantadina vem como uma cápsula, cápsula de liberação prolongada (Gocovri), comprimido e líquido para tomar por via oral. As cápsulas, comprimidos e medicamentos líquidos são geralmente tomados uma ou duas vezes ao dia. As cápsulas de liberação prolongada são tomadas uma vez ao dia ao deitar. Tome amantadina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome amantadina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula as cápsulas de liberação prolongada inteiras; não divida, mastigue ou amasse. Se tiver dificuldade para engolir, você pode abrir a cápsula de liberação prolongada e polvilhar todo o conteúdo em uma colher de chá de alimentos moles, como purê de maçã. Coma a mistura imediatamente e engula sem mastigar.
Se você estiver tomando amantadina para a doença de Parkinson, seu médico pode começar com uma dose baixa de amantadina e aumentar gradualmente sua dose.
Não pare de tomar amantadina sem falar com seu médico. Se você parar de tomar amantadina repentinamente, poderá sentir febre, confusão, alterações no estado mental ou rigidez muscular grave. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar amantadina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a amantadina, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes das cápsulas de amantadina, cápsulas de liberação prolongada, comprimidos ou líquido. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: acetazolamida (Diamox); anti-histamínicos; cotrimoxazol (Bactrim, Septra, Sulfatrim); diclorfenamida (Daranida); hidroclorotiazida com triamtereno (Maxzide, Dyazide); ipratrópio (Atrovent); medicamentos para doenças do intestino irritável, doenças mentais, enjôo, sono ou problemas urinários; outros medicamentos para tratar a doença de Parkinson; metazolamida (GlaucTabs, Neptazane); quinina (Qualaquin); quinidina; sedativos; bicarbonato de sódio (Alka-Seltzer, em Zegerid); estimulantes; ou tioridazina (Mellaril). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem doença renal. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar amantadina.
- diga ao seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool, se usa ou já usou drogas ilícitas, ou se usou medicamentos prescritos em excesso, ou se você tem ou já teve epilepsia ou qualquer outro tipo de convulsão, um distúrbio do sono, urinário infecções do trato, doença mental, glaucoma (uma condição em que o aumento da pressão no olho pode levar à perda gradual de visão), eczema (dermatite atópica; uma doença de pele que faz com que a pele fique seca e com coceira e, às vezes, fique vermelha, escamosa erupções cutâneas), insuficiência cardíaca, inchaço das mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas, pressão arterial baixa ou doença hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma amantadina, chame seu médico imediatamente. Amantadina pode causar danos ao feto.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que está a tomar amantadina.
- você deve saber que a amantadina pode deixá-lo sonolento ou causar visão turva. Não dirija um carro, opere máquinas ou participe de atividades potencialmente perigosas até saber como este medicamento o afeta.
- pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando amantadina. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da amantadina.
- você deve saber que a amantadina pode causar tonturas, desmaios e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isso é mais comum quando você começa a tomar amantadina ou se sua dose foi aumentada. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
- não tome nenhuma vacina sem falar com o seu médico.
- você deve saber que algumas pessoas que tomam amantadina e outros medicamentos semelhantes usados para tratar a doença de Parkinson desenvolveram problemas de jogo ou tiveram outros impulsos ou comportamentos intensos que eram compulsivos ou incomuns para eles, como aumento do desejo sexual, compulsão alimentar ou gastos descontrolados. Chame seu médico se você tiver uma vontade de jogar difícil de controlar, se tiver desejos intensos ou se não for capaz de controlar seu comportamento. Informe os membros da sua família sobre este risco, para que possam chamar o médico mesmo se não perceber que o seu jogo ou quaisquer outros impulsos intensos ou comportamentos anormais se tornaram um problema.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você estiver tomando as cápsulas, comprimidos ou líquido, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Se você estiver tomando as cápsulas de liberação prolongada, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar. Se você se esqueceu de tomar as cápsulas de liberação prolongada por vários dias, chame seu médico.
Amantadina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- boca seca
- Prisão de ventre
- náusea
- vomitando
- apetite diminuído
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- sonhos anormais
- dor de cabeça
- confusão
- sonolência
- cansaço
- contração incontrolável dos músculos, mudança do andar normal e quedas
- padrão roxo tipo renda na pele
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- acreditar em coisas que não são verdadeiras
- não confiar nos outros ou sentir que os outros querem te machucar
- depressão
- ansiedade
- suicida (pensar em se machucar ou se matar ou planejar ou tentar fazer isso)
- falta de interesse, entusiasmo ou preocupação
- tonturas, desmaios, desmaios ou visão turva
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- dificuldade para urinar
- falta de ar
Amantadina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade.Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- batimento cardíaco irregular ou rápido
- dificuldade ao respirar
- diminuição da micção
- inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
- braços ou pernas rígidos ou rígidos
- movimentos incontroláveis ou tremores de uma parte do corpo
- problemas com coordenação
- confusão
- sentindo como se estivesse olhando para si mesmo como um observador externo
- medo, irritabilidade ou comportamento agressivo
- ver coisas ou ouvir vozes que não existem
- inquietação ou dificuldade de concentração
- depressão
- falta de energia
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à amantadina.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Gocovri®
- Symadine®¶
- Simetrel®¶
- Cloridrato de Adamantanamina
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/05/2018