Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 3 Janeiro 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
¿Cómo funciona el Metilfenidato?
Vídeo: ¿Cómo funciona el Metilfenidato?

Contente

O metilfenidato pode causar dependência. Não tome uma dose maior, tome-o com mais freqüência, tome-o por mais tempo, ou tome-o de uma forma diferente da prescrita pelo seu médico. Se você tomar muito metilfenidato, pode descobrir que o medicamento não controla mais seus sintomas, pode sentir necessidade de tomar grandes quantidades do medicamento e pode experimentar mudanças incomuns em seu comportamento. Informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool, se usa ou já usou drogas ilícitas ou se usou medicamentos prescritos em excesso.

Não pare de tomar metilfenidato sem falar com seu médico, especialmente se você usou o medicamento em excesso. O seu médico provavelmente irá diminuir a sua dose gradualmente e monitorá-lo cuidadosamente durante este período. Você pode desenvolver depressão severa se parar repentinamente de tomar metilfenidato após uso excessivo. O seu médico pode necessitar de monitorizá-lo cuidadosamente depois de parar de tomar metilfenidato, mesmo que não tenha usado a medicação em excesso, porque os seus sintomas podem piorar quando o tratamento é interrompido.


Não venda, dê ou deixe outra pessoa tomar seu medicamento. Vender ou dar metilfenidato pode prejudicar outras pessoas e é contra a lei. Guarde o metilfenidato em um local seguro para que ninguém mais possa tomá-lo acidentalmente ou propositalmente. Acompanhe a quantidade de medicamento restante para saber se algum está faltando.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com metilfenidato e cada vez que receber mais medicamento. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

O metilfenidato é usado como parte de um programa de tratamento para controlar os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH; mais dificuldade de se concentrar, controlar ações e permanecer imóvel ou quieto do que outras pessoas da mesma idade) em adultos e crianças. O metilfenidato (metilina) também é usado para tratar a narcolepsia (um distúrbio do sono que causa sonolência diurna excessiva e ataques repentinos de sono). O metilfenidato está em uma classe de medicamentos chamados estimulantes do sistema nervoso central (SNC). Ele age alterando as quantidades de certas substâncias naturais no cérebro.


O metilfenidato vem como um comprimido de liberação imediata, um comprimido para mastigar, uma solução (líquido), uma suspensão de ação prolongada (liberação prolongada) (líquido), um comprimido de ação intermediária (liberação prolongada), um comprimido de ação prolongada (prolongado cápsula de liberação prolongada, um comprimido de ação prolongada (liberação estendida), um comprimido mastigável de ação prolongada (liberação estendida) e um comprimido de desintegração oral de ação prolongada (liberação estendida) (comprimido que se dissolve rapidamente na boca) . O comprimido de ação prolongada, os comprimidos de desintegração oral e as cápsulas fornecem um pouco de medicamento imediatamente e liberam a quantidade restante como uma dose constante de medicamento por um período mais longo. Todas essas formas de metilfenidato são administradas por via oral. Os comprimidos normais, comprimidos para mastigar (Metilina) e solução (Metilina) são geralmente tomados duas a três vezes ao dia pelos adultos e duas vezes ao dia pelas crianças, de preferência 35 a 40 minutos antes das refeições. Os adultos que tomam três doses devem tomar a última dose antes das 18 horas, para que a medicação não cause dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. Os comprimidos de ação intermediária são geralmente tomados uma ou duas vezes ao dia, de manhã e às vezes no início da tarde, 30 a 45 minutos antes das refeições. A cápsula de ação prolongada (Metadate CD) é geralmente tomada uma vez ao dia antes do café da manhã; o comprimido de ação prolongada (Concerta), o comprimido para mastigar de ação prolongada (Quillichew ER), a suspensão de ação prolongada (Quillivant XR) e as cápsulas de ação prolongada (Aptensio XR, Ritalina LA) são geralmente tomados uma vez por dia pela manhã com ou sem comida. A suspensão de ação prolongada (Quillivant XR) começará a fazer efeito mais cedo se for tomada com alimentos. O comprimido de desintegração oral de ação prolongada (Cotempla XR-ODT) e a cápsula de ação prolongada (Adhansia XR) são geralmente tomados uma vez por dia pela manhã e devem ser tomados de forma consistente, sempre com ou sem alimentos. A cápsula de ação prolongada (Jornay PM) é geralmente tomada uma vez ao dia à noite (entre 18h30 e 21h30), e deve ser tomada de forma consistente, ao mesmo tempo todas as noites e sempre com comida ou sempre sem Comida.


Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome metilfenidato exatamente como dirigido.

Não tente empurrar o comprimido de desintegração oral de liberação prolongada (Cotempla XR-ODT) através da embalagem de blister. Em vez disso, use as mãos secas para retirar a embalagem de alumínio. Retire imediatamente o comprimido e coloque-o na boca. O comprimido se dissolverá rapidamente e pode ser engolido com saliva; não é necessária água para engolir o comprimido.

Você deve mastigar bem os comprimidos para mastigar de liberação imediata e, em seguida, beber um copo cheio (pelo menos 8 onças [240 mililitros]) de água ou outro líquido. Se tomar o comprimido para mastigar de libertação imediata sem líquido suficiente, o comprimido pode inchar e bloquear a sua garganta e pode causar asfixia. Se sentir dor no peito, vômito ou dificuldade para engolir ou respirar depois de tomar o comprimido para mastigar, você deve ligar para o seu médico ou obter tratamento médico de emergência imediatamente.

Engula os comprimidos e cápsulas de ação intermediária e de ação prolongada inteiros; não divida, mastigue ou amasse. No entanto, se você não consegue engolir as cápsulas de ação prolongada (Aptensio XR, Jornay PM, Metadate CD, Ritalin LA), você pode abrir cuidadosamente as cápsulas e polvilhar todo o conteúdo em uma colher de sopa de compota de maçã fria ou em temperatura ambiente, ou por muito tempo cápsulas de ação (Adhansia XR), você pode abrir as cápsulas e polvilhar todo o conteúdo em uma colher de sopa de compota de maçã ou iogurte. Engula (sem mastigar) esta mistura imediatamente após a preparação (dentro de 10 minutos se estiver a tomar Adhansia XR) e depois beba um copo de água para se certificar de que engoliu todo o medicamento. Não guarde a mistura para uso futuro.

Se estiver a tomar o comprimido para mastigar de ação prolongada (Quillichew ER) e o seu médico lhe disse para tomar parte do comprimido para obter a quantidade correta da sua dose, parta o comprimido para mastigar de ação prolongada de 20 mg ou 30 mg cuidadosamente ao longo do linhas que foram marcadas nele. No entanto, o comprimido para mastigar de ação prolongada de 40 mg não tem pontuação e não pode ser dividido ou dividido.

Se você estiver tomando a suspensão de ação prolongada (Quillivant XR), siga estas etapas para medir a dose:

  1. Retire o frasco do medicamento e o doseador da caixa. Certifique-se de que o frasco contém medicamento líquido. Ligue para o seu farmacêutico e não use o medicamento se o frasco contiver pó ou se não houver dispensador na caixa.
  2. Agite o frasco para cima e para baixo por pelo menos 10 segundos para misturar o medicamento uniformemente.
  3. Remova a tampa do frasco. Verifique se o adaptador do frasco foi inserido na parte superior do frasco.
  4. Se o adaptador do frasco não tiver sido inserido na parte superior do frasco, insira-o colocando a parte inferior do adaptador na abertura do frasco e pressionando-o firmemente com o polegar. Ligue para o seu farmacêutico se a caixa não contiver um adaptador de frasco. Não remova o adaptador do frasco do frasco depois de inserido.
  5. Insira a ponta do doseador no adaptador do frasco e empurre o êmbolo totalmente para baixo.
  6. Vire a garrafa de cabeça para baixo.
  7. Puxe o êmbolo para retirar a quantidade de suspensão oral prescrita pelo seu médico. Se você não tem certeza de como medir corretamente a dose que seu médico prescreveu, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
  8. Remova o doseador e esguiche lentamente a suspensão oral diretamente na boca ou na boca do seu filho.
  9. Volte a colocar a tampa do frasco e feche bem.
  10. Limpe o doseador após cada utilização, colocando-o na máquina de lavar loiça ou enxaguando com água da torneira.

O seu médico pode começar com uma dose baixa de metilfenidato e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez por semana.

Sua condição deve melhorar durante o tratamento. Ligue para o seu médico se os seus sintomas piorarem a qualquer momento durante o tratamento ou não melhorarem após 1 mês.

O seu médico pode dizer-lhe para parar de tomar metilfenidato de vez em quando para ver se o medicamento ainda é necessário. Siga estas instruções cuidadosamente.

Alguns produtos de metilfenidato podem não ser substituídos por outro. Pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre o tipo de metilfenidato que o seu médico receitou.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar metilfenidato,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a metilfenidato, a qualquer outro medicamento, aspirina (se estiver tomando Adhansia XR), corante tartrazina (um corante amarelo em alguns alimentos processados ​​e medicamentos; se estiver tomando Adhansia XR), ou qualquer um dos ingredientes em o produto metilfenidato que você está tomando. Pergunte ao seu médico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se estiver tomando inibidores da monoamina oxidase (MAO), incluindo isocarboxazida (Marplan), linezolida (Zyvox), azul de metileno, fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) e tranilcipromina ( Parnate), ou parou de tomá-los nos últimos 14 dias. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar metilfenidato até pelo menos 14 dias após a última vez que tomou um inibidor da MAO.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin, Jantoven); antidepressivos, tais como clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin) e imipramina (Tofranil); descongestionantes (medicamentos para tosse e resfriado); medicamentos para azia ou úlceras, como esomeprazol (Nexium, em Vimovo), famotidina (Pepcid), omeprazol (Prilosec, em Zegerid) ou pantoprazol (Protonix); medicamentos para hipertensão; medicamentos para convulsões, como fenobarbital, fenitoína (Dilantin, Phenytek) e primidona (Mysoline); metildopa; inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem, em Symbyax, outros), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Brisdelle, Paxil, Pexeva) e sertralina (Zoloft) ; bicarbonato de sódio (Bicarbonato de sódio Arm and Hammer, Soda Mint); e venlafaxina (Effexor). Se estiver a tomar Ritalin LA, informe também o seu médico se toma antiácidos ou medicamentos para azia ou úlceras. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve síndrome de Tourette (uma condição caracterizada pela necessidade de realizar movimentos repetidos ou de repetir sons ou palavras), tiques faciais ou motores (movimentos incontroláveis ​​repetidos) ou tiques verbais ( repetição de sons ou palavras difíceis de controlar). Informe também o seu médico se você tem glaucoma (aumento da pressão no olho que pode causar perda de visão), glândula tireoide hiperativa ou sentimentos de ansiedade, tensão ou agitação. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar metilfenidato se tiver alguma destas condições.
  • informe o seu médico se alguém da sua família teve ou já teve um batimento cardíaco irregular ou morreu repentinamente. Informe também o seu médico se você teve um ataque cardíaco recentemente e se você tem ou já teve um defeito cardíaco, pressão alta, batimento cardíaco irregular, doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos, endurecimento das artérias, cardiomiopatia (espessamento do músculo cardíaco ), ou outros problemas cardíacos. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar metilfenidato se tiver uma doença cardíaca ou se houver um risco elevado de desenvolver uma doença cardíaca.
  • informe o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve depressão, transtorno bipolar (humor que muda de deprimido para anormalmente excitado), mania (humor frenético, anormalmente excitado), ou pensou ou tentou suicídio. Informe também o seu médico se você já teve ou já teve convulsões, um eletroencefalograma anormal (EEG; um teste que mede a atividade elétrica no cérebro), problemas de circulação nos dedos das mãos ou dos pés, ou doença mental. Se estiver a tomar o comprimido de ação prolongada (Concerta), informe o seu médico se tiver um estreitamento ou bloqueio do sistema digestivo.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando metilfenidato, chame seu médico.
  • informe o seu médico se estiver amamentando ou se planeja amamentar. Se estiver a amamentar enquanto está a tomar metilfenidato, o seu médico pode dizer-lhe para vigiar cuidadosamente o seu bebé para verificar se há agitação invulgar, dificuldade em dormir, falta de apetite ou perda de peso.
  • converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar metilfenidato se você tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos geralmente não devem tomar metilfenidato porque não é tão seguro quanto outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a mesma condição.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar metilfenidato.
  • esteja ciente de que você não deve beber bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando o comprimido para mastigar de ação prolongada (Quillichew ER), o comprimido de desintegração oral de ação prolongada (Cotempla® XR-ODT), ou a cápsula de ação prolongada (Adhansia XR ou Jornay PM).
  • se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que os comprimidos para mastigar de ação prolongada e de liberação imediata contêm aspartame que forma fenilalanina.
  • você deve saber que o metilfenidato deve ser usado como parte de um programa de tratamento total para o TDAH, que pode incluir aconselhamento e educação especial. Certifique-se de seguir todas as instruções do seu médico e / ou terapeuta.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre a que horas do dia você deve tomar uma dose esquecida de seu medicamento para que não cause dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. No entanto, se estiver quase na hora de sua próxima dose programada, pule a dose esquecida e continue seu programa de dosagem regular. Se você estiver tomando a cápsula de ação prolongada (Jornay PM), tome a dose esquecida assim que se lembrar naquela noite. No entanto, se já for na manhã seguinte, pule a dose esquecida da cápsula de ação prolongada (Jornay PM) e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O metilfenidato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • nervosismo
  • irritabilidade
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • tontura
  • náusea
  • vomitando
  • perda de apetite
  • perda de peso
  • dor de estômago
  • diarréia
  • azia
  • boca seca
  • dor de cabeça
  • tensão muscular
  • sonolência
  • movimento incontrolável de uma parte do corpo
  • inquietação
  • diminuição do desejo sexual
  • suando forte
  • dor nas costas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • dor no peito
  • falta de ar
  • cansaço excessivo
  • fala lenta ou difícil
  • desmaio
  • fraqueza ou dormência de um braço ou perna
  • apreensões
  • mudanças na visão ou visão turva
  • agitação
  • acreditar em coisas que não são verdadeiras
  • sentindo desconfiança incomum dos outros
  • alucinante (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • tiques motores ou tiques verbais
  • depressão
  • humor anormalmente animado
  • mudanca de humor
  • ereções frequentes e dolorosas
  • ereção que dura mais de 4 horas
  • dormência, dor ou sensibilidade à temperatura nos dedos das mãos ou dos pés
  • a cor da pele muda de pálido para azul para vermelho nos dedos das mãos ou dos pés
  • feridas inexplicáveis ​​nos dedos das mãos ou dos pés
  • febre
  • urticária
  • irritação na pele
  • pele com bolhas ou descamação
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, lábios, boca, língua ou garganta
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir

O metilfenidato pode retardar o crescimento ou ganho de peso das crianças. O médico do seu filho observará seu crescimento com cuidado. Converse com o médico do seu filho se você tiver preocupações sobre o crescimento ou ganho de peso do seu filho enquanto ele ou ela está tomando este medicamento. Converse com o médico do seu filho sobre os riscos de dar metilfenidato ao seu filho.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente, longe da luz e do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Armazene o metilfenidato em um local seguro para que ninguém mais possa tomá-lo acidentalmente ou propositalmente. Acompanhe quantos comprimidos ou cápsulas ou quanto líquido resta para saber se algum medicamento está faltando.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • vomitando
  • náusea
  • diarréia
  • desmaio, visão turva ou tontura
  • inquietação
  • respiração anormalmente rápida
  • ansiedade
  • agitação
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • Espamos musculares
  • apreensões
  • perda de consciência
  • felicidade inadequada
  • confusão
  • alucinante (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • suando
  • rubor
  • dor de cabeça
  • febre
  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • alargamento das pupilas (círculos pretos no meio dos olhos)
  • boca ou nariz seco
  • fraqueza muscular, fadiga ou urina escura

Se está a tomar comprimidos de metilfenidato de ação prolongada (Concerta), pode notar nas fezes algo semelhante a um comprimido. Esta é apenas a cápsula vazia do comprimido, e isso não significa que você não recebeu sua dose completa da medicação.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode verificar sua pressão arterial e frequência cardíaca e solicitar alguns exames de laboratório para verificar sua resposta ao metilfenidato.

Esta receita não é recarregável. Certifique-se de marcar consultas com seu médico regularmente para que você não fique sem medicação.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Adhansia XR®
  • Aptensio XR®
  • Concerto®
  • Cotempla® XR-ODT
  • Jornay PM®
  • Metadado® CD
  • Metadado® ER
  • Metilina®
  • Metilina® ER
  • Quillichew® ER
  • Quillivant® XR
  • Ritalina®
  • Ritalina® LA
  • Ritalina® SR
  • Cloridrato de metilfenidilacetato

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/07/2019

Publicações Interessantes

Quando o amor e o MS se encontram: namoro com conselhos daqueles que sabem

Quando o amor e o MS se encontram: namoro com conselhos daqueles que sabem

Há muito a amar em e apaixonar e, embora o proceo de namorar alguém epecial eja emocionante e intoxicante, também pode er cheio de incerteza. Exitem muita etapa para conhecer uma peoa e...
Queijo de cabra feta?

Queijo de cabra feta?

O feta, um aboroo queijo cremoo curado em almoura, é um item báico da culinária grega e da dieta mediterrânea. Muita peoa gotam dio em alada, anduíche ou memo ervido ozinho co...