Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 19 Julho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Leucovorin rescue therapy with methotrexate
Vídeo: Leucovorin rescue therapy with methotrexate

Contente

A leucovorina é usada para prevenir os efeitos prejudiciais do metotrexato (Rheumatrex, Trexall; medicamento de quimioterapia contra o câncer) quando o metotrexato é usado para tratar certos tipos de câncer. A leucovorina também é usada para tratar pessoas que receberam acidentalmente uma overdose de metotrexato ou medicamentos semelhantes. A leucovorina está em uma classe de medicamentos chamados análogos do ácido fólico. Ele age protegendo as células saudáveis ​​dos efeitos do metotrexato ou medicamentos semelhantes, permitindo que o metotrexato entre e mate as células cancerosas.

A leucovorina é apresentada em comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado a cada 6 horas até que os exames laboratoriais mostrem que não é mais necessário. Às vezes, a leucovorina é administrada em um horário diferente, dependendo do motivo pelo qual é necessária. Tome a leucovorina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome leucovorin exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar leucovorin,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a leucovorina, levoleucovorina, ácido fólico (Folicet, em multivitaminas), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de leucovorina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: certos medicamentos para convulsões, como fenobarbital, fenitoína (Dilantin) e primidona (Mysoline); e sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim, Septra). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se tiver anemia (baixo número de glóbulos vermelhos) causada por falta de vitamina B12 ou incapacidade de absorver vitamina B12. O seu médico não irá prescrever leucovorina para tratar este tipo de anemia.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve um acúmulo de líquido na cavidade torácica ou na área do estômago ou doença renal. Informe também o seu médico se sentir náuseas.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma leucovorina, chame seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • diarréia
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir

A leucovorina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).


Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à leucovorina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Wellcovorin
  • fator citrovorum
  • ácido folínico
  • 5-formil tetrahidrofolato

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/06/2017

Leia Hoje

Anfetamina

Anfetamina

A anfetamina podem cau ar dependência. Não tome uma do e maior, tome-o com mai frequência ou por mai tempo do que o pre crito pelo eu médico. e você tomar anfetamina em exce o...
Recuperando após acidente vascular cerebral

Recuperando após acidente vascular cerebral

Um derrame acontece quando o fluxo anguíneo para qualquer parte do cérebro é interrompido.Cada pe oa tem um tempo de recuperação diferente e preci a de cuidado de longo prazo....