Autor: William Ramirez
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
CLEMASTINA
Vídeo: CLEMASTINA

Contente

A clemastina é usada para aliviar a rinite alérgica e os sintomas de alergia, incluindo espirros; coriza; e olhos vermelhos, que coçam e lacrimejam. A clemastina prescrita também é usada para aliviar a coceira e o inchaço da urticária. A clemastina ajuda a controlar os sintomas de alergias e resfriados, mas não trata a causa desses sintomas nem acelera a recuperação. A clemastina está em uma classe de medicamentos chamados anti-histamínicos. Ele age bloqueando a ação da histamina, uma substância no corpo que causa sintomas alérgicos.

A Clemastina é apresentada na forma de comprimido e um líquido para administração oral. Geralmente é tomado duas ou três vezes ao dia. Siga as instruções no rótulo da prescrição ou rótulo da embalagem com cuidado e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome clemastina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico ou indicado no rótulo.

Se estiver tomando o líquido, não use uma colher doméstica para medir a dose. Use a colher ou copo medidor que acompanha o medicamento ou use uma colher feita especialmente para medir o medicamento.


Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar clemastina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a clemastina, outros medicamentos anti-histamínicos, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou líquido de clemastina. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico ou verifique o rótulo da embalagem para obter uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se você estiver tomando inibidores da monoamina oxidase (MAO), como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate). O seu médico pode dizer-lhe para não tomar clemastina se estiver a tomar um destes medicamentos.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: outros medicamentos para resfriados, febre do feno ou alergias; medicamentos para depressão ou convulsões; relaxantes musculares; medicamentos narcóticos para a dor; sedativos; pílulas para dormir; e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve asma ou doença pulmonar; glaucoma (uma condição em que o aumento da pressão no olho pode levar à perda gradual de visão); úlceras; dificuldade para urinar (devido ao aumento da próstata); bloqueio na passagem entre o estômago e o intestino; bloqueio na bexiga, doenças cardíacas; pressão alta; convulsões; ou uma glândula tireóide hiperativa.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando clemastina, chame seu médico.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar clemastina.
  • você deve saber que este medicamento pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • converse com seu médico sobre o uso seguro de álcool enquanto estiver tomando clemastina. O álcool pode piorar os efeitos colaterais deste medicamento.
  • converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar clemastina se você tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos geralmente não devem tomar clemastina porque ela não é tão segura ou eficaz quanto outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a mesma condição.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Este medicamento geralmente é tomado conforme necessário. Se o seu médico lhe disse para tomar clemastina regularmente, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A clemastina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • sonolência
  • boca, nariz e garganta secos
  • tontura
  • diminuição da coordenação
  • náusea
  • congestão no peito
  • dor de cabeça
  • empolgação (especialmente em crianças)
  • nervosismo

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dificuldade para urinar
  • mudanças na visão
  • batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
  • urticária
  • irritação na pele
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir

A clemastina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.


Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre a clemastina.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Dayhist® Alergia
  • Tavist®
  • Tavist® Alergia (anteriormente Tavist-1®)
  • fumarato de meclastina
  • fumarato de mecloprodina
Última revisão - 15/07/2018

Recomendado Para Você

5 maneiras de facilitar a vida de adolescentes e pré-adolescentes com FC

5 maneiras de facilitar a vida de adolescentes e pré-adolescentes com FC

À medida que eu filho crece, ele pode enfrentar nova oportunidade e deafio na vida com fibroe cítica (FC). Também é comum que a criança almejem mai independência ao longo...
O que está causando minha dormência facial? 9 Causas Possíveis

O que está causando minha dormência facial? 9 Causas Possíveis

Dormência refere-e à perda de enação em qualquer parte do eu corpo. Dormência no roto não é uma condição, ma um intoma de outra coia.A maioria da caua de d...