Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Azatioprina y 6-Mercaptopurina. Análogos Purinas. Antineoplásicos
Vídeo: Azatioprina y 6-Mercaptopurina. Análogos Purinas. Antineoplásicos

Contente

A mercaptopurina é usada sozinha ou com outros medicamentos de quimioterapia para tratar a leucemia linfocítica aguda (LLA; também chamada de leucemia linfoblástica aguda e leucemia linfática aguda; um tipo de câncer que começa nos glóbulos brancos). A mercaptopurina está em uma classe de medicamentos chamados antagonistas da purina. Ele age interrompendo o crescimento das células cancerosas.

A mercaptopurina é apresentada na forma de comprimido e suspensão (líquido) para administração oral. É usualmente tomado uma vez por dia. Tome a mercaptopurina por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome mercaptopurina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Se você estiver tomando a suspensão, agite bem o frasco por 30 segundos antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente. É importante usar uma seringa para uso oral (dispositivo de medição) para medir e tomar a sua dose de mercaptopurina com precisão. Se você não encontrar uma seringa para uso oral com o seu medicamento, peça ao seu farmacêutico para lhe dar uma. Depois de usar a seringa para uso oral para tomar o medicamento, remova o êmbolo do resto do dispositivo de medição, lave ambas as partes com água morna e sabão e enxágue em água corrente da torneira. Deixe as peças secarem ao ar antes de montá-las novamente para o próximo uso.


Continue a tomar mercaptopurina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar mercaptopurina sem falar com seu médico

A mercaptopurina também é, às vezes, usada para tratar certos outros tipos de câncer, doença de Crohn (uma condição na qual o corpo ataca o revestimento do trato digestivo causando dor, diarréia, perda de peso e febre) e colite ulcerativa (condição na qual se desenvolvem feridas nos intestinos causando dor e diarreia). Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar mercaptopurina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à mercaptopurina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou suspensão de mercaptopurina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: alopurinol (Lopurin, Zyloprim); aminossalicilatos, tais como mesalamina (Apriso, Asacol, Canasa, Lialda, Delzicol, Pentasa, outros), olsalazina (Dipentum) e sulfassalazina (Azulfidina); anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven); doxorrubicina (Doxil); e trimetoprim e sulfametoxazol (Bactrim, Septra). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se já tomou mercaptopurina ou tioguanina para tratar o seu câncer.O seu médico pode dizer-lhe para não tomar mercaptopurina se algum destes medicamentos não tiver funcionado bem contra o seu cancro no passado.
  • informe o seu médico se você tiver qualquer tipo de infecção e se você tem ou já teve doença hepática ou renal.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Você deve usar métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez durante o tratamento com mercaptopurina. Se você engravidar enquanto toma mercaptopurina, chame seu médico imediatamente. A mercaptopurina pode prejudicar o feto.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar mercaptopurina.
  • não tome nenhuma vacina sem falar com o seu médico.
  • deve saber que o risco de desenvolver efeitos secundários graves da mercaptopurina pode ser mais elevado se tiver um fator de risco genético (hereditário). O seu médico pode pedir exames antes ou durante o seu tratamento para ver se você tem esse fator de risco.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A mercaptopurina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • náusea
  • vomitando
  • escurecimento da pele
  • perda de cabelo
  • irritação na pele

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • pele pálida
  • fraqueza
  • falta de ar
  • dor de garganta, febre, calafrios ou outros sinais de infecção
  • inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
  • hematoma ou sangramento incomum
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • perda de apetite
  • diarréia
  • inchaço da área do estômago
  • dor na parte superior direita do estômago

Tomar mercaptopurina pode aumentar o risco de desenvolver um novo câncer. Algumas pessoas que tomaram mercaptopurina para tratar a doença de Crohn ou colite ulcerosa desenvolveram linfoma hepatoesplênico de células T (HSTCL), uma forma muito grave de câncer que costuma causar a morte em um curto espaço de tempo. Informe o seu médico se sentir algum dos seguintes sintomas: dor de estômago; febre; perda de peso inexplicada; suores noturnos ou hematomas ou sangramento fáceis. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar este medicamento.


A mercaptopurina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). A suspensão de mercaptopurina pode ser mantida à temperatura ambiente até 6 semanas após a primeira abertura do frasco. Em seguida, descarte qualquer suspensão que sobrou após 6 semanas.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • perda de apetite
  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • pele pálida
  • fraqueza
  • falta de ar
  • dor de garganta, febre, calafrios e outros sinais de infecção
  • hematoma ou sangramento incomum

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à mercaptopurina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Purinethol®
  • Purixan®
  • 6-MP
Última revisão - 15/08/2017

Posts Interessantes

Por que selfies podem não ser uma coisa tão ruim afinal

Por que selfies podem não ser uma coisa tão ruim afinal

Todo nó temo aquele amigo feliz que explode no o feed de notícia com elfie con tante . ECA. Pode er irritante, e já abemo que outra pe oa podem não go tar de ua elfie como você...
3 profissionais de cabelo compartilham suas rotinas capilares de baixa manutenção

3 profissionais de cabelo compartilham suas rotinas capilares de baixa manutenção

Até me mo o cabeleireiro de ponta farão algun atalho em ua rotina de cabelo de vez em quando. e e e profi ionai de e tilo e core ocupado não fizerem xampu frequente e con ulta men ai no...