Dexametasona
Contente
- Antes de tomar dexametasona,
- A dexametasona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
A dexametasona, um corticosteroide, é semelhante a um hormônio natural produzido pelas glândulas supra-renais. Freqüentemente, é usado para substituir esse produto químico quando seu corpo não o produz em quantidade suficiente.Alivia a inflamação (inchaço, calor, vermelhidão e dor) e é usado para tratar certas formas de artrite; pele, sangue, rins, olhos, tireóide e distúrbios intestinais (por exemplo, colite); alergias graves; e asma. A dexametasona também é usada para tratar certos tipos de câncer.
Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
A dexametasona é apresentada na forma de comprimido e solução para administração oral. O seu médico irá prescrever um esquema posológico que seja melhor para você. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome a dexametasona exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Não pare de tomar dexametasona sem falar com seu médico. A interrupção abrupta do medicamento pode causar perda de apetite, dores de estômago, vômitos, sonolência, confusão, dor de cabeça, febre, dores nas articulações e nos músculos, descamação da pele e perda de peso. Se você tomar grandes doses por um longo período, seu médico provavelmente diminuirá sua dose gradualmente para permitir que seu corpo se ajuste antes de interromper completamente o medicamento. Fique atento a esses efeitos colaterais se estiver diminuindo gradualmente sua dose e depois de parar de tomar os comprimidos ou o líquido oral, mesmo que mude para um corticosteroide inalatório. Se esses problemas ocorrerem, chame seu médico imediatamente. Pode ser necessário aumentar a sua dose de comprimidos ou líquido temporariamente ou começar a tomá-los novamente.
Antes de tomar dexametasona,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a dexametasona, aspirina, tartrazina (um corante amarelo em alguns alimentos processados e medicamentos) ou qualquer outro medicamento.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos você está tomando, especialmente anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin), medicamentos para artrite, aspirina, ciclosporina (Neoral, Sandimmune), digoxina (Lanoxina), diuréticos ('comprimidos de água '), efedrina, estrogênio (Premarin), cetoconazol (Nizoral), anticoncepcionais orais, fenobarbital, fenitoína (Dilantin), rifampicina (Rifadina), teofilina (Theo-Dur) e vitaminas.
- se você tiver uma infecção fúngica (exceto na pele), não tome dexametasona sem falar com seu médico.
- informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática, renal, intestinal ou cardíaca; diabetes; uma glândula tireóide pouco ativa; pressão alta; doença mental; miastenia grave; osteoporose; infecção ocular por herpes; convulsões; tuberculose (TB); ou úlceras.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma dexametasona, chame seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar dexametasona.
- Se você tem histórico de úlceras ou toma grandes doses de aspirina ou outro medicamento para artrite, limite o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando este medicamento. A dexametasona torna o estômago e os intestinos mais suscetíveis aos efeitos irritantes do álcool, aspirina e certos medicamentos para artrite: esse efeito aumenta o risco de úlceras.
Seu médico pode instruí-lo a seguir uma dieta com baixo teor de sódio, pouco sal, rica em potássio ou rica em proteínas. Siga estas instruções.
A dexametasona pode causar dores de estômago. Tome dexametasona com alimentos ou leite.
Quando você começar a tomar dexametasona, pergunte ao seu médico o que fazer se você esquecer uma dose. Anote essas instruções para que possa consultá-las mais tarde.
Se você tomar dexametasona uma vez ao dia, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A dexametasona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de estômago
- irritação do estômago
- vomitando
- dor de cabeça
- tontura
- insônia
- inquietação
- depressão
- ansiedade
- acne
- aumento do crescimento do cabelo
- hematomas fáceis
- períodos menstruais irregulares ou ausentes
Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- erupção cutânea
- rosto, pernas ou tornozelos inchados
- problemas de visão
- resfriado ou infecção que dura muito tempo
- fraqueza muscular
- banco preto ou alcatrão
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico solicitará alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à dexametasona. Os exames são especialmente importantes para as crianças porque a dexametasona pode retardar o crescimento ósseo.
Se sua condição piorar, chame seu médico. Pode ser necessário ajustar sua dose.
Leve consigo um cartão de identificação que indica que você pode precisar tomar doses suplementares (anote a dose completa que você tomou antes de diminuí-la gradualmente) de dexametasona durante períodos de estresse (lesões, infecções e ataques graves de asma). Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como obter este cartão. Liste seu nome, problemas médicos, medicamentos e dosagens, e nome do médico e número de telefone no cartão.
Este medicamento o torna mais suscetível a doenças. Se você for exposto a catapora, sarampo ou tuberculose (TB) enquanto estiver tomando dexametasona, chame seu médico. Não faça nenhuma vacinação, outra imunização ou qualquer teste cutâneo enquanto estiver tomando dexametasona, a menos que seu médico diga que você pode.
Relate quaisquer ferimentos ou sinais de infecção (febre, dor de garganta, dor ao urinar e dores musculares) que ocorram durante o tratamento.
Seu médico pode instruí-lo a se pesar todos os dias. Relate qualquer ganho de peso incomum.
Se sua expectoração (o assunto que você tosse durante um ataque de asma) engrossa ou muda de cor de branco claro para amarelo, verde ou cinza, chame seu médico; essas alterações podem ser sinais de infecção.
Se você tem diabetes, a dexametasona pode aumentar seu nível de açúcar no sangue. Se você monitora o açúcar no sangue (glicose) em casa, teste o sangue ou a urina com mais frequência do que o normal. Chame seu médico se o açúcar no sangue estiver alto ou se houver açúcar na urina; sua dose de medicação para diabetes e sua dieta podem precisar ser alteradas.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Decadron®
- Intensol de dexametasona®
- Dexpak® Taperpak®