Injeção de ceftriaxona
Contente
- Antes de usar a injeção de ceftriaxona,
- A injeção de ceftriaxona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
A injeção de ceftriaxona é usada para tratar certas infecções causadas por bactérias, como gonorreia (uma doença sexualmente transmissível), doença inflamatória pélvica (infecção dos órgãos reprodutivos femininos que pode causar infertilidade), meningite (infecção das membranas que circundam o cérebro e medula espinhal ) e infecções dos pulmões, ouvidos, pele, trato urinário, sangue, ossos, articulações e abdômen. A injeção de ceftriaxona também é dada às vezes antes de certos tipos de cirurgia para prevenir infecções que podem se desenvolver após a operação. A injeção de ceftriaxona está em uma classe de medicamentos chamados antibióticos cefalosporina. Ele age matando bactérias.
Antibióticos, como injeção de ceftriaxona, não funcionam para resfriados, gripes ou outras infecções virais. O uso de antibióticos quando não são necessários aumenta o risco de contrair uma infecção posterior que resista ao tratamento com antibióticos.
A injeção de ceftriaxona vem na forma de pó para ser misturado com líquido, ou como um produto pré-misturado, para ser injetado por via intravenosa (em uma veia) durante um período de 30 ou 60 minutos. A injeção de ceftriaxona também pode ser administrada por via intramuscular (em um músculo). Às vezes é administrado em dose única e, às vezes, administrado uma ou duas vezes por dia durante 4-14 dias, dependendo do tipo de infecção a ser tratada.
Você pode receber injeção de ceftriaxona em um hospital ou consultório médico, ou pode administrar o medicamento em casa. Se você for receber injeção de ceftriaxona em casa, seu médico lhe mostrará como usar o medicamento. Certifique-se de entender essas instruções e pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida.
Você deve começar a se sentir melhor durante os primeiros dias de seu tratamento com injeção de ceftriaxona. Se seus sintomas não melhorarem ou piorarem, chame seu médico.
Se for usar mais de uma dose de injeção de ceftriaxona, use o medicamento até terminar a prescrição, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de usar a injeção de ceftriaxona muito cedo ou pular as doses, sua infecção pode não ser completamente tratada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos.
A injeção de ceftriaxona às vezes também é usada para tratar infecções sinusais, endocardite (infecção do revestimento do coração e válvulas), cancróide (feridas genitais causadas por bactérias), doença de Lyme (uma infecção transmitida por picadas de carrapato que pode causar problemas cardíacos, articulações e sistema nervoso), febre recorrente (uma infecção transmitida por picadas de carrapato que causa episódios repetidos de febre), shigella (uma infecção que causa diarreia grave), febre tifóide (uma infecção grave comum em países em desenvolvimento), salmonela (uma infecção que causa diarreia grave) e doença de Whipple (uma infecção rara que causa problemas graves de digestão). A injeção de ceftriaxona também é às vezes usada para prevenir a infecção em certos pacientes alérgicos à penicilina que têm problemas cardíacos e estão passando por um procedimento odontológico ou do trato respiratório superior (nariz, boca, garganta, cordas vocais), pacientes com febre e alto risco para infecção porque têm muito poucos glóbulos brancos, contatos próximos de alguém que está com meningite e em pessoas que foram abusadas sexualmente ou que foram mordidas por humanos ou animais. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a injeção de ceftriaxona,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ceftriaxona; antibióticos carbapenem; outros antibióticos de cefalosporina, como cefaclor, cefadroxil, cefazolina (Ancef, Kefzol), cefdinir, cefditoreno (Spectracef), cefepima (Maxipime), cefixima (Suprax), cefotaxima (Claforan), cefoxotetan, cefoxitina, cefilinima (Teflaro), ceftazidima (Fortaz, Tazicef, em Avycaz), ceftibuten (Cedax), cefuroxima (Zinacef) e cefalexina (Keflex); antibióticos penicilina ou qualquer outro medicamento. Informe também o seu médico se você é alérgico a qualquer um dos ingredientes da injeção de ceftriaxona. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: cloranfenicol e varfarina (Coumadin, Jantoven).
- informe o seu médico se o seu filho nasceu prematuro ou se tem menos de 4 semanas de idade. Seu médico pode não querer que seu bebê receba injeção de ceftriaxona.
- informe o seu médico se você ou se você tem ou já teve algum tipo de alergia, problemas com seu sistema digestivo, especialmente colite (inflamação do intestino grosso), desnutrição (você não come ou não consegue digerir os nutrientes necessários para uma boa saúde), problemas com os níveis de vitamina K ou doença renal ou hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de injeção de ceftriaxona, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.
A injeção de ceftriaxona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor, sensibilidade, dureza ou calor no local onde a ceftriaxona foi injetada
- pele pálida, fraqueza ou falta de ar durante o exercício
- diarréia
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- fezes com sangue ou aquosas, cólicas estomacais ou febre durante o tratamento ou por até dois ou mais meses após a interrupção do tratamento
- sensibilidade, dor ou inchaço no estômago
- nausea e vomito
- azia
- dor no peito
- dor forte na lateral e nas costas abaixo das costelas
- dor ao urinar
- diminuição da micção
- urinar com mais frequência do que o normal
- urina rosa, marrom, vermelha, turva ou com cheiro ruim
- inchaço nas pernas e pés
- um retorno da febre, dor de garganta, calafrios ou outros sinais de infecção
- descamação, formação de bolhas ou descamação da pele
- dificuldade em engolir ou respirar
- inchaço da garganta ou língua
- apreensões
A injeção de ceftriaxona pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
O seu médico irá lhe dizer como guardar o seu medicamento. Guarde o seu medicamento apenas conforme as instruções. Certifique-se de entender como armazenar seu medicamento adequadamente.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de ceftriaxona.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está tomando injeção de ceftriaxona.
Se você é diabético e testa sua urina para açúcar, use Clinistix ou TesTape (não Clinitest) para testar sua urina enquanto toma este medicamento.
A injeção de ceftriaxona pode interferir em alguns testes caseiros de glicose no sangue. Se você testar seus níveis de glicose no sangue, verifique as instruções do seu sistema de monitoramento de glicose no sangue para ver se a injeção de ceftriaxona afetará seu sistema. Pode ser necessário usar um método diferente para testar seus níveis de glicose enquanto estiver recebendo a injeção de ceftriaxona.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Rocephin®