Donepezil
Contente
- Antes de tomar donepezil,
- O donepezilo pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O donepezila é usado para tratar a demência (uma doença cerebral que afeta a capacidade de lembrar, pensar com clareza, comunicar-se e realizar atividades diárias e pode causar alterações no humor e na personalidade) em pessoas com doença de Alzheimer (DA; uma doença cerebral que destrói lentamente a memória e a capacidade de pensar, aprender, comunicar e lidar com as atividades diárias). O donepezila está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da colinesterase. Além disso, melhora a função mental (como memória, atenção, a capacidade de interagir com outras pessoas, falar, pensar com clareza e realizar atividades diárias regulares), aumentando a quantidade de uma determinada substância que ocorre naturalmente no cérebro. O donepezila pode melhorar a capacidade de pensar e lembrar ou retardar a perda dessas habilidades em pessoas com DA. No entanto, o donepezil não cura a DA nem previne a perda de habilidades mentais em algum momento no futuro.
O donepezilo é apresentado na forma de comprimido e um comprimido de desintegração oral (comprimido que se dissolve rapidamente na boca) para tomar por via oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia, com ou sem alimentos, à noite, antes de deitar. Tome o donepezil aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome donepezil exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O donepezilo ajuda a controlar os sintomas da doença de Alzheimer, mas não a cura. Continue a tomar donepezil mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar Donepezilo sem falar com o seu médico.
O seu médico pode começar com uma dose baixa de donepezila e aumentar a sua dose após 4 a 6 semanas. O seu médico pode aumentar a sua dose novamente 3 ou mais meses depois.
Engula o comprimido de 23 mg inteiro; não divida, esmague ou mastigue. Informe o seu médico se não conseguir engolir o comprimido inteiro.
Para tomar o comprimido de desintegração oral, coloque o comprimido na língua e espere que se dissolva. Beba um pouco de água após a dissolução do comprimido.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar donepezil,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a donepezil, qualquer medicamento piperidina, qualquer outro medicamento, qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de donepezil ou comprimidos de desintegração oral. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não souber se um medicamento a que é alérgico é um medicamento à base de piperidina. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique as informações do paciente do fabricante para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos; aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); betanecol (Duvoid, Urecholine); carbamazepina (Tegretol); dexametasona (Decadron, Dexone); ipratrópio (Atrovent); cetoconazol (Nizoral); medicamentos para glaucoma, doença do intestino irritável, enjôo, miastenia gravis, doença de Parkinson, úlceras ou problemas urinários; fenobarbital (Luminal, Solfoton); fenitoína (Dilantin); quinidina (Quinidex); e rifampicina (Rifadin, Rimactane). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você pesar menos de 120 lb (55 kg) e se você tem ou já teve sangramento no estômago ou intestinos; uma úlcera; batimento cardíaco irregular, lento ou rápido, convulsões; dificuldade em urinar; asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (um grupo de doença pulmonar incluindo bronquite crônica ou enfisema); ou doença renal, hepática ou cardíaca.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando Donepezila, chame seu médico.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar donepezilo.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você se esquecer de tomar uma dose de donepezila, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar. Se você não tomar Donepezila por 1 semana ou mais, você deve chamar seu médico antes de começar a tomar este medicamento novamente.
O donepezilo pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- perda de apetite
- perda de peso
- micção frequente
- dificuldade em controlar a micção
- cãibras musculares
- dor, inchaço ou rigidez nas articulações
- dor
- cansaço excessivo
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- dor de cabeça
- tontura
- nervosismo
- depressão
- confusão
- mudanças de comportamento ou humor
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- sonhos anormais
- pele vermelha, descamativa e coceira
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- desmaio
- batimento cardíaco lento
- dor no peito
- problemas respiratórios novos ou agravados
- dor de estômago ou azia nova ou piorando
- banco preto ou alcatrão
- sangue vermelho nas fezes
- vômito sangrento
- vômito que parece com borra de café
- dificuldade para urinar ou dor ao urinar
- dor na região lombar
- febre
- apreensões
- descoloração ou hematomas na pele
O donepezilo pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- náusea
- vomitando
- babando
- suando
- batimento cardíaco lento
- dificuldade ao respirar
- fraqueza muscular
- desmaio
- apreensões
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Aricept®
- Aricept® ODT
- Namzaric®(como um produto de combinação contendo Donepezila, Memantina)