Azitromicina
![Azitromicina, cuándo y cómo debemos tomarla. Tu Farmacéutico Informa](https://i.ytimg.com/vi/4Mp6fe7axLo/hqdefault.jpg)
Contente
- Antes de tomar azitromicina,
- A azitromicina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas, pare de tomar azitromicina e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A azitromicina isolada e em combinação com outros medicamentos está sendo estudada atualmente para o tratamento da doença coronavírus em 2019 (COVID-19). Atualmente, a azitromicina tem sido usada com hidroxicloroquina para tratar certos pacientes com COVID-19. No entanto, há relatos mistos de eficácia quando a azitromicina foi usada junto com outros medicamentos para tratar outras infecções respiratórias virais. A azitromicina também tem sido usada para tratar infecções bacterianas em pacientes hospitalizados com COVID-19. Mais informações são necessárias antes que qualquer conclusão possa ser feita sobre os possíveis benefícios e riscos do uso da azitromicina, sozinha ou em combinação com hidroxicloroquina em pacientes com COVID-19.
A azitromicina deve ser usada SOMENTE sob a orientação de um médico para o tratamento de COVID-19.
A azitromicina é usada para tratar certas infecções bacterianas, como bronquite; pneumonia; doenças sexualmente transmissíveis (DST); e infecções nos ouvidos, pulmões, seios da face, pele, garganta e órgãos reprodutivos. A azitromicina também é usada para tratar ou prevenir a disseminação Mycobacterium avium infecção complexa (MAC) [um tipo de infecção pulmonar que freqüentemente afeta pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV)]. A azitromicina está em uma classe de medicamentos chamados antibióticos macrolídeos. Funciona parando o crescimento de bactérias.
Antibióticos como a azitromicina não funcionam para resfriados, gripes ou outras infecções virais. O uso de antibióticos quando não são necessários aumenta o risco de contrair uma infecção posterior que resista ao tratamento com antibióticos.
A azitromicina é fornecida na forma de comprimido, uma suspensão (líquido) de liberação prolongada (ação prolongada) e uma suspensão (líquido) para administração oral. Os comprimidos e a suspensão (Zithromax) são geralmente tomados com ou sem alimentos, uma vez por dia, durante 1–5 dias. Quando usados para a prevenção da infecção disseminada por MAC, os comprimidos de azitromicina são geralmente tomados com ou sem alimentos uma vez por semana. A suspensão de liberação prolongada (Zmax) é geralmente tomada com o estômago vazio (pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição) como uma dose única. Para ajudá-lo a se lembrar de tomar a azitromicina, tome-a aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome azitromicina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Agite bem o líquido antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente. Use uma colher-medida, seringa para uso oral ou copo medidor para medir a quantidade correta de medicamento. Enxágue o dispositivo de medição com água após tomar a dose completa do medicamento.
Se receber azitromicina em pó para suspensão (Zithromax) na embalagem de 1 grama de dose única, deve primeiro misturá-lo com água antes de tomar o medicamento. Misture o conteúdo do pacote de 1 grama com 1/4 de xícara (60 mL) de água em um copo e consuma todo o conteúdo imediatamente. Adicione mais 1/4 de copo (60 mL) de água ao mesmo copo, misture e consuma todo o conteúdo para garantir que receberá a dose completa.
Se você receber a suspensão de liberação prolongada de azitromicina (Zmax) como um pó seco, deve primeiro adicionar água ao frasco antes de tomar o medicamento. Abra o frasco pressionando a tampa e girando. Meça 1/4 de xícara (60 mL) de água e adicione à garrafa. Feche bem o frasco e agite bem para misturar. Use a suspensão de liberação prolongada de azitromicina dentro de 12 horas após recebê-la da farmácia ou após adicionar água ao pó.
Se você vomitar dentro de uma hora após tomar azitromicina, chame seu médico imediatamente. O seu médico irá informá-lo se necessitar de tomar outra dose. Não tome outra dose, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
Você deve começar a se sentir melhor durante os primeiros dias de tratamento com azitromicina. Se os seus sintomas não melhorarem ou piorarem, chame seu médico.
Tome azitromicina até terminar a prescrição, mesmo que se sinta melhor. Não pare de tomar azitromicina a menos que você sinta os efeitos colaterais graves descritos na seção EFEITOS SECUNDÁRIOS. Se você parar de tomar azitromicina muito cedo ou pular as doses, sua infecção pode não ser completamente tratada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
A azitromicina também é usada algumas vezes para tratar H. pylori infecção, diarreia do viajante e outras infecções gastrointestinais; Doença do legionário (um tipo de infecção pulmonar); coqueluche (tosse convulsa; uma infecção grave que pode causar tosse intensa); e babesiose (uma doença infecciosa transmitida por carrapatos). Também é usado para prevenir infecções cardíacas em pessoas submetidas a procedimentos dentários ou outros, e para prevenir DST em vítimas de agressão sexual. Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar azitromicina,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a azitromicina, claritromicina (Biaxin, em Prevpac), diritromicina (não disponível nos EUA), eritromicina (EES, ERYC, eritrocina), telitromicina (Ketek; não disponível nos EUA), qualquer outros medicamentos, ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou suspensão (líquido) de azitromicina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ("anticoagulantes"), como varfarina (Coumadin, Jantoven); colchicina (Colcrys, Gloperba); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); digoxina (Lanoxin); di-hidroergotamina (D.H.E. 45, Migranal); ergotamina (Ergomar); medicamentos para batimento cardíaco irregular, como amiodarona (Cordarone, Pacerone), dofetilide (Tikosyn), procainamida (Procanbid), quinidina e sotalol (Betapace, Sorine); nelfinavir (Viracept); fenitoína (Dilantin); e terfenadina (não disponível nos EUA). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- se estiver a tomar antiácidos contendo hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio (Maalox, Mylanta, Tums, outros), terá de esperar algum tempo entre o momento em que toma uma dose destes antiácidos e o momento em que toma uma dose de comprimidos de azitromicina ou líquido . Pergunte ao seu médico ou farmacêutico quantas horas antes ou depois de tomar azitromicina você pode tomar esses medicamentos. A suspensão de liberação prolongada pode ser tomada a qualquer momento com antiácidos.
- informe o seu médico se você já teve icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos) ou outros problemas de fígado durante o tratamento com azitromicina. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar azitromicina.
- informe o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve um intervalo QT prolongado (um problema cardíaco raro que pode causar batimento cardíaco irregular, desmaios ou morte súbita) ou batimento cardíaco rápido, lento ou irregular, e se você tem níveis baixos de magnésio ou potássio no sangue; se você tem uma infecção no sangue; insuficiência cardíaca; fibrose cística; miastenia gravis (uma condição dos músculos e dos nervos que os controlam); ou se você tem doença renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma azitromicina, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A azitromicina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- diarréia
- vomitando
- dor de estômago
- dor de cabeça
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas, pare de tomar azitromicina e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- tontura
- desmaio
- erupção cutânea com ou sem febre
- bolhas ou descamação
- febre e feridas em forma de bolha cheias de pus, vermelhidão e inchaço da pele
- urticária
- coceira
- respiração ofegante ou dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- vômito ou irritabilidade durante a alimentação (em bebês com menos de 6 semanas de idade)
- diarreia grave (fezes líquidas ou com sangue) que pode ocorrer com ou sem febre e cólicas estomacais (pode ocorrer até 2 meses ou mais após o seu tratamento)
- amarelecimento da pele ou olhos
- Cansaço extremo
- sangramento ou hematoma incomum
- falta de energia
- perda de apetite
- dor na parte superior direita do estômago
- sintomas como os da gripe
- urina de cor escura
- fraqueza muscular incomum ou dificuldade de controle muscular
- olhos rosa e inchados
A azitromicina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Armazene os comprimidos de azitromicina, suspensão e suspensão de liberação prolongada em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não refrigerar ou congelar a suspensão de liberação prolongada. Descarte qualquer suspensão de azitromicina que tenha sobrado após 10 dias ou que não seja mais necessária. Elimine qualquer suspensão de azitromicina de libertação prolongada não utilizada após a dosagem estar completa ou 12 horas após a preparação.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à azitromicina.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável. Se você ainda tiver sintomas de infecção depois de terminar a azitromicina, chame seu médico.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Zithromax®
- Zithromax® Pacotes de dose única
- Zithromax® Tri-Paks®
- Zithromax® Z-Paks®
- Zmax®