Tudo o que você deve saber sobre abrasões na pele
Contente
- Diferentes graus de abrasões e seus sintomas
- Abrasão de primeiro grau
- Abrasão de segundo grau
- Abrasão de terceiro grau
- Tratando uma abrasão em casa
- Existem complicações?
- Quando você deve consultar um médico?
- Como é a recuperação?
- Qual é a perspectiva?
O que é uma abrasão?
Uma abrasão é um tipo de ferida aberta causada pela fricção da pele contra uma superfície áspera. Pode ser chamado de arranhão ou arranhão. Quando uma abrasão é causada pelo deslizamento da pele em um solo duro, pode ser chamada de erupção cutânea.
Abrasões são lesões muito comuns. Eles podem variar de leves a graves. Abrasões são mais prováveis de ocorrer em:
- cotovelos
- joelhos
- canelas
- tornozelos
- extremidades superiores
Abrasões podem ser dolorosas, pois às vezes expõem muitas das terminações nervosas da pele. No entanto, eles normalmente não causam muito sangramento. A maioria das abrasões pode ser tratada em casa.
As abrasões geralmente não são tão graves quanto as lacerações ou feridas de incisão. Esses são cortes que geralmente afetam as camadas mais profundas da pele. Eles podem causar sangramento intenso e exigir cuidados médicos.
Diferentes graus de abrasões e seus sintomas
Abrasões podem variar de leves a graves. A maioria das abrasões são leves e podem ser facilmente tratadas em casa. Algumas abrasões, no entanto, podem exigir tratamento médico.
Abrasão de primeiro grau
A abrasão de primeiro grau envolve dano superficial à epiderme. A epiderme é a primeira, ou mais superficial, camada da pele. Uma abrasão de primeiro grau é considerada leve. Não vai sangrar.
As abrasões de primeiro grau são às vezes chamadas de arranhões ou arranhões.
Abrasão de segundo grau
Uma abrasão de segundo grau resulta em danos à epiderme e também à derme. A derme é a segunda camada da pele, logo abaixo da epiderme. Uma abrasão de segundo grau pode sangrar levemente.
Abrasão de terceiro grau
Uma abrasão de terceiro grau é uma abrasão severa. Também é conhecido como ferida de avulsão. Envolve atrito e dilaceração da pele até a camada de tecido mais profunda do que a derme. Uma avulsão pode sangrar muito e exigir cuidados médicos mais intensos.
Tratando uma abrasão em casa
Uma abrasão de primeiro ou segundo grau geralmente pode ser tratada em casa. Para cuidar de uma abrasão:
- Comece com as mãos lavadas.
- Limpe suavemente a área com água fria a morna e sabão neutro. Remova a sujeira ou outras partículas da ferida usando uma pinça esterilizada.
- Para um arranhão leve que não está sangrando, deixe a ferida descoberta.
- Se a ferida estiver sangrando, use um pano limpo ou curativo e aplique uma leve pressão na área para estancar o sangramento. Elevar a área também pode ajudar a parar o sangramento.
- Cubra uma ferida que sangrou com uma fina camada de pomada antibiótica tópica, como Bacitracin, ou uma pomada de barreira de umidade estéril, como Aquaphor. Cubra-o com um curativo ou gaze limpa. Limpe suavemente a ferida e troque a pomada e o curativo uma vez por dia.
- Observe a área em busca de sinais de infecção, como dor ou vermelhidão e inchaço. Consulte seu médico se suspeitar de infecção.
Existem complicações?
A maioria das abrasões leves cicatriza rapidamente, mas algumas abrasões mais profundas podem causar infecção ou cicatrizes.
É importante tratar a ferida imediatamente para reduzir o risco de cicatrizes. Certifique-se de manter a ferida limpa. Evite cutucar a área afetada enquanto ela cicatriza.
Um dos efeitos colaterais mais graves de qualquer ferida aberta é a infecção. Consulte seu médico se suspeitar de uma infecção. Os sinais de infecção incluem:
- uma ferida que não cicatriza
- pele dolorida e irritada
- secreção fétida da ferida
- pus verde, amarelo ou marrom
- uma febre que dura mais de quatro horas
- um caroço duro e doloroso na axila ou na região da virilha
Quando você deve consultar um médico?
Escoriações de primeiro ou segundo grau geralmente não exigem uma ida ao médico. Procure atendimento médico imediato para uma abrasão de terceiro grau, no entanto. Consulte também um médico imediatamente se:
- o sangramento não para após pelo menos cinco minutos de pressão
- o sangramento é grave ou abundante
- um acidente violento ou traumático causou a ferida
Consulte um médico imediatamente se você suspeitar que sua ferida tenha infeccionado. As infecções que não são tratadas podem se espalhar e levar a condições médicas muito mais graves.
O seu médico poderá limpar e enfaixar a ferida. Eles também podem prescrever terapia antibiótica oral ou tópica para tratar a infecção. Em casos extremos, a remoção cirúrgica da pele e da área adjacente pode ser necessária.
Como é a recuperação?
A maioria das abrasões costuma cicatrizar rapidamente sem deixar cicatrizes ou infecções. O tratamento adequado da abrasão assim que ocorrer ajudará a prevenir a ocorrência de cicatrizes ou infecção.
Durante a cicatrização, uma crosta se formará sobre a ferida. Esta crosta é uma parte natural do processo de cicatrização. Não cutuque a crosta. Ele vai cair sozinho.
Qual é a perspectiva?
Abrasões são lesões muito comuns que a maioria das pessoas experimenta mais de uma vez na vida. A maioria das abrasões são leves e podem ser tratadas em casa. A consciência da gravidade da ferida e os cuidados adequados podem ajudar a prevenir cicatrizes, infecções e outras lesões.