Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 27 Marchar 2025
Anonim
Mel de acácia: nutrição, benefícios e desvantagens - Nutrição
Mel de acácia: nutrição, benefícios e desvantagens - Nutrição

Contente

O mel de acácia é produzido por abelhas que polinizam as flores dos gafanhotos negros, nativos da América do Norte e Europa.

Diz-se que ostenta vários benefícios à saúde, que provavelmente são atribuídos ao seu alto teor de antioxidantes.

Este artigo analisa a nutrição, os benefícios, os usos e as possíveis desvantagens do mel de acácia.

O que é mel de acácia?

O mel de acácia é derivado do néctar do Robinia pseudoacacia comumente conhecida como gafanhoto preto ou falsa acácia (1).

Este mel exclusivo é tipicamente rotulado e vendido como mel de acácia na Europa, mas é comumente encontrado como acácia americana ou mel de gafanhoto nos Estados Unidos.

Comparado com o mel tradicional, geralmente é muito mais claro, parecendo quase transparente.


Tem um aroma de flor e sabor doce e delicado.

Convenientemente, o mel de acácia permanece líquido por mais tempo e cristaliza muito mais lentamente que o mel tradicional. Isto é provavelmente devido ao seu maior conteúdo de frutose (2, 3).

Por se abster de solidificar por mais tempo, esse mel é muito popular e pode ser mais caro que os tipos tradicionais de mel.

Resumo O mel de acácia é feito de néctar derivado da árvore de alfarroba preta. É de cor mais clara e cristaliza mais lentamente que o mel tradicional.

Perfil nutricional do mel de acácia

Como o mel tradicional, 1 colher de sopa (21 gramas) de mel de acácia fornece cerca de 60 calorias e 17 gramas de açúcar (4, 5).

O mel de acácia inclui os açúcares glicose, sacarose e frutose, embora a frutose seja a mais prevalente (2).

Nutricionalmente, ele não fornece proteínas, gorduras ou fibras. Por outro lado, contém pequenas quantidades de várias vitaminas e minerais, como vitamina C e magnésio (4).


O mais impressionante sobre o mel de acácia é o seu alto teor de compostos vegetais poderosos, como flavonóides, que atuam como antioxidantes (1, 6, 7).

Resumo Nutricionalmente, o mel de acácia é composto principalmente de carboidratos na forma de açúcares e é rico em compostos vegetais poderosos com propriedades antioxidantes.

Benefícios do mel de acácia

O mel de acácia não é apenas útil para fins culinários. Embora compartilhe os benefícios de saúde comuns do mel tradicional, ele também possui propriedades únicas.

Aqui estão alguns dos benefícios de saúde do mel de acácia.

Rico em antioxidantes

O mel de acácia fornece muitos antioxidantes importantes, que podem contribuir para seus potenciais benefícios à saúde (1, 7, 8).

Antioxidantes protegem suas células contra danos causados ​​pelos radicais livres. Com o tempo, os danos dos radicais livres podem contribuir para a doença (9).


Os flavonóides são o principal tipo de antioxidante do mel de acácia. Uma dieta rica em flavonóides pode reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e certos tipos de câncer (8, 10, 11).

Embora não seja tão prevalente quanto os flavonóides, esse mel também contém beta-caroteno, um tipo de pigmento vegetal com poderosas propriedades antioxidantes (12).

A ingestão de alimentos e suplementos ricos em beta-caroteno tem sido associada à melhora da função cerebral e à saúde da pele (13, 14, 15).

Um estudo em tubo de ensaio mostrou até que o mel de acácia impediu efetivamente a propagação de células de câncer de pulmão (16).

Propriedades antibacterianas naturais

Muitas das habilidades de cura do mel de acácia provavelmente são atribuídas à sua atividade antibacteriana.

O mel contém componentes necessários para produzir e liberar lentamente pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio (3, 17).

O peróxido de hidrogênio é um tipo de ácido que mata bactérias quebrando suas paredes celulares (18).

Um estudo descobriu que o mel de acácia se mostrou eficaz contra Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, dois tipos de bactérias resistentes a antibióticos. Concluiu que seus altos níveis de poderoso peróxido de hidrogênio provavelmente foram os responsáveis ​​(19).

Pode ajudar na cicatrização de feridas

O mel tem sido usado para tratar feridas desde os tempos antigos.

Devido às propriedades antioxidantes e antibacterianas do mel de acácia, ele pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas e prevenir a contaminação e infecção bacteriana.

Além disso, este mel ajuda a manter um ambiente úmido, ao mesmo tempo em que fornece uma barreira protetora, que pode ajudar na cicatrização de feridas.

Confirmando a eficácia dessa prática antiga, estudos em tubo de ensaio e em animais indicam que o mel de acácia acelera a cicatrização de feridas (20, 21).

Pode prevenir e tratar a acne

As evidências científicas são limitadas à capacidade do mel de acácia de combater a acne.

Dito isto, estão disponíveis cremes e loções comerciais para combater a acne, que contêm uma mistura de mel de acácia e ingredientes ácidos (22).

Devido à sua forte atividade antibacteriana, o mel de acácia pode ajudar a manter sua pele livre de bactérias, o que pode melhorar ou prevenir doenças comuns da pele, como acne (23).

Por fim, são necessárias mais pesquisas para determinar se o mel de acácia é um remédio caseiro eficaz contra a acne.

Resumo O mel de acácia possui potentes propriedades antioxidantes e antibacterianas. Pode ajudar na cicatrização de feridas e melhorar a acne.

Precauções de uso

Para a maioria das pessoas, o mel de acácia é seguro para comer.

No entanto, algumas populações podem precisar evitar ou limitar o mel de acácia, incluindo:

  • Bebês. Devido ao risco de botulismo, uma doença rara de origem alimentar, não é recomendado dar qualquer tipo de mel a bebês com menos de um ano (24).
  • Aqueles com diabetes. Embora as evidências sobre mel e diabetes sejam variadas, todos os tipos de mel são ricos em açúcar natural. O mel de acácia deve ser consumido com moderação, pois pode afetar os níveis de açúcar no sangue.
  • Aqueles alérgicos a abelhas ou mel. Se você é alérgico ao mel ou abelhas tradicionais, pode ter uma reação alérgica a comer ou aplicar topicamente o mel de acácia.

Além disso, embora o mel de acácia possa trazer benefícios à saúde, lembre-se de que ele - como qualquer adoçante - deve ser consumido com moderação devido ao seu alto teor de calorias e açúcar.

A ingestão excessiva de qualquer tipo de adoçante pode contribuir para o ganho de peso, aumentar os níveis de açúcar no sangue e ter um impacto negativo geral na sua saúde (25).

Resumo O mel de acácia é seguro para a maioria das pessoas com mais de um ano de idade. No entanto, aqueles alérgicos a abelhas ou mel e pessoas com diabetes devem conversar com seu médico antes de usá-lo.

A linha inferior

O mel de acácia, também conhecido como mel de alfarroba, é derivado do néctar do Robinia pseudoacacia flor.

Possui uma cor clara, quase transparente, e permanece líquido por mais tempo, prolongando sua vida útil.

O mel de acácia pode ajudar na cicatrização de feridas, melhorar a acne e oferecer benefícios adicionais devido aos seus poderosos antioxidantes.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para apoiar essas propriedades benéficas pretendidas.

Se você quiser experimentar a doçura floral do mel de acácia e testar seus benefícios potenciais, poderá comprá-lo localmente ou online.

Nossa Recomendação

Circuncisão

Circuncisão

A circunci ão é um procedimento cirúrgico para remover o prepúcio, a pele que cobre a ponta do pêni . No E tado Unido , geralmente é feito ante de um novo bebê deixa...
Carisoprodol

Carisoprodol

Cari oprodol, um relaxante mu cular, é u ado com repou o, fi ioterapia e outra medida para relaxar o mú culo e aliviar a dor e o de conforto cau ado ​​por ten õe , entor e e outra le &#...