Leucemia Linfocítica Aguda
Contente
- Resumo
- O que é leucemia?
- O que é leucemia linfocítica aguda (LLA)?
- O que causa a leucemia linfocítica aguda (LLA)?
- Quem está em risco de leucemia linfocítica aguda (LLA)?
- Quais são os sintomas da leucemia linfocítica aguda (LLA)?
- Como a leucemia linfocítica aguda (LLA) é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos para a leucemia linfocítica aguda (LLA)?
Resumo
O que é leucemia?
Leucemia é um termo para o câncer das células do sangue. A leucemia começa nos tecidos formadores de sangue, como a medula óssea. A medula óssea produz as células que se desenvolverão em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Cada tipo de célula tem uma função diferente:
- Os glóbulos brancos ajudam seu corpo a combater infecções
- Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para os tecidos e órgãos
- As plaquetas ajudam a formar coágulos para parar o sangramento
Quando você tem leucemia, sua medula óssea produz um grande número de células anormais. Esse problema ocorre com mais frequência com os glóbulos brancos. Essas células anormais se acumulam na medula óssea e no sangue. Eles obstruem as células sangüíneas saudáveis e dificultam o trabalho das células e do sangue.
O que é leucemia linfocítica aguda (LLA)?
A leucemia linfocítica aguda é um tipo de leucemia aguda. Também é chamada de LLA e leucemia linfoblástica aguda. "Agudo" significa que geralmente piora rapidamente se não for tratado. ALL é o tipo de câncer mais comum em crianças. Também pode afetar adultos.
Na LLA, a medula óssea produz muitos linfócitos, um tipo de glóbulo branco. Essas células normalmente ajudam seu corpo a combater infecções. Mas em ALL, eles são anormais e não podem combater a infecção muito bem. Eles também bloqueiam as células saudáveis, o que pode causar infecção, anemia e sangramento fácil. Essas células anormais também podem se espalhar para outras partes do corpo, incluindo o cérebro e a medula espinhal.
O que causa a leucemia linfocítica aguda (LLA)?
ALL acontece quando há alterações no material genético (DNA) nas células da medula óssea. A causa dessas alterações genéticas é desconhecida. No entanto, existem certos fatores que aumentam o risco de ALL.
Quem está em risco de leucemia linfocítica aguda (LLA)?
Os fatores que aumentam o risco de TODOS incluem
- Ser homem
- Ser branco
- Ter mais de 70 anos
- Ter feito quimioterapia ou radioterapia
- Tendo sido exposto a altos níveis de radiação
- Ter certas doenças genéticas, como a síndrome de Down
Quais são os sintomas da leucemia linfocítica aguda (LLA)?
Os sinais e sintomas de ALL incluem
- Fraqueza ou sensação de cansaço
- Febre ou suores noturnos
- Fácil hematoma ou sangramento
- Petéquias, que são pequenos pontos vermelhos sob a pele. Eles são causados por sangramento.
- Falta de ar
- Perda de peso ou perda de apetite
- Dor nos ossos ou estômago
- Dor ou sensação de plenitude abaixo das costelas
- Gânglios linfáticos inchados - você pode notá-los como protuberâncias indolores no pescoço, axilas, estômago ou virilha
- Tendo tido muitas infecções
Como a leucemia linfocítica aguda (LLA) é diagnosticada?
Seu médico pode usar muitas ferramentas para diagnosticar LLA e descobrir qual subtipo você tem:
- Um exame físico
- Uma história médica
- Exames de sangue, como
- Hemograma completo (CBC) com diferencial
- Testes de química do sangue, como painel metabólico básico (BMP), painel metabólico abrangente (CMP), testes de função renal, testes de função hepática e painel eletrolítico
- Esfregaço de sangue
- Testes de medula óssea. Existem dois tipos principais - aspiração de medula óssea e biópsia de medula óssea. Ambos os testes envolvem a remoção de uma amostra de medula óssea e osso. As amostras são enviadas para um laboratório para teste.
- Testes genéticos para procurar alterações genéticas e cromossômicas
Se você for diagnosticado com LLA, você pode fazer testes adicionais para ver se o câncer se espalhou. Isso inclui exames de imagem e punção lombar, que é um procedimento para coletar e testar o líquido cefalorraquidiano (LCR).
Quais são os tratamentos para a leucemia linfocítica aguda (LLA)?
Os tratamentos para TODOS incluem
- Quimioterapia
- Radioterapia
- Quimioterapia com transplante de células-tronco
- Terapia direcionada, que usa drogas ou outras substâncias que atacam células cancerosas específicas com menos danos às células normais
O tratamento geralmente é feito em duas fases:
- O objetivo da primeira fase é matar as células leucêmicas do sangue e da medula óssea. Este tratamento põe a leucemia em remissão. A remissão significa que os sinais e sintomas do câncer diminuíram ou desapareceram.
- A segunda fase é conhecida como terapia pós-remissão. Seu objetivo é prevenir uma recaída (retorno) do câncer. Envolve matar todas as células de leucemia remanescentes que podem não estar ativas, mas podem começar a crescer novamente.
O tratamento durante as duas fases também geralmente inclui terapia de profilaxia do sistema nervoso central (SNC). Essa terapia ajuda a prevenir a disseminação de células leucêmicas para o cérebro e a medula espinhal. Pode ser quimioterapia em altas doses ou quimioterapia injetada na medula espinhal. Às vezes também inclui radioterapia.
NIH: National Cancer Institute