Por que um nutricionista diz que a tendência dos alimentos com proteínas adicionadas saiu do controle
Contente
- Então, o que exatamente são alimentos com adição de proteína?
- Quando é bom adicionar proteína aos alimentos?
- Como escolher alimentos mais saudáveis com adição de proteína
- Revisão para
Quem não quer ficar mais magro e forte e ficar satisfeito por mais tempo depois de comer? A proteína pode ajudar com tudo isso e muito mais. Esses benefícios naturais da dieta também são provavelmente o motivo pelo qual o mercado de alimentos com proteína adicionada realmente decolou - quero dizer, quem não iria quer beber água com proteínas ou uma bebida gelada e colher os benefícios das proteínas de qualidade?
Então, o que exatamente são alimentos com adição de proteína?
Eles são itens que normalmente não seriam uma boa fonte de proteína, mas são "aprimorados" por ter um ou vários ingredientes ricos em proteínas adicionados a eles. Por exemplo, pretzels são alimentos compostos principalmente por carboidratos e com baixo teor de proteínas. Mas, adicionando um pouco de proteína de soro de leite, soja ou ervilha em pó à farinha de trigo, os fabricantes de alimentos podem aumentar o teor de proteína desses pretzels.
A próxima coisa que você sabe é que seu lanche típico com alto teor de carboidratos e baixo teor de proteína pode ser rotulado como "alto teor de proteína" e comercializado como sendo o melhor para você. E isso é o problema de adicionar proteína a todos os alimentos e bebidas sob o sol: engana as pessoas fazendo-as pensar que torna esses alimentos automaticamente mais saudáveis. Mas um biscoito com proteína adicionada ainda é um biscoito. Na verdade, essa versão bombada poderia ter mais calorias, açúcar e sódio para mascarar o sabor e a textura da proteína.
Além disso, isso incentiva os consumidores a obter sua proteína de fontes não tradicionais, como alimentos ricos em carboidratos. Comer alimentos verdadeiros e inteiros, como peito de frango, ovos, feijão e nozes, irá superar as barras de proteína, shakes ou batatas fritas todas as vezes. Portanto, embora os alimentos enriquecidos com proteínas possam ter seu lugar ocasional em sua dieta, eles não devem ser sua única fonte desse macronutriente orientado para o desempenho.
Aqui estão minhas dicas sobre os alimentos mais saudáveis com adição de proteína a serem adicionados à sua dieta e aqueles que você deseja ignorar.
Quando é bom adicionar proteína aos alimentos?
Como eu disse, um chip de proteína ainda é um chip. Mas incluir proteínas em alimentos básicos mais saudáveis, como pão integral e massas, pode ajudar a tornar mais fácil o equilíbrio de uma refeição. (Saiba mais sobre como equilibrar suas refeições com a quantidade certa de gorduras saudáveis, carboidratos e proteínas - além de algumas dicas de preparação de refeições para que isso aconteça.)
Tal como acontece com a escolha de qualquer alimento ou receita, olhe para o panorama geral: ingredientes, macros, vitaminas, fibras, etc. Seu prato é pesado em carboidratos sem muita proteína? Está faltando uma gordura saudável para ajudá-lo a absorver todas as outras coisas boas? Expandindo isso ainda mais, sua dieta precisa de um aumento de proteína em geral? Nesse caso, pode ser útil adicionar alguns itens mais saudáveis com proteína adicionada à sua rotina alimentar. Se você já está se enchendo de manteiga de amendoim antes da academia e tomando shakes de proteína depois, provavelmente não.
Conclusão: Há duas coisas a serem consideradas ao decidir se comer alimentos com proteína adicionada.
- Adicionar proteína a um alimento não saudável não o torna magicamente saudável.
- Olhe para sua dieta e hábitos alimentares como uma imagem maior para ter certeza de que está equilibrando suas macros e não extrapolando inadvertidamente em proteínas e calorias. (Mais sobre macros de contagem aqui.)
Se você fez o dever de casa e quer experimentar esses alimentos, eis o que procurar ao escolher alimentos com adição de proteína.Você sempre encontrará alguns produtos que adicionam proteínas de uma forma nutricionalmente sensata - e outros que são basicamente apenas junk food.
Como escolher alimentos mais saudáveis com adição de proteína
- Compare-o com a versão "normal". A variedade enriquecida com proteína tem mais calorias (ou açúcar e sódio - mais sobre os itens abaixo) do que o item regular que você normalmente escolheria? Se sim, vá para o clássico.
- Evite alimentos altamente processados. Se você está em busca de um lanche rico em proteínas, o pó de pudim embalado enriquecido com proteínas nunca será tão saudável para você quanto uma tigela de queijo cottage com frutas vermelhas. Não deixe que o bom senso nutricional voe pela janela por causa dessa tendência.
- Limite o açúcar. Adicionar proteína às vezes significa que o teor de açúcar precisa aumentar para tornar o sabor da comida melhor. Não é uma grande compensação, não é? (Quero dizer, basta olhar para o que o açúcar pode fazer ao seu corpo.) Como regra geral, certifique-se de que o teor de açúcar em sua barra ou cereal com adição de proteína seja inferior a 5g por porção.
- Limite de sódio. Com opções de lanches saborosos ou até pão enriquecido com proteínas, o sódio pode ser fora de série. Procure produtos que contenham menos de 200mg de sódio por porção. Se a comida for mais salgada do que isso, talvez limite-a a um tratamento pós-treino, quando seu corpo precisará desses eletrólitos de recuperação.
- Procure fibras. Escolha alimentos que contenham 5g ou mais de fibras de grãos inteiros.