TDAH ou Overachiever? Mulheres e a epidemia de abuso de Adderall
Contente
"Cada geração tem uma crise de anfetaminas", Brad Lamm, intervencionista registrado e autor de Como ajudar quem você ama começa. "E é dirigido por mulheres." Com essa declaração, Lamm descreve uma epidemia de abuso de medicamentos prescritos para TDAH, como Ritalina e Adderall, que afeta a todos, desde estudantes do ensino médio a celebridades famosas e mães de futebol. Graças à pressão social sobre as mulheres para serem perfeitamente magras, inteligentes e organizadas e ao fácil acesso dos médicos a esses medicamentos, um enorme mercado negro cresceu para atender à demanda.
Lamm, que não só dirige uma importante agência de intervenção no estilo de vida, mas também era pessoalmente viciado em Adderall, explica que, para muitas mulheres, tudo começa com o desejo de ser magras. "Adderall para muitas mulheres é uma droga milagrosa, pelo menos temporariamente, para perder peso." Além da perda de peso, a droga é conhecida por dar a você o foco do laser e a capacidade de cumprir rapidamente toda a sua lista de tarefas. Por essas razões, o abuso é galopante. Diz Allie, uma estudante universitária: "Tenho tantos amigos lindos e inteligentes que são magros e espertos porque surgem como tique-taques. Às vezes, é uma droga porque, em vez de 'trair' e tomar uma pílula mágica, acordo às 5 da manhã todos os dias para correr e depois ficar acordado até tarde para terminar meu trabalho como uma pessoa normal. Isso me deixa com muito ciúme deles. "
Infelizmente, todas as vantagens das drogas são ofuscadas pelos enormes efeitos colaterais, principalmente o vício. “As pessoas que seguram o receituário geralmente têm muito pouco conhecimento sobre o vício”, diz Lamm. "Eles ouvem um sintoma e querem ajudar. Mas muitos médicos sabem menos sobre a droga do que o paciente." Essa ignorância torna mais fácil para as pessoas aprenderem com a Internet ou com os amigos o que dizer para obter um "diagnóstico" de TDAH para que possam obter os comprimidos. Eu mesma descobri isso quando uma mãe amiga minha me deu instruções passo a passo. Mas não demora muito até que os comprimidos ajudem a melhorar a vida do usuário e passem a administrá-los e depois arruiná-los.
Laura viu esses efeitos de perto e pessoalmente. "Meu melhor amigo é viciado em Adderall, e é realmente assustador. Eu tentei fazê-lo parar, mas não conseguimos fazê-lo parar. Ele parou por dois meses - mas então ele toma um comprimido e está de volta ao ponto de partida. Ele foi ao pronto-socorro três vezes (quando ele estava tremendo e seu coração batia tão rápido que ele disse que pensava que estava tendo um ataque cardíaco), e mesmo que a gravidade não deu-lhe a força de vontade para parar. Adderall o torna incrivelmente retraído, anti-social, egoísta e indiferente - francamente, não é uma pessoa divertida de se estar por perto. Ele supostamente recebeu Adderall por um diagnóstico legítimo, mas ele absolutamente abusa dele - acumulando-o durante o semana e depois tomando tudo nos fins de semana para que ele possa ter uma alta maior para seu tempo de lazer. " Ela acrescenta tristemente: "Sinto falta do meu melhor amigo não viciado".
Então, o que você pode fazer para neutralizar esse problema? Primeiro, precisamos abandonar a imagem da mulher "perfeita em tudo" e, se você realmente precisa perder peso ou se tornar mais eficiente, aprenda como fazer isso com segurança e saúde. Conclui Liz, uma jovem mãe: "Às vezes fico tentada a tentar isso, mas no final quero saber se o que faço e sinto realmente sou eu. Para o bem ou para o mal."
Para obter mais informações sobre como reconhecer e tratar o vício em Adderall em você mesmo ou em outras pessoas, consulte os Especialistas em intervenção.