Alergias e asma: causas e diagnóstico
Contente
O que causa alergias?
As substâncias que causam doenças alérgicas nas pessoas são conhecidas como alérgenos. "Antígenos" ou partículas de proteína como pólen, comida ou pêlos entram em nosso corpo de várias maneiras. Se o antígeno causar uma reação alérgica, essa partícula é considerada um "alérgeno". Podem ser:
Inalado
O pólen das plantas transportado pelo vento causa a maioria das alergias no nariz, olhos e pulmões. Essas plantas (incluindo certas ervas daninhas, árvores e gramíneas) são poluentes naturais produzidos em várias épocas do ano, quando suas flores pequenas e imperceptíveis descarregam literalmente bilhões de partículas de pólen.
Ao contrário das plantas polinizadas pelo vento, flores selvagens conspícuas ou flores cultivadas na maioria dos jardins residenciais são polinizadas por abelhas, vespas e outros insetos e, portanto, não são amplamente capazes de produzir rinite alérgica.
Outro culpado: a poeira doméstica que pode incluir partículas de ácaros, esporos de mofo, pêlos de cães e gatos.
Ingerido
Os culpados frequentes incluem camarão, amendoim e outras nozes.
Injetado
Tais como medicamentos administrados por agulha, como penicilina ou outras drogas injetáveis; veneno de picadas e picadas de insetos.
Absorvido
Plantas como a hera venenosa, sumagre, carvalho e látex são exemplos.
Genética
Assim como a calvície, a altura e a cor dos olhos, a capacidade de se tornar alérgico é uma característica hereditária. Mas isso não o torna automaticamente alérgico a alérgenos específicos. Vários fatores devem estar presentes:
- Genes específicos adquiridos dos pais.
- Exposição a um ou mais alérgenos aos quais você tem uma resposta geneticamente programada.
- Grau e tempo de exposição.
Um bebê que nasce com tendência a se tornar alérgico ao leite de vaca, por exemplo, pode apresentar sintomas alérgicos vários meses após o nascimento. A capacidade genética de se tornar alérgico a pêlos de gato pode levar de três a quatro anos de exposição ao gato antes que a pessoa apresente os sintomas.
Por outro lado, a alergia à hera venenosa (dermatite de contato) é um exemplo de uma alergia em que a herança hereditária não influencia. Outras substâncias além das plantas, como tinturas, metais e produtos químicos em desodorantes e cosméticos, também podem causar dermatite semelhante.
Diagnóstico
Se você tiver urticária quando uma abelha o pica ou espirrar toda vez que acaricia um gato, sabe quais são alguns de seus alérgenos. Mas se o padrão não for tão óbvio, tente manter um registro de quando, onde e em quais circunstâncias suas reações ocorrem. Se o padrão ainda não estiver claro, marque uma consulta com seu médico. Os médicos diagnosticam alergias em 3 etapas:
1. História pessoal e médica. Seu médico fará perguntas para obter uma compreensão completa de seus sintomas e suas possíveis causas. Traga suas anotações para ajudar a refrescar sua memória. Esteja pronto para responder a perguntas sobre sua história familiar, os tipos de medicamentos que toma e seu estilo de vida em casa, na escola e no trabalho.
2. Exame físico. Se o seu médico suspeitar de uma alergia, ele prestará atenção especial aos seus ouvidos, olhos, nariz, garganta, tórax e pele durante o exame físico. Este exame pode incluir um teste de função pulmonar para detectar quão bem você exala o ar de seus pulmões. Você também pode precisar de um raio-X de seus pulmões ou seios da face.
3. Testes para determinar seus alérgenos. O seu médico pode fazer um teste cutâneo, teste de remendo ou teste de sangue.
- Teste de pele. Geralmente, são a maneira mais precisa e menos dispendiosa de confirmar os alérgenos suspeitos. Existem dois tipos de testes cutâneos de alérgenos. No teste de punção / arranhão, uma pequena gota do possível alérgeno é colocada na pele, seguida de uma picada leve ou arranhão com uma agulha através da gota. No teste intradérmico (sob a pele), uma pequena quantidade de alérgeno é injetada na camada externa da pele.
Se você é alérgico à substância, desenvolverá vermelhidão, inchaço e coceira no local do teste em 20 minutos. Você também pode ver uma "pápula" ou área elevada e redonda que se parece com uma colmeia. Normalmente, quanto maior a pápula, mais sensível você é ao alérgeno.
- Teste de patch. Este é um bom teste para determinar se você tem dermatite de contato. O médico colocará uma pequena quantidade de um possível alérgeno em sua pele, cobrirá com um curativo e verificará sua reação após 48 horas. Se você desenvolver uma erupção na pele, é alérgico à substância.
- Exames de sangue. Testes de sangue de alérgenos (também chamados de testes de radioalergosorvente [RAST], testes de imunoabsorção enzimática [ELISA], testes de alérgeno fluorescente [FAST], múltiplos testes de radioalergosorvente [MAST] ou testes de radioimunoabsorção [RIST]) às vezes são usados quando as pessoas têm pele condição ou estão tomando medicamentos que interferem com os testes cutâneos. Seu médico colherá uma amostra de sangue e a enviará a um laboratório. O laboratório adiciona o alérgeno à sua amostra de sangue e mede a quantidade de anticorpos que seu sangue produz para atacar os alérgenos.