Tudo o que você precisa saber sobre o uso de alfa-hidroxiácidos (AHAs)

Contente
- 1. Eles ajudam a esfoliar
- Tente isto
- 2. Eles ajudam a iluminar a pele visivelmente
- Tente isto
- 3. Eles ajudam a promover a produção de colágeno
- Tente isto
- 4. Eles ajudam a reduzir o aparecimento de rugas e linhas de superfície
- Tente isto
- 5. Eles promovem o fluxo sanguíneo para a pele
- Tente isto
- 6. Eles ajudam a minimizar e corrigir a descoloração
- Tente isto
- 7. Eles ajudam a tratar e prevenir a acne
- Tente isto
- 8. Eles ajudam a aumentar a absorção do produto
- Tente isto
- Quanto AHA é necessário?
- Os efeitos colaterais são possíveis?
- Qual é a diferença entre um AHA e um BHA?
- Comparação rápida
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que são AHAs?
Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) são um grupo de ácidos derivados de plantas e animais usados em uma variedade de produtos para a pele. Isso inclui produtos anti-envelhecimento diários, como soros, toners e cremes, bem como tratamentos concentrados ocasionais por meio de peelings químicos.
Existem sete tipos de AHAs comumente usados em produtos disponíveis em toda a indústria de cuidados com a pele. Esses incluem:
- ácido cítrico (de frutas cítricas)
- ácido glicólico (da cana-de-açúcar)
- ácido hidroxicapróico (de geleia real)
- ácido hidroxicaprílico (de animais)
- ácido láctico (de lactose ou outros carboidratos)
- ácido málico (de frutas)
- ácido tartárico (de uvas)
A pesquisa sobre o uso e a eficácia dos AHAs é extensa. No entanto, de todos os AHAs disponíveis, os ácidos glicólico e lático são os mais pesquisados. Esses dois AHAs também podem causar irritação. Por causa disso, a maioria dos AHAs de venda livre (OTC) contém ácido glicólico ou láctico.
Os AHAs são usados principalmente para esfoliar. Eles também podem ajudar:
- promove o colágeno e o fluxo sanguíneo
- descoloração correta de cicatrizes e manchas senis
- melhorar a aparência das linhas de superfície e rugas
- prevenir acne
- ilumine sua pele
- aumentar a absorção do produto
1. Eles ajudam a esfoliar
Os AHAs são usados principalmente para esfoliar a pele. Na verdade, essa é a base para todos os outros benefícios que os AHAs oferecem.
A esfoliação se refere a um processo no qual as células da pele na superfície se desprendem. Isso ajuda a remover as células mortas da pele, mas também abre caminho para a geração de novas células da pele.
Conforme você envelhece, o ciclo natural das células da pele diminui, o que pode fazer com que as células mortas se acumulem. Quando você tem muitas células mortas da pele, elas podem se acumular e fazer sua pele parecer opaca.
O acúmulo de células mortas da pele também pode aumentar outros problemas de pele subjacentes, como:
- rugas
- manchas de idade
- acne
Ainda assim, nem todos os AHAs têm o mesmo poder esfoliante. A quantidade de esfoliação é determinada pelo tipo de AHA que você usa. Como regra geral, quanto mais AHAs contidos em um produto, mais poderosos são os efeitos esfoliantes.
Tente isto
Para uma esfoliação mais intensa, experimente o Performance Peel AP25 da Exuviance. Este peeling contém ácido glicólico e pode ser usado até duas vezes por semana para melhores resultados. Você também pode considerar um esfoliante diário AHA, como o hidratante diário Nonie de Beverly Hills.
2. Eles ajudam a iluminar a pele visivelmente
Quando esses ácidos esfoliam a pele, as células mortas da pele são quebradas. A nova pele revelada abaixo é mais brilhante e radiante. Os AHAs com ácido glicólico podem ajudar a quebrar o acúmulo de células da pele, enquanto os produtos com ácido cítrico podem iluminar ainda mais sua pele.
Tente isto
Para benefícios diários, experimente o AHA e o hidratante Ceramida de Mario Badescu. Ele contém ácido cítrico e gel de aloe vera para brilho e efeitos calmantes. Green Apple Peel Full Strength da Juice Beauty pode ser usado até duas vezes por semana para fornecer uma pele mais brilhante por meio de três AHAs diferentes.
3. Eles ajudam a promover a produção de colágeno
O colágeno é uma fibra rica em proteínas que ajuda a manter a pele lisa e macia. Conforme você envelhece, essas fibras se quebram. Os danos do sol também podem acelerar a destruição do colágeno. Isso pode resultar em pele amarelada e flácida.
O colágeno em si está na camada intermediária da pele (derme). Quando a camada superior (epiderme) é removida, produtos como AHAs podem agir na derme. Os AHAs podem ajudar a promover a produção de colágeno, destruindo as fibras de colágeno antigas para dar lugar às novas.
Tente isto
Para um aumento de colágeno, experimente a máscara glicólica de mel de abóbora da Andalou Naturals.
4. Eles ajudam a reduzir o aparecimento de rugas e linhas de superfície
Os AHAs são conhecidos por seus efeitos anti-envelhecimento e as linhas de superfície não são exceção.Um relatou que 9 em cada 10 voluntários que usaram AHAs por um período de três semanas experimentaram melhorias significativas na textura geral da pele.
Ainda assim, é importante lembrar que os AHAs funcionam apenas para linhas de superfície e rugas, não para rugas mais profundas. Preenchimentos profissionais de um médico, bem como outros procedimentos, como resurfacing a laser, são os únicos métodos que funcionam para rugas profundas.
Tente isto
Experimente este soro de ácido glicólico diário da Alpha Skin Care para reduzir a aparência de linhas de superfície e rugas. Você pode então usar um hidratante AHA, como o Creme Facial Plus AHA 15 da NeoStrata.
5. Eles promovem o fluxo sanguíneo para a pele
Os AHAs têm propriedades antiinflamatórias que podem ajudar a promover o fluxo sanguíneo para a pele. Isso pode ajudar a corrigir a pele pálida e opaca. O fluxo sanguíneo adequado também garante que as células da pele obtenham os nutrientes necessários por meio dos glóbulos vermelhos ricos em oxigênio.
Tente isto
Para melhorar a pele opaca e a falta de oxigênio, experimente este soro diário da First Aid Beauty.
6. Eles ajudam a minimizar e corrigir a descoloração
O risco de descoloração da pele aumenta com a idade. Por exemplo, manchas achatadas marrons, conhecidas como manchas senis (lentigos), podem se desenvolver como resultado da exposição ao sol. Eles tendem a se desenvolver em áreas do corpo que são expostas ao sol com mais frequência, como o peito, as mãos e o rosto.
A descoloração também pode resultar de:
- melasma
- hiperpigmentação pós-inflamatória
- cicatrizes de acne
Os AHAs promovem a renovação das células da pele. As novas células da pele são uniformemente pigmentadas. Em teoria, o uso a longo prazo de AHAs pode reduzir a descoloração da pele, estimulando as células da pele descoloridas a se revirarem.
A American Academy of Dermatology recomenda ácido glicólico para descoloração.
Tente isto
A descoloração pode se beneficiar de um AHA de uso diário, como o limpador esfoliante AHA / BHA de Murad. Um tratamento mais intenso também pode ajudar, como esta máscara de ácido cítrico de Mario Badescu.
7. Eles ajudam a tratar e prevenir a acne
Você pode estar familiarizado com o peróxido de benzoíla e outros ingredientes que combatem a acne para manchas teimosas. Os AHAs também podem ajudar a tratar e prevenir a acne recorrente.
As espinhas de acne ocorrem quando os poros estão obstruídos com uma combinação de células mortas da pele, óleo (sebo) e bactérias. Esfoliar com AHAs pode ajudar a soltar e remover o entupimento. O uso contínuo também pode evitar a formação de obstruções futuras.
Os AHAs também podem reduzir o tamanho dos poros dilatados, que são comumente vistos em peles com tendência acneica. A renovação das células da pele devido à esfoliação dos ácidos glicólico e láctico pode até reduzir as cicatrizes de acne. Alguns produtos para acne também contêm outros AHAs, como os ácidos cítrico e málico, para ajudar a acalmar a pele inflamada.
E os AHAs não são apenas para o seu rosto! Você pode usar os produtos AHA em outras áreas com tendência a acne, incluindo as costas e o peito.
De acordo com a Clínica Mayo, pode levar de dois a três meses antes de você começar a notar melhorias significativas na acne. É importante ser paciente enquanto os produtos atuam para aliviar a acne ao longo do tempo. Você também precisa usar os produtos consistentemente - pular os tratamentos diários faz com que os ingredientes demorem mais para fazer efeito.
Tente isto
Experimente um gel para limpar a acne para se livrar das células mortas da pele e do excesso de óleo, como este de Peter Thomas Roth. A pele com tendência à acne ainda pode se beneficiar de um peeling de AHA, mas certifique-se de procurar um adequado para o seu tipo de pele. Experimente o Peeling de Limpeza de Manchas de Maçã Verde da Juice Beauty para peles com tendência a acne.
8. Eles ajudam a aumentar a absorção do produto
Além de seus próprios benefícios distintos, os AHAs podem fazer seus produtos existentes funcionarem melhor, aumentando sua absorção na pele.
Por exemplo, se você tem muitas células mortas da pele, seu hidratante diário fica por cima sem hidratar as novas células da pele por baixo. Os AHAs, como o ácido glicólico, podem romper essa camada de células mortas da pele, permitindo que o hidratante hidrate as novas células da pele com mais eficácia.
Tente isto
Para aumentar a absorção diária do produto com AHAs, experimente um toner que você use após a limpeza e antes do seu soro e hidratante, como o Toner Moisture Balance da Exuviance.
Quanto AHA é necessário?
Como regra geral, o recomenda produtos AHA com uma concentração geral de AHA inferior a 10 por cento. Isso ajuda a prevenir os efeitos colaterais dos AHAs.
De acordo com a Cleveland Clinic, você não deve usar produtos com mais de 15% de AHA.
Produtos de uso diário - como soro, toners e hidratantes - contêm concentrações mais baixas de AHA. Por exemplo, um soro ou toner pode ter uma concentração de AHA de 5 por cento.
Produtos altamente concentrados, como peelings de ácido glicólico, são usados com menos frequência para reduzir o risco de efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais são possíveis?
Se você nunca usou AHAs antes, pode experimentar pequenos efeitos colaterais enquanto sua pele se ajusta ao produto.
Os efeitos colaterais temporários podem incluir:
- queimando
- coceira
- bolhas
- dermatite (eczema)
Para reduzir o risco de irritação, a Cleveland Clinic recomenda o uso de produtos AHA em dias alternados. Conforme sua pele se acostuma com eles, você pode começar a aplicar AHAs todos os dias.
Também tenha cuidado extra ao sair ao sol. Os efeitos do peeling de AHAs altamente concentrados podem tornar sua pele mais sensível aos raios UV após o uso. Você deve usar protetor solar diariamente e reaplicar com mais frequência para evitar queimaduras solares.
Você deve consultar seu médico antes de usar se tiver:
- pele recém-raspada
- cortes ou queimaduras na pele
- rosácea
- psoríase
- eczema
Mulheres grávidas ou amamentando também devem consultar seu médico antes de usar. Se o seu médico disser que você pode usar produtos AHA, considere algo voltado para a gravidez, como a casca de maçã verde para gravidez da Juice Beauty.
Qual é a diferença entre um AHA e um BHA?
Comparação rápida
- Existem vários AHAs, enquanto o ácido salicílico é o único BHA.
- Os AHAs podem ser mais apropriados para problemas de pele relacionados à idade, como linhas finas e rugas.
- Os BHAs podem ser melhores se você tiver pele sensível e propensa a acne.
- Se você tiver mais de um problema de pele, pode fazer experiências com AHAs e BHAs. Certifique-se de incorporar os produtos gradualmente para reduzir a irritação.

Outro ácido comumente usado no mercado de cuidados com a pele é o beta-hidroxiácido (BHA). Ao contrário dos AHAs, os BHAs são derivados principalmente de uma fonte: ácido salicílico. Você pode reconhecer o ácido salicílico como um ingrediente para combater a acne, mas isso não é tudo que ele faz.
Como os AHAs, o ácido salicílico ajuda a esfoliar a pele removendo as células mortas da pele. Isso pode ajudar a limpar cravos e espinhas, desobstruindo os poros feitos de células mortas da pele presas e óleo nos folículos capilares.
Os BHAs podem ser tão eficazes quanto os AHAs para acne, melhorias de textura e descoloração relacionada ao sol. O ácido salicílico também é menos irritante, o que pode ser preferível se você tiver pele sensível.
Se você tem mais de um problema de pele, pode fazer experiências com AHAs e BHAs, mas deve ser cauteloso. Os AHAs podem ser mais apropriados para problemas de pele relacionados à idade, enquanto os BHAs podem ser melhores se você tiver uma pele sensível e propensa a acne. Para o último, você pode considerar o uso de BHAs todos os dias, como um tônico de ácido salicílico e, em seguida, usar um peeling semanal contendo AHA para uma esfoliação mais profunda.
Ao usar vários produtos para a sua pele, é importante incorporá-los gradualmente ao seu regime. Usar muitos AHAs, BHAs e produtos químicos de uma vez pode causar irritação. Por sua vez, isso pode tornar as rugas, acne e outros problemas de pele mais perceptíveis.
O resultado final
Se você está procurando uma esfoliação significativa, os AHAs podem ser os produtos certos para você considerar. Você pode optar por esfoliação diária com soros, toners e cremes contendo AHA, ou fazer um tratamento de peeling mais intenso uma ou duas vezes por semana.
Os AHAs estão entre os produtos de beleza mais pesquisados por causa de seus fortes efeitos, mas não são para todos. Se você tiver doenças de pele preexistentes, converse com seu dermatologista ou especialista em cuidados com a pele antes de tentar esses tipos de produtos. Eles podem ajudá-lo a determinar o melhor AHA para seu tipo de pele e objetivos de cuidados com a pele.
Os AHAs de venda livre não precisam passar por provas científicas de sua eficácia antes de serem colocados no mercado, portanto, só compre produtos de fabricantes em que você confia. Você também pode considerar fazer um peeling profissional no consultório do seu médico.