Infecções por clamídia
Contente
- Resumo
- O que é clamídia?
- Como você pega a clamídia?
- Quem corre o risco de contrair clamídia?
- Quais são os sintomas da clamídia?
- Como a clamídia é diagnosticada?
- Quem deve ser testado para clamídia?
- Que outros problemas a clamídia pode causar?
- Quais são os tratamentos para clamídia?
- A clamídia pode ser prevenida?
Resumo
O que é clamídia?
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível comum. É causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Pode infectar homens e mulheres. As mulheres podem pegar clamídia no colo do útero, reto ou garganta. Os homens podem pegar clamídia na uretra (dentro do pênis), reto ou garganta.
Como você pega a clamídia?
Você pode pegar clamídia durante o sexo oral, vaginal ou anal com alguém infectado. Uma mulher também pode transmitir clamídia ao bebê durante o parto.
Se você já teve clamídia e foi tratado no passado, pode ser reinfectado se tiver relações sexuais desprotegidas com alguém que a tenha.
Quem corre o risco de contrair clamídia?
A clamídia é mais comum em jovens, especialmente mulheres jovens. Você tem mais probabilidade de pegá-lo se não usar preservativo de forma consistente ou se tiver vários parceiros.
Quais são os sintomas da clamídia?
A clamídia geralmente não causa sintomas. Portanto, você pode não perceber que o tem. Pessoas com clamídia que não apresentam sintomas ainda podem transmitir a doença para outras pessoas. Se você tiver sintomas, eles podem não aparecer até várias semanas depois de fazer sexo com um parceiro infectado.
Os sintomas em mulheres incluem
- Corrimento vaginal anormal, que pode ter um cheiro forte
- Uma sensação de queimação ao urinar
- Dor durante a relação sexual
Se a infecção se espalhar, você poderá sentir dor na parte inferior do abdome, dor durante o sexo, náuseas ou febre.
Os sintomas em homens incluem
- Descarga de seu pênis
- Uma sensação de queimação ao urinar
- Queimação ou coceira ao redor da abertura de seu pênis
- Dor e inchaço em um ou ambos os testículos (embora isso seja menos comum)
Se a clamídia infectar o reto (em homens ou mulheres), pode causar dor retal, secreção e / ou sangramento.
Como a clamídia é diagnosticada?
Existem testes de laboratório para diagnosticar a clamídia. Seu médico pode pedir que você forneça uma amostra de urina. Para as mulheres, os profissionais de saúde às vezes usam (ou pedem que você use) um cotonete para obter uma amostra de sua vagina para testar a presença de clamídia.
Quem deve ser testado para clamídia?
Você deve ir ao seu médico para fazer um teste se tiver sintomas de clamídia ou se seu parceiro tiver uma doença sexualmente transmissível. As mulheres grávidas devem fazer um teste na primeira consulta pré-natal.
Pessoas com maior risco devem fazer exames para chlamydia todos os anos:
- Mulheres sexualmente ativas com 25 anos ou menos
- Mulheres idosas que têm novos ou múltiplos parceiros sexuais, ou um parceiro sexual que tem uma doença sexualmente transmissível
- Homens que fazem sexo com homens (HSH)
Que outros problemas a clamídia pode causar?
Nas mulheres, uma infecção não tratada pode se espalhar para o útero e as trompas de falópio, causando doença inflamatória pélvica (DIP). PID pode causar danos permanentes ao seu sistema reprodutivo. Isso pode causar dor pélvica em longo prazo, infertilidade e gravidez ectópica. Mulheres que tiveram infecções por clamídia mais de uma vez correm maior risco de complicações graves de saúde reprodutiva.
Os homens geralmente não têm problemas de saúde por causa da clamídia. Às vezes, pode infectar o epidídimo (o tubo que transporta os espermatozoides). Isso pode causar dor, febre e, raramente, infertilidade.
Tanto homens quanto mulheres podem desenvolver artrite reativa por causa de uma infecção por clamídia. A artrite reativa é um tipo de artrite que ocorre como uma "reação" a uma infecção no corpo.
Bebês nascidos de mães infectadas podem ter infecções oculares e pneumonia por clamídia. Também pode aumentar a probabilidade de o seu bebê nascer muito cedo.
A clamídia não tratada também pode aumentar suas chances de contrair ou transmitir o HIV / AIDS.
Quais são os tratamentos para clamídia?
Os antibióticos curam a infecção. Você pode receber uma dose única de antibióticos ou pode precisar tomar remédios todos os dias durante 7 dias. Os antibióticos não podem reparar nenhum dano permanente causado pela doença.
Para evitar a propagação da doença ao seu parceiro, você não deve fazer sexo até que a infecção tenha desaparecido. Se você recebeu uma dose única de antibióticos, deve esperar 7 dias após tomar o medicamento para ter relações sexuais novamente. Se você tiver que tomar o medicamento todos os dias durante 7 dias, não deve fazer sexo novamente até que tenha terminado de tomar todas as doses do seu medicamento.
É comum ter uma infecção recorrente, portanto, você deve fazer o teste novamente cerca de três meses após o tratamento.
A clamídia pode ser prevenida?
A única maneira segura de prevenir a clamídia é não fazer sexo vaginal, anal ou oral.
O uso correto de preservativos de látex reduz bastante, mas não elimina, o risco de contrair ou espalhar a clamídia. Se você ou seu parceiro for alérgico ao látex, você pode usar preservativos de poliuretano.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças