Você tem alergia a frango?
Contente
- Visão geral
- Quais são os sintomas de uma alergia a galinha?
- Quais são os fatores de risco de uma alergia a galinha?
- Quais são as complicações de uma alergia a galinha?
- O que evitar
- Quando você deve consultar seu médico?
- Quais são as perspectivas?
- Substitutos alimentares
Visão geral
Frango com pouca gordura e alta proteína é uma adição saudável à sua dieta. A menos que você seja alérgico a ela.
As alergias a galinhas não são comuns, mas podem causar sintomas desconfortáveis ou até perigosos em algumas pessoas.
Quando você tem uma alergia, seu sistema imunológico identifica erroneamente o alérgeno como uma substância perigosa. Seu sistema imunológico cria anticorpos chamados imunoglobulina E (IeG) para atacar a substância. Essa resposta pode levar a uma variedade de sintomas, variando de leve a grave.
Uma alergia ao frango pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Você pode ser alérgico ao frango quando criança e superá-lo. Você também pode se tornar alérgico a galinhas vivas ou carne de frango após muitos anos sem reações alérgicas. Algumas pessoas com alergia ao frango são alérgicas ao frango cru, mas não cozido.
Se você suspeitar que tem alergia a frango, um médico, como um alergista, pode ajudá-lo a descobrir com certeza. Você pode fazer uma picada na pele ou um exame de sangue para verificar se tem um resultado positivo para esse ou outros alérgenos. Depois de saber quais são suas alergias específicas, você estará em uma posição forte para proteger sua saúde sem prejudicar sua ingestão nutricional.
Quais são os sintomas de uma alergia a galinha?
Se você é alérgico a frango, pode experimentar sintomas imediatos após a exposição ou sintomas podem ocorrer várias horas depois. Os sintomas de uma alergia a frango incluem:
- coceira, olhos inchados ou lacrimejantes
- coriza, coceira no nariz
- espirros
- dificuldade para respirar
- arranhado, dor de garganta
- tosse ou chiado no peito
- pele irritada, avermelhada ou erupção cutânea semelhante a eczema
- comichão na pele
- urticária
- náusea
- vômito
- dores de estômago
- diarréia
- anafilaxia
Seus sintomas podem variar de leve desconforto a grave. Eles podem piorar ou diminuir com a exposição. Seus sintomas devem desaparecer quando você não estiver mais em contato com frango.
Quais são os fatores de risco de uma alergia a galinha?
Se você tem asma ou eczema, é mais provável que você tenha alergias alimentares, incluindo alergia ao frango. Você também pode estar em risco de alergia a frango se for alérgico a:
- Peru
- Ganso
- Pato
- faisão
- perdiz
- peixe
- camarão
Algumas pessoas que são alérgicas ao frango também são alérgicas aos ovos. Isso é conhecido como síndrome do ovo de pássaro. As pessoas com síndrome do ovo de pássaro são alérgicas a uma substância encontrada na gema dos ovos e à albumina sérica de galinha. Se você tem síndrome de ovo-pássaro, também pode ter um risco aumentado de alergia a periquitos.
Se você é alérgico a frango, também pode ser alérgico a excrementos de frango, penas de galinha e poeira de galinha. Essa sensibilidade também pode se estender às penas e excrementos de outros tipos de aves, como a Turquia.
Quais são as complicações de uma alergia a galinha?
Você pode confundir uma alergia a frango a um resfriado. Isso ocorre porque alguns dos sintomas, como corrimento nasal e dor de garganta, são os mesmos. Você também pode sentir dores de estômago enquanto seu corpo tenta eliminar o alérgeno do seu sistema.
A complicação mais grave é a anafilaxia. Essa é uma reação séria do corpo inteiro que requer atenção médica imediata. Os sintomas da anafilaxia incluem:
- batimento cardíaco acelerado
- queda repentina da pressão arterial
- palpitações cardíacas
- Problemas respiratórios
- chiado
- inchaço das passagens aéreas da garganta
- fala arrastada
- língua inchada
- lábios inchados
- tonalidade azul ao redor dos lábios, pontas dos dedos ou dedos dos pés
- perda de consciência
Se você já teve uma reação anafilática, seu médico prescreverá um EpiPen para você carregar o tempo todo.
O EpiPen é uma forma auto-injetável de adrenalina. Pode salvar sua vida em caso de emergência alérgica. No entanto, não elimina a necessidade de suporte médico de acompanhamento. Ligue para o seu médico se você precisar usar um EpiPen para anafilaxia.
O que evitar
Se você tem alergia ao frango, evite isso em tudo o que comer.
Cuidado com os pratos que contêm caldo de galinha, um ingrediente comum nas sopas. O frango também se tornou popular como substituto da carne vermelha, então você pode encontrá-la moída como carne de hambúrguer. Certifique-se de que as almôndegas, o pimentão e o bolo de carne que você come são sem frango antes de cavar.
Se você tem alergia a penas de galinha, edredons ou travesseiros que contêm ganso podem desencadear uma reação alérgica em casa e durante a viagem. Almofadas hipoalergênicas não contêm.
Antes de tomar qualquer vacina, discuta sua alergia com seu médico. Certas vacinas podem desencadear uma reação alérgica, como a vacina contra a febre amarela, que contém proteína de galinha. Se você tem síndrome de ovo-pássaro, pode não ser capaz de tomar a vacina viva contra influenza. Contém proteína do ovo.
Você também pode tomar precauções extras se visitar um zoológico ou fazenda de animais, especialmente se for alérgico a galinhas ou aves aquáticas.
Quando você deve consultar seu médico?
Se você suspeitar que tem alergia a frango, é uma boa ideia conversar com seu médico. Eles podem recomendar um anti-histamínico de venda livre para tratar seus sintomas ou uma dieta de eliminação para determinar se a galinha está causando seus sintomas.
Se suas reações alérgicas forem graves, seu médico poderá trabalhar com você no gerenciamento seguro da alergia.
Se você tiver anafilaxia, procure ajuda médica imediatamente, mesmo se usar um EpiPen. Isso ocorre devido ao risco de uma segunda fase de sintomas que não respondem à adrenalina.
Quais são as perspectivas?
A vida com alergia a frango pode ser administrável. Esteja sempre ciente do que você está comendo e de outros gatilhos alérgicos, como penas de galinha, que podem estar à espreita no seu ambiente. Se você evitar frango, permanecerá livre de sintomas.
Um profissional médico, como um alergista, pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas e prescrever medicamentos que podem ajudar se você acidentalmente desencadear sua alergia.
Substitutos alimentares
Evitar frango é possível. Experimente estes simples substitutos:
- Substitua pedaços de tofu por frango em sopas e batatas fritas.
- Use caldo de legumes em vez de caldo de galinha.
- Use produtos de proteína de vitela ou soja em vez de costeletas de frango em potpies ou ensopados.
- Experimente outras fontes de proteínas, como peixe, porco ou feijão. Tente usar os mesmos temperos que você usaria no frango, mas ajuste o tempo de cozimento da fonte de proteína.