Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 18 Setembro 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Reunião do CAM GO
Vídeo: Reunião do CAM GO

Contente

Visão geral

As cesarianas se tornaram mais comuns nos últimos anos. Também conhecido como "cesariana", esse procedimento envolve a remoção cirúrgica de um bebê como um meio alternativo de parto. Durante o procedimento, um médico faz incisões no abdômen e no útero para recuperar o bebê.

Às vezes, uma cesariana é necessária com base na saúde da mãe ou do bebê. Em outros casos, não é necessário. O aumento das cesarianas eletivas causou preocupação entre os profissionais médicos. Isso ocorre porque o procedimento pode causar complicações não intencionais - e até desnecessárias -. Devido ao surgimento dessa forma alternativa de trabalho, vale a pena examinar a história do procedimento e por que ele permanece popular hoje.

Primeiras cesarianas

A seção de cesariana é creditada como tendo o nome do grande Júlio César. Enquanto a linha do tempo exata é discutível, a Universidade de Washington (UW) relata que alguns acreditam que César foi o primeiro a nascer via cesariana. O nome é realmente derivado da palavra latina "caedare", que significa "cortar".


Embora César possa receber crédito pelo nome, os historiadores acreditam que a cesariana foi usada antes de sua época. Foi usado principalmente para ajudar no nascimento de bebês cujas mães estavam morrendo ou morreram desde o nascimento. Por esse motivo, não existem narrativas de mães que tiveram cesarianas antes dos anos 1500.

Apesar das circunstâncias sombrias, havia muito otimismo em torno dos bebês nascidos via cesariana. Segundo UW, acreditava-se que esses bebês tinham grande força e até poderes místicos. Acredita-se que alguns deuses gregos, como Adonis, nasceram através de cesarianas.

Evolução da cesariana

Quer os bebês nascidos de cesariana tenham ou não poderes mágicos, o procedimento evoluiu o suficiente para dar poder às mães também. Por um lado, as mães raramente morrem durante a cesariana, graças aos avanços nos cuidados. O advento da anestesia torna o processo menos doloroso. Antibióticos de qualidade também diminuem o risco de infecções com risco de vida.


Estima-se que 32,2% de todos os bebês nascem na cesariana. Essa estatística pode parecer pequena, pois representa um terço de todos os nascimentos. Ainda assim, esse é um salto em relação a apenas duas décadas atrás, quando apenas 21% dos bebês nasceram por cesariana. Os pesquisadores continuam investigando por que as cesarianas ganharam popularidade. Alguns atribuem o aumento ao aumento dos problemas de saúde e ao aumento do número de mães que desejam controlar suas datas de vencimento. Outras mães podem ter medo do parto tradicional e optar por uma cesariana.

Recomendações atuais

O parto vaginal continua sendo o método preferido de parto. Ainda assim, há momentos em que uma cesariana é garantida. O seu médico recomendará o procedimento se acharem a opção mais segura.

Trabalho paralisado é a razão mais comum pela qual as mulheres passam por cesarianas. Refere-se ao trabalho iniciado, mas não progride. Às vezes, o colo do útero não se dilata o suficiente ou a cabeça do bebê deixa de passar pelo canal do parto. Você também pode ter uma cesariana se tiver filhos anteriores nascidos com esta cirurgia.


O seu médico também pode solicitar uma cesariana se:

  • Seu bebê é pélvico ou parte inferior do corpo está no canal do parto, em vez da cabeça.
  • Seu bebê está em uma posição transversal ou deitado de lado no canal do parto.
  • A cabeça do seu bebê é extraordinariamente grande.
  • Os batimentos cardíacos do seu bebê estão diminuindo de velocidade ou há um problema no fornecimento de oxigênio ao seu bebê.
  • Você está dando à luz mais de um bebê. Às vezes, um bebê está em uma posição anormal, então todos os bebês nascem via cesariana.
  • Seu bebê tem um defeito de nascença que torna o parto vaginal inseguro.
  • Você tem problemas no cordão umbilical.
  • Você tem condições de saúde que tornam o parto vaginal inseguro. Estes incluem pressão alta, HIV, lesões abertas de herpes ou problemas cardíacos.

Complicações de uma cesariana

Em alguns casos, uma cesariana não pode ser evitada. No entanto, a cirurgia apresenta certas complicações. As mulheres que têm cesarianas provavelmente terão seus filhos subsequentes nascidos da mesma maneira. Por esse motivo, a Clínica Mayo desencoraja as mulheres de elegerem esta cirurgia se planejam ter mais de um filho.

Uma cesariana pode causar complicações com seu sistema reprodutivo. Sangramento intenso pode ocorrer logo após o procedimento. Isso pode exigir uma histerectomia ou remoção cirúrgica do útero. Isso pode potencialmente tirar a sua oportunidade de engravidar novamente. Múltiplas cesarianas também podem levar a problemas com a placenta.

Devido às incisões necessárias, as cesarianas também colocam você em risco de infecções relacionadas. Estes podem ocorrer dentro do útero e podem passar despercebidos a princípio. Se você precisar de uma cesariana, certifique-se de receber cuidados posteriores adequados para detectar possíveis complicações.

Os bebês nascidos via cesariana também podem ser prejudicados por incisões feitas durante a cirurgia. Os bebês nascidos via cesariana antes das 39 semanas também correm um risco maior de problemas respiratórios.

Bottom line

Apesar dos riscos e complicações potenciais, as cesarianas são muito mais seguras do que eram antes. Os médicos tomam muito cuidado para fazer incisões que reduzam o risco de nicks para o bebê e infecções para a mãe. A anestesia também torna o procedimento mais confortável para a mãe.

Ainda assim, as cesarianas como um todo não são recomendadas, a menos que seja absolutamente necessário. Se você e seu bebê são saudáveis, os riscos da cirurgia superam os benefícios de escolher uma data e hora do parto. Sempre discuta os prós e os contras do parto vaginal versus cesariana com seu médico.

Artigos Para Você

Herpangina: causas, sintomas, tratamentos e muito mais

Herpangina: causas, sintomas, tratamentos e muito mais

Herpangina é uma doença infantil comum cauada por um víru. É caracterizada por pequena úlcera emelhante a bolha no céu da boca e na parte poterior da garganta. A infec...
O que você precisa saber sobre triamcinolona

O que você precisa saber sobre triamcinolona

A triancinolona etá diponível em forma tópica (creme, loçõe, pomada), pray naal, pata dentária e forma injetávei. Ele vem em vário ponto forte.Etá dipon...