Doença de Alzheimer
Contente
Resumo
A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência entre os idosos. A demência é um distúrbio cerebral que afeta seriamente a capacidade de uma pessoa de realizar as atividades diárias.
AD começa lentamente. Envolve primeiro as partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem. Pessoas com DA podem ter problemas para se lembrar de coisas que aconteceram recentemente ou de nomes de pessoas que conhecem. Um problema relacionado, o comprometimento cognitivo leve (MCI), causa mais problemas de memória do que o normal para pessoas da mesma idade. Muitas, mas não todas, as pessoas com MCI desenvolverão DA.
Na AD, com o tempo, os sintomas pioram. As pessoas podem não reconhecer membros da família. Eles podem ter problemas para falar, ler ou escrever. Eles podem esquecer como escovar os dentes ou pentear o cabelo. Mais tarde, eles podem ficar ansiosos ou agressivos, ou se afastar de casa. Eventualmente, eles precisam de cuidado total. Isso pode causar grande estresse para os familiares que precisam cuidar deles.
A DA geralmente começa após os 60 anos. O risco aumenta à medida que você envelhece. O risco também é maior se um membro da família tiver a doença.
Nenhum tratamento pode interromper a doença. No entanto, alguns medicamentos podem ajudar a evitar que os sintomas piorem por um período limitado.
NIH: National Institute on Aging
- Alzheimer e demência: uma visão geral
- Uma mulher poderia ajudar os pesquisadores a encontrar uma cura para o mal de Alzheimer?
- EXERTE-SE e ajude na busca pela cura de Alzheimer
- Lutando por uma cura: a jornalista Liz Hernandez espera fazer do Alzheimer uma coisa do passado